Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA COMO MEIO DE INVESTIGAÇÃO: POSSÍVEIS LEITURAS SOBRE A CRIANÇA NEGRA A PARTIR DA OBRA TEM GENTE COM FOME E OUTROS POEMAS: ANTOLOGIA POÉTICA, DE SOLANO TRINDADE

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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A proposta desta pesquisa define-se por constituir uma leitura analítica acerca de fatores sociais que cerceiam a criança negra, como também, expõe elementos relacionados às experiências da comunidade afrodescendente. Portanto, investiga-se a formação identitária de um público marginalizado, vítima da repressão oriunda de organizações fascistas, e de estereótipos que, secularmente, vem caracterizando os negros como pessoas inferiores. As definições traçadas sobre as crianças negras ainda configuram-se aos depoimentos disseminados pelo homem branco. Os discursos etnocêntricos permanecem com o propósito de construir uma sociedade uniforme, deixando o pluriculturalismo e os conhecimentos interculturais na esfera do esquecimento. A obra Tem Gente Com Fome e Outros Poemas: Antologia Poética (1988), do poeta negro Solano Trindade, será subsídio para as nossas investigações, possibilitando-nos uma voz lírico-enunciativa caracterizada como catalizadora de sentidos e sentimentos (1988, p. 32). Esta antologia poética foi organizada depois do falecimento de Trindade, com esforços de sua filha Raquel, conhecida como Kambinda, amigos pessoais e outros admiradores. É importante pesquisarmos sobre o imaginário social das crianças negras e trazê-las para visibilidade acadêmica, para quê, assim, elas possam ser vistas como pessoas capazes de pensar, opinar e desenvolver suas próprias concepções, embora, havendo a necessidade da orientação e dos cuidados de sujeitos com formação psicológica e intelectual mais desenvolvida. A criança negra, como qualquer outro sujeito, torna-se produto do meio que a cerca, portanto, sabemos que a discriminação, manifestada sobre as formas mais sortidas, acaba atingindo esse público. A censura não provém apenas da cor, mas se alarga para desmerecer o local onde se mora, os traços fenotípicos, a preferência cultural ou religiosa, etc. Nas instituições escolares podemos perceber insultos que hostilizam estas crianças de origem afrodescendentes, começando pela formalização de um currículo que não corresponde ao seu contexto. O procedimento metodológico está voltado para a abordagem da técnica de pesquisa qualitativa e bibliográfica. Os estudos que sustentam a pesquisa são voltados para a contextualização social, histórica e cultural da criança negra, além de trazemos algumas discussões a respeito da comunidade afro-brasileira na qual está inserido o público mencionado. Desenvolvemos este trabalho ancorados nos pressupostos teórico-críticos de autores como Foucault (2014), Oliveira (2014), Silva (1988), Viveiros (2006), Beckles (2011), no tocante das discussões relacionadas a poder, discurso e representação subjetiva. No que tange as experiências da literatura afro-brasileira como meio de investigação nos reportamos às discussões elaboradas por Gomes (2017), Duarte (2011), Sarmento (2006) e Alberti (1991). Além de trazermos outros aportes teóricos que nos auxiliaram nos argumentos e análises dos poemas de Solano Trindade.

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