Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O CONTO E AS POSSÍVEIS CONSTRUÇÕES IMAGINÁRIAS: O ESPELHO DE UMA EXPERIÊNCIA COM NARRATIVAS CURTAS EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: LEITURA, LITERATURA, CONTO Comunicação Oral (CO) GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26041
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 219
    "inscrito_id" => 941
    "titulo" => "O CONTO E AS POSSÍVEIS CONSTRUÇÕES IMAGINÁRIAS: O ESPELHO DE UMA EXPERIÊNCIA COM NARRATIVAS CURTAS EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Ler é uma prática indissociável à existência humana, mas promover hábitos de leituras entre os jovens é um desafio para professores de Língua Portuguesa. Objetivando fomentar a importância de práticas instigantes de leitura, bem como atualizar as propostas pedagógicas promovidas na Escola é que relatamos as experiências de Leitura vivenciadas com uma turma do 9º ano da EEFM. Dona Clotide Saraiva Coelho, em Juazeiro do Norte. Por estarmos em contato com as experiências e predileções leitoras de jovens, buscamos dizimar déficits de leitura e promover a fruição da leitura literária em sala de aula através de recursos atrativos. Optamos por trabalhar com narrativas curtas, especificadamente, com contos. Tomamos por metodologia, a sequência didática básica com o uso de textos de João Paulo Paes, Ricardo Azevedo, Pedro Bandeira e Clarice Lispector, promovendo leituras deleite, seções interpretativas e retextualização, numa somatória de ações interativas que possibilitaram ao aluno, mediado pelo professor, (re)significar os sentidos dos textos lidos e ampliar as expectativas na (re)construção do (re)conhecimento do gênero. Para a realização das atividades e construção deste artigo, contamos com o aporte teórico de Koch (2015), Kleiman (2010), Cosson (2014), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. No processo de acompanhamento de evolução dos alunos, percebeu-se a relevância da readequação de práticas de leitura na escola, buscando o uso de suportes adequados para a efetivação de uma leitura significativa em sala de aula. Este artigo, constitui-se, portanto, em um relato de experiências resultantes de atividades realizadas ao longo de 03 meses com a referida turma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, CONTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID941_22072016091334.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KRISCIA LORENA DE FREITAS GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "LORENA FREITAS"
    "autor_email" => "lorena@radioativo.net"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26041
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 219
    "inscrito_id" => 941
    "titulo" => "O CONTO E AS POSSÍVEIS CONSTRUÇÕES IMAGINÁRIAS: O ESPELHO DE UMA EXPERIÊNCIA COM NARRATIVAS CURTAS EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Ler é uma prática indissociável à existência humana, mas promover hábitos de leituras entre os jovens é um desafio para professores de Língua Portuguesa. Objetivando fomentar a importância de práticas instigantes de leitura, bem como atualizar as propostas pedagógicas promovidas na Escola é que relatamos as experiências de Leitura vivenciadas com uma turma do 9º ano da EEFM. Dona Clotide Saraiva Coelho, em Juazeiro do Norte. Por estarmos em contato com as experiências e predileções leitoras de jovens, buscamos dizimar déficits de leitura e promover a fruição da leitura literária em sala de aula através de recursos atrativos. Optamos por trabalhar com narrativas curtas, especificadamente, com contos. Tomamos por metodologia, a sequência didática básica com o uso de textos de João Paulo Paes, Ricardo Azevedo, Pedro Bandeira e Clarice Lispector, promovendo leituras deleite, seções interpretativas e retextualização, numa somatória de ações interativas que possibilitaram ao aluno, mediado pelo professor, (re)significar os sentidos dos textos lidos e ampliar as expectativas na (re)construção do (re)conhecimento do gênero. Para a realização das atividades e construção deste artigo, contamos com o aporte teórico de Koch (2015), Kleiman (2010), Cosson (2014), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. No processo de acompanhamento de evolução dos alunos, percebeu-se a relevância da readequação de práticas de leitura na escola, buscando o uso de suportes adequados para a efetivação de uma leitura significativa em sala de aula. Este artigo, constitui-se, portanto, em um relato de experiências resultantes de atividades realizadas ao longo de 03 meses com a referida turma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, CONTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID941_22072016091334.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KRISCIA LORENA DE FREITAS GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "LORENA FREITAS"
    "autor_email" => "lorena@radioativo.net"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Ler é uma prática indissociável à existência humana, mas promover hábitos de leituras entre os jovens é um desafio para professores de Língua Portuguesa. Objetivando fomentar a importância de práticas instigantes de leitura, bem como atualizar as propostas pedagógicas promovidas na Escola é que relatamos as experiências de Leitura vivenciadas com uma turma do 9º ano da EEFM. Dona Clotide Saraiva Coelho, em Juazeiro do Norte. Por estarmos em contato com as experiências e predileções leitoras de jovens, buscamos dizimar déficits de leitura e promover a fruição da leitura literária em sala de aula através de recursos atrativos. Optamos por trabalhar com narrativas curtas, especificadamente, com contos. Tomamos por metodologia, a sequência didática básica com o uso de textos de João Paulo Paes, Ricardo Azevedo, Pedro Bandeira e Clarice Lispector, promovendo leituras deleite, seções interpretativas e retextualização, numa somatória de ações interativas que possibilitaram ao aluno, mediado pelo professor, (re)significar os sentidos dos textos lidos e ampliar as expectativas na (re)construção do (re)conhecimento do gênero. Para a realização das atividades e construção deste artigo, contamos com o aporte teórico de Koch (2015), Kleiman (2010), Cosson (2014), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. No processo de acompanhamento de evolução dos alunos, percebeu-se a relevância da readequação de práticas de leitura na escola, buscando o uso de suportes adequados para a efetivação de uma leitura significativa em sala de aula. Este artigo, constitui-se, portanto, em um relato de experiências resultantes de atividades realizadas ao longo de 03 meses com a referida turma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.