Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

PARCY JACKSON: UM HERÓI E A BATALHA CONTRA A DISLEXIA E O TDAH

Palavra-chaves: PARCY JACKSON E O LADRÃO DE RAIOS, RICK RIORDAN, DISLEXIA Comunicação Oral (CO) GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45428
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 195
    "inscrito_id" => 456
    "titulo" => "PARCY JACKSON: UM HERÓI E A BATALHA CONTRA A DISLEXIA E O TDAH"
    "resumo" => "Crianças em idade escolar que apresentam dislexia e/ou TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) são caracterizadas pela dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita, dificultando o seu gosto pela literatura. Outro obstáculo no desenvolvimento da leitura do indivíduo portador de dislexia e TDAH é a baixa autoestima, já que ele se depara com várias dificuldades de aprendizagem, principalmente no âmbito escolar, gerando muitas vezes autoavaliação negativa. O presente trabalho visa buscar pela obra Parcy Jackson e O Ladrão de Raios, subsídios para despertar o interesse da criança pela literatura sem se tornar uma prática desprazerosa. Visamos o publico infanto-juvenil, especialmente compreendido entre 10 e 17 anos. Usaremos como base de inspiração o personagem principal, Parcy Jackson, que apresenta também dislexia e TDAH, usando assim a identificação com o herói como atrativo para despertar o interesse pela leitura. Buscaremos por relatos do próprio autor, o norte-americano Rick Riordan, e nos baseando no livro A Jornada do escritor: estruturas míticas para escritores, de Christopher Volgler, mostrar como se deu a criação do personagem, e como a identificação com Parcy Jackson pode auxiliar pais e professores no desenvolvimento do aluno, além de exercitar o imaginário sobre o mundo mitológico que a obra dispõe. Procuraremos apresentar maneiras de desmitificar essa ideia de incapacidade, mostrando que o disléxico é altamente criativo. Usaremos como metodologia a analise literária, com foco no personagem Parcy Jackson. Não nos distanciaremos do personagem de Riordan em nenhum momento, pois todas essas diretrizes estão encrustadas na personalidade do herói. De início nosso estudo apresenta uma revisão teórica da dislexia, mais a diante o enfoque é destinado ao personagem principal da obra, e a trajetória que envolveu sua criação, posteriormente valorizaremos a criatividade do disléxico, trazendo uma apresentação dos resultados obtidos durante a pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa"
    "palavra_chave" => "PARCY JACKSON E O LADRÃO DE RAIOS, RICK RIORDAN, DISLEXIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA3_ID456_23072018233157.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS PAULINO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS PAULINO"
    "autor_email" => "paulino.2017@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45428
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 195
    "inscrito_id" => 456
    "titulo" => "PARCY JACKSON: UM HERÓI E A BATALHA CONTRA A DISLEXIA E O TDAH"
    "resumo" => "Crianças em idade escolar que apresentam dislexia e/ou TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) são caracterizadas pela dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita, dificultando o seu gosto pela literatura. Outro obstáculo no desenvolvimento da leitura do indivíduo portador de dislexia e TDAH é a baixa autoestima, já que ele se depara com várias dificuldades de aprendizagem, principalmente no âmbito escolar, gerando muitas vezes autoavaliação negativa. O presente trabalho visa buscar pela obra Parcy Jackson e O Ladrão de Raios, subsídios para despertar o interesse da criança pela literatura sem se tornar uma prática desprazerosa. Visamos o publico infanto-juvenil, especialmente compreendido entre 10 e 17 anos. Usaremos como base de inspiração o personagem principal, Parcy Jackson, que apresenta também dislexia e TDAH, usando assim a identificação com o herói como atrativo para despertar o interesse pela leitura. Buscaremos por relatos do próprio autor, o norte-americano Rick Riordan, e nos baseando no livro A Jornada do escritor: estruturas míticas para escritores, de Christopher Volgler, mostrar como se deu a criação do personagem, e como a identificação com Parcy Jackson pode auxiliar pais e professores no desenvolvimento do aluno, além de exercitar o imaginário sobre o mundo mitológico que a obra dispõe. Procuraremos apresentar maneiras de desmitificar essa ideia de incapacidade, mostrando que o disléxico é altamente criativo. Usaremos como metodologia a analise literária, com foco no personagem Parcy Jackson. Não nos distanciaremos do personagem de Riordan em nenhum momento, pois todas essas diretrizes estão encrustadas na personalidade do herói. De início nosso estudo apresenta uma revisão teórica da dislexia, mais a diante o enfoque é destinado ao personagem principal da obra, e a trajetória que envolveu sua criação, posteriormente valorizaremos a criatividade do disléxico, trazendo uma apresentação dos resultados obtidos durante a pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03: Narrativa para Crianças: ensino e pesquisa"
    "palavra_chave" => "PARCY JACKSON E O LADRÃO DE RAIOS, RICK RIORDAN, DISLEXIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA3_ID456_23072018233157.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS PAULINO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS PAULINO"
    "autor_email" => "paulino.2017@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Crianças em idade escolar que apresentam dislexia e/ou TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) são caracterizadas pela dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita, dificultando o seu gosto pela literatura. Outro obstáculo no desenvolvimento da leitura do indivíduo portador de dislexia e TDAH é a baixa autoestima, já que ele se depara com várias dificuldades de aprendizagem, principalmente no âmbito escolar, gerando muitas vezes autoavaliação negativa. O presente trabalho visa buscar pela obra Parcy Jackson e O Ladrão de Raios, subsídios para despertar o interesse da criança pela literatura sem se tornar uma prática desprazerosa. Visamos o publico infanto-juvenil, especialmente compreendido entre 10 e 17 anos. Usaremos como base de inspiração o personagem principal, Parcy Jackson, que apresenta também dislexia e TDAH, usando assim a identificação com o herói como atrativo para despertar o interesse pela leitura. Buscaremos por relatos do próprio autor, o norte-americano Rick Riordan, e nos baseando no livro A Jornada do escritor: estruturas míticas para escritores, de Christopher Volgler, mostrar como se deu a criação do personagem, e como a identificação com Parcy Jackson pode auxiliar pais e professores no desenvolvimento do aluno, além de exercitar o imaginário sobre o mundo mitológico que a obra dispõe. Procuraremos apresentar maneiras de desmitificar essa ideia de incapacidade, mostrando que o disléxico é altamente criativo. Usaremos como metodologia a analise literária, com foco no personagem Parcy Jackson. Não nos distanciaremos do personagem de Riordan em nenhum momento, pois todas essas diretrizes estão encrustadas na personalidade do herói. De início nosso estudo apresenta uma revisão teórica da dislexia, mais a diante o enfoque é destinado ao personagem principal da obra, e a trajetória que envolveu sua criação, posteriormente valorizaremos a criatividade do disléxico, trazendo uma apresentação dos resultados obtidos durante a pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.