Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A IMPORTÂNCIA DA TEORIA E PRÁTICA LITERÁRIA EM SALA DE AULA A PARTIR DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS: UM RELATO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: RELATO DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE, LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO Comunicação Oral (CO) GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar a importância da teoria e prática literária no desenvolvimento do estudante para a formação inicial docente em sala de aula, que se constitui a partir das sete disciplinas de estágio supervisionado do curso de licenciatura em Letras - língua portuguesa na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pois enquanto alunos, estudamos muitas teorias, que associadas à prática podem nos auxiliar a desenvolver nossas competências e habilidades na construção de nossa identidade profissional. Assim sendo, no estágio 1, temos uma disciplina teórica que faz uma contextualização dos documentos oficiais e dos gêneros textuais que são trabalhados em sala de aula. No estágio 2, vemos uma retomada da disciplina anterior com foco no ensino da língua. Já com o estágio 3, disciplina dirigida para o ensino da literatura, aprendemos a elaborar sequências didáticas nos sendo promovida a oportunidade de desenvolvermos nossas habilidades através das apresentações nas micro-aulas. A partir dos estágios 4 e 5 começamos com a prática em sala de aula, tendo como direção, respectivamente, o ensino de língua e literatura para os anos finais do Ensino Fundamental, isto é, a partir do estágio 5 temos a oportunidade de instigar o nosso aluno já nas séries iniciais da formação a desenvolver suas competências literárias. Com o estágio 6, trabalhamos o ensino da língua no ensino médio, em concordância com o estágio 7, este direcionado para o ensino da literatura, fazendo com que teçamos a nossa própria prática docente tendo como norte os projetos que foram elaborados. Ademais, com a experiência promovida pelas disciplinas de estágio voltadas para o ensino de literatura, observa-se que a metodologia adotada, a exemplo de Bordini e Aguiar (1993), Solé (2008), Dalvi (2013) e Cosson (2011), em consonância com os documentos oficiais como os PCNs (1998), as OCEM (2006) e a BNCC (2017), orientam para que o docente em formação considere como basilar, desde o ensino fundamental, promover aos alunos uma familiarização com o maior número de gêneros literários, pois quando os mesmos chegarem no ensino médio, existirá uma compreensão leitora mais apurada, ou seja, a literatura tem de ser trabalhada como um processo de construção para que haja sempre uma reflexão sobre o que foi estudado. Desse modo, a prática dos estágios na área de literatura é indissociável com a teoria e também importantíssima no trajeto do discente em formação docente, pois nos possibilita desde o início da nossa formação uma oportunidade de como proceder em sala de aula e o que lecionar para o nosso público alvo como estratégia de ensino. Portanto, a experiência obtida nos estágios supervisionados a partir da literatura nos proporciona uma amplitude de conhecimento e recursos para que, não só possamos elaborar estratégias e metodologias referentes à escrita e leitura literária, mas também instigar os alunos à reflexão do quão imprescindível é a literatura em nosso dia a dia.

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