Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

"UM DIA, UM RIO": O TEXTO LITERÁRIO INFANTIL, A ABORDAGEM DE TEMÁTICAS HODIERNAS E A FORMAÇÃO DO LEITOR CONSCIENTE E CRÍTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, TEMÁTICAS ATUAIS, FORMAÇÃO DO LEITOR Comunicação Oral (CO) GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Compreender a literatura como um modelo de pensamento que, por intermédio da poesia e do recurso ao ficcional, possibilita interpretar e significar a vida e o mundo (AZEVEDO, 2004) é pôr em relevo a importância dos livros literários infantis como instrumentos culturais fundamentais à reflexão sobre questões da existência humana concreta. Isso inclui, por exemplo, o tratamento, pelo viés do literário, de situações e acontecimentos contemporâneos que, por diferentes motivos e caminhos, sensibilizam autores e leitores, capacitando-os a refletir acerca do universo que os circunda e que sobre eles repercute. Nessa perspectiva, recentemente vêm sendo publicadas excelentes obras que, de maneira sensível e artística, tratam de temas e fatos próprios do momento atual, a exemplo das questões referentes à destruição ambiental, possibilitando ao leitor criança enveredar por um universo estético que, ao mesmo tempo em que o diverte e encanta, também é capaz de despertá-lo para melhor compreender o contexto social e histórico em que se situa, refletindo sobre ele e tomando posições enquanto sujeito ativo. No texto "Um dia, um rio", o autor André Neves, muito competentemente, por meio de primorosos texto escrito e imagens, nos apresenta uma visão a respeito do desastre ambiental decorrente do rompimento de uma barragem de rejeitos de minério em Minas Gerais, o qual praticamente ocasionou a morte do Rio Doce, antes fonte de vida, sustento e sonhos. No livro, o desastre ambiental é relatado pelo próprio rio, personificado como um menino, o qual sofre quando é sufocado em sua força vital por um mar de lama jorrado por uma engrenagem monstruosa com aspecto assustador. A narrativa relata a agonia do menino-rio, sua saudade dos tempos em que, límpido e vivaz, corria livre o seu curso rumo ao mar e, embora tratando de um tema doloroso, carrega uma tocante mensagem de esperança, uma vez que o menino-rio conclui o seu relato de dor com a crença de que um dia voltará a ser o mesmo rio de outrora. Com tais características, "Um dia, um rio" é um feliz exemplo de que o literário pode se constituir como fértil caminho para a formação de sujeitos capazes de ver o mundo com outros olhos e de, por meio da arte, compreender e situar-se mais plenamente na concretude, muitas vezes dura e cruel, da existência cotidiana. Considerando isso, o trabalho proposto objetiva apresentar a referida obra, refletindo sobre suas qualidades textuais verbais e imagéticas, a fim de discutir a relevância do literário como via para a formação, nos anos iniciais do ensino fundamental, de leitores competentes, capazes de melhor compreender aspectos da realidade e, em decorrência disso, de posicionar-se criticamente sobre eles.

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