Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

FÁBULAS NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ESTÁGIO DE LITERATURA, FÁBULAS, LEITURA DRAMATIZADA Comunicação Oral (CO) GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45348
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 53
    "inscrito_id" => 37
    "titulo" => "FÁBULAS NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "RESUMO: Um dos maiores problemas no que tange à educação básica é o desinteresse dos alunos na leitura e a dificuldade de mantê-los motivados durante as aulas. O presente trabalho busca refletir sobre a experiência do Estágio em Literatura no Ensino Fundamental desenvolvida uma escola pública localizada na cidade de Mogeiro – PB. O estágio deve ser o momento em que os professores em formação possam perceber as reais necessidades da escola, bem como refletir sobre a sua prática. Já nesse processo de experiência, é necessário que o aluno-estagiário busque alternativas pedagógicas que visem garantir práticas leitoras mais prazerosas e atraentes no âmbito escolar. Dessa forma, esse trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde tomamos como ferramenta para nossas aulas o gênero fábula. Respaldamo-nos teoricamente em Cosson (2014), Souza; Feba (2011) sobre Letramento Literário, Souza (2004) no que tange às fábulas. Sobre processo de ensino-aprendizagem, utilizamos Antunes (2006) e, metodologicamente, acerca da leitura dramatizada, Nizael; Josgrilberg (2015). Visamos, com esta experiência, propiciar não só a apropriação do gênero, mas também proporcionar aulas de literatura onde a fruição estética alia-se ao aprendizado. Os resultados apontam que a utilização de técnicas de leitura auxilia nas aulas de literatura e transforma os alunos em participantes ativos no processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO DE LITERATURA, FÁBULAS, LEITURA DRAMATIZADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA15_ID37_08072018165852.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RIANNY CRISTINE DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RIANNY SILVEIRA"
    "autor_email" => "riannycristine@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45348
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 53
    "inscrito_id" => 37
    "titulo" => "FÁBULAS NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "RESUMO: Um dos maiores problemas no que tange à educação básica é o desinteresse dos alunos na leitura e a dificuldade de mantê-los motivados durante as aulas. O presente trabalho busca refletir sobre a experiência do Estágio em Literatura no Ensino Fundamental desenvolvida uma escola pública localizada na cidade de Mogeiro – PB. O estágio deve ser o momento em que os professores em formação possam perceber as reais necessidades da escola, bem como refletir sobre a sua prática. Já nesse processo de experiência, é necessário que o aluno-estagiário busque alternativas pedagógicas que visem garantir práticas leitoras mais prazerosas e atraentes no âmbito escolar. Dessa forma, esse trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde tomamos como ferramenta para nossas aulas o gênero fábula. Respaldamo-nos teoricamente em Cosson (2014), Souza; Feba (2011) sobre Letramento Literário, Souza (2004) no que tange às fábulas. Sobre processo de ensino-aprendizagem, utilizamos Antunes (2006) e, metodologicamente, acerca da leitura dramatizada, Nizael; Josgrilberg (2015). Visamos, com esta experiência, propiciar não só a apropriação do gênero, mas também proporcionar aulas de literatura onde a fruição estética alia-se ao aprendizado. Os resultados apontam que a utilização de técnicas de leitura auxilia nas aulas de literatura e transforma os alunos em participantes ativos no processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15: O Ensino de Literatura e o Estágio Supervisionado: construindo leitores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO DE LITERATURA, FÁBULAS, LEITURA DRAMATIZADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA15_ID37_08072018165852.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RIANNY CRISTINE DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RIANNY SILVEIRA"
    "autor_email" => "riannycristine@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

RESUMO: Um dos maiores problemas no que tange à educação básica é o desinteresse dos alunos na leitura e a dificuldade de mantê-los motivados durante as aulas. O presente trabalho busca refletir sobre a experiência do Estágio em Literatura no Ensino Fundamental desenvolvida uma escola pública localizada na cidade de Mogeiro – PB. O estágio deve ser o momento em que os professores em formação possam perceber as reais necessidades da escola, bem como refletir sobre a sua prática. Já nesse processo de experiência, é necessário que o aluno-estagiário busque alternativas pedagógicas que visem garantir práticas leitoras mais prazerosas e atraentes no âmbito escolar. Dessa forma, esse trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde tomamos como ferramenta para nossas aulas o gênero fábula. Respaldamo-nos teoricamente em Cosson (2014), Souza; Feba (2011) sobre Letramento Literário, Souza (2004) no que tange às fábulas. Sobre processo de ensino-aprendizagem, utilizamos Antunes (2006) e, metodologicamente, acerca da leitura dramatizada, Nizael; Josgrilberg (2015). Visamos, com esta experiência, propiciar não só a apropriação do gênero, mas também proporcionar aulas de literatura onde a fruição estética alia-se ao aprendizado. Os resultados apontam que a utilização de técnicas de leitura auxilia nas aulas de literatura e transforma os alunos em participantes ativos no processo de ensino aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.