Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

AS AVENTURAS DE BAMBOLINA: IMAGENS QUE REFLETEM UMA TRISTE SOLIDÃO

Palavra-chaves: LIVRO DE IMAGEM, AS AVENTURAS DE BAMBOLINA, INFERÊNCIAS, CONEXÕES Comunicação Oral (CO) GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45295
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 231
    "inscrito_id" => 192
    "titulo" => "AS AVENTURAS DE BAMBOLINA: IMAGENS QUE REFLETEM UMA TRISTE SOLIDÃO"
    "resumo" => "Trabalhar a literatura nos anos iniciais vem sendo um desafio para àqueles que acreditam que é possível sim, oportunizar às crianças um contato ainda quando pequenos, com o texto literário. Selecionar o material é responsabilidade do professor, que por sua vez, deve estar atento ao que levar para a sala de aula. Dessa maneira, apontamos como objetivo desse artigo, demonstrar como o trabalho com o livro de imagens é importante na formação do leitor, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil. Para tanto, utilizaremos a obra As aventuras de Bambolina de Michele Iacocca, como material de apoio para demonstrarmos como as crianças aprendem e fazem inferências e conexões a partir da leitura das imagens, fazendo com que elas aumentem o seu repertório de leituras literárias. É interessante ressaltar que neste trabalho, apresentaremos duas experiências vivenciadas numa escola da rede pública de ensino, da cidade de João Pessoa, por meio das atividades realizadas a partir do contato dos alunos com o livro As aventuras de Bambolina, e a repercussão na prática de ensino dos professores após terem trabalhado as atividades de leitura literária com a obra. Por fim, apresentaremos análises e reflexões decorrentes das práticas realizadas com o livro de imagem na referida escola, contribuindo para uma melhor compreensão sobre a “utilização” do texto literário na educação infantil e nos anos iniciais como um recurso fundamental para o processo de alfabetização e letramento literário. Para a fundamentação teórica buscamos apoio em autores tais como Feba e Ramos (2011), Rego (1995), Cosson (2006), Souza (2010), dentre outros. A partir da discussão dessa proposta, é necessário que novas práticas do ensino do texto literário emerjam no contexto da sala de aula, contribuindo assim para a formação de leitores literários, sobretudo, por meio do livro de imagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração"
    "palavra_chave" => "LIVRO DE IMAGEM, AS AVENTURAS DE BAMBOLINA, INFERÊNCIAS, CONEXÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA7_ID192_31072018181105.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOAES CABRAL DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOAES CABRAL"
    "autor_email" => "joais_cabral@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45295
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 231
    "inscrito_id" => 192
    "titulo" => "AS AVENTURAS DE BAMBOLINA: IMAGENS QUE REFLETEM UMA TRISTE SOLIDÃO"
    "resumo" => "Trabalhar a literatura nos anos iniciais vem sendo um desafio para àqueles que acreditam que é possível sim, oportunizar às crianças um contato ainda quando pequenos, com o texto literário. Selecionar o material é responsabilidade do professor, que por sua vez, deve estar atento ao que levar para a sala de aula. Dessa maneira, apontamos como objetivo desse artigo, demonstrar como o trabalho com o livro de imagens é importante na formação do leitor, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil. Para tanto, utilizaremos a obra As aventuras de Bambolina de Michele Iacocca, como material de apoio para demonstrarmos como as crianças aprendem e fazem inferências e conexões a partir da leitura das imagens, fazendo com que elas aumentem o seu repertório de leituras literárias. É interessante ressaltar que neste trabalho, apresentaremos duas experiências vivenciadas numa escola da rede pública de ensino, da cidade de João Pessoa, por meio das atividades realizadas a partir do contato dos alunos com o livro As aventuras de Bambolina, e a repercussão na prática de ensino dos professores após terem trabalhado as atividades de leitura literária com a obra. Por fim, apresentaremos análises e reflexões decorrentes das práticas realizadas com o livro de imagem na referida escola, contribuindo para uma melhor compreensão sobre a “utilização” do texto literário na educação infantil e nos anos iniciais como um recurso fundamental para o processo de alfabetização e letramento literário. Para a fundamentação teórica buscamos apoio em autores tais como Feba e Ramos (2011), Rego (1995), Cosson (2006), Souza (2010), dentre outros. A partir da discussão dessa proposta, é necessário que novas práticas do ensino do texto literário emerjam no contexto da sala de aula, contribuindo assim para a formação de leitores literários, sobretudo, por meio do livro de imagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração"
    "palavra_chave" => "LIVRO DE IMAGEM, AS AVENTURAS DE BAMBOLINA, INFERÊNCIAS, CONEXÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA7_ID192_31072018181105.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOAES CABRAL DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOAES CABRAL"
    "autor_email" => "joais_cabral@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Trabalhar a literatura nos anos iniciais vem sendo um desafio para àqueles que acreditam que é possível sim, oportunizar às crianças um contato ainda quando pequenos, com o texto literário. Selecionar o material é responsabilidade do professor, que por sua vez, deve estar atento ao que levar para a sala de aula. Dessa maneira, apontamos como objetivo desse artigo, demonstrar como o trabalho com o livro de imagens é importante na formação do leitor, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil. Para tanto, utilizaremos a obra As aventuras de Bambolina de Michele Iacocca, como material de apoio para demonstrarmos como as crianças aprendem e fazem inferências e conexões a partir da leitura das imagens, fazendo com que elas aumentem o seu repertório de leituras literárias. É interessante ressaltar que neste trabalho, apresentaremos duas experiências vivenciadas numa escola da rede pública de ensino, da cidade de João Pessoa, por meio das atividades realizadas a partir do contato dos alunos com o livro As aventuras de Bambolina, e a repercussão na prática de ensino dos professores após terem trabalhado as atividades de leitura literária com a obra. Por fim, apresentaremos análises e reflexões decorrentes das práticas realizadas com o livro de imagem na referida escola, contribuindo para uma melhor compreensão sobre a “utilização” do texto literário na educação infantil e nos anos iniciais como um recurso fundamental para o processo de alfabetização e letramento literário. Para a fundamentação teórica buscamos apoio em autores tais como Feba e Ramos (2011), Rego (1995), Cosson (2006), Souza (2010), dentre outros. A partir da discussão dessa proposta, é necessário que novas práticas do ensino do texto literário emerjam no contexto da sala de aula, contribuindo assim para a formação de leitores literários, sobretudo, por meio do livro de imagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.