Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: REFLETINDO A TEORIA E A PRÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, LEITURA LITERÁRIA, ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS Comunicação Oral (CO) GT-03: Estudos sobre crônica: abordagem crítica e metodológica
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6010
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 59
    "inscrito_id" => 438
    "titulo" => "LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: REFLETINDO A TEORIA E A PRÁTICA"
    "resumo" => "Sabendo-se da relevância do ensino-aprendizagem de literatura, é mister discutir sobre a sua aplicabilidade na sala de aula. Em vista disso, o presente trabalho pretende refletir acerca do ensino da literatura no Ensino Médio, discorrendo sobre a sua escolarização inadequada, bem como sobre a necessidade do incentivo à leitura literária. A partir de uma pesquisa etnográfica, observamos uma turma de 3º ano do Ensino Médio, buscando estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática. Respaldados nos documentos oficiais e em teóricos como Pinheiro (2006; 2012), Cosson (2009), Rangel (2007), Rouxel (2013), entre outros, verificamos a necessidade de estratégias metodológicas que venham diminuir as distâncias entre o aluno e o texto literário. Diante disso, encontramos no trabalho com o gênero crônica um excelente caminho para a formação de leitores literários mais críticos, construindo um diálogo pertinente com as obras, a partir de sua experiência pessoal e dos saberes literários que circulam na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03: Estudos sobre crônica: abordagem crítica e metodológica"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, LEITURA LITERÁRIA, ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_05_2014_22_57_07_idinscrito_438_bdaac65e38cb0bbf6d499f735fbdbc7f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GORETTE ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GORETTE ANDRADE"
    "autor_email" => "goretteandrade1@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6010
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 59
    "inscrito_id" => 438
    "titulo" => "LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: REFLETINDO A TEORIA E A PRÁTICA"
    "resumo" => "Sabendo-se da relevância do ensino-aprendizagem de literatura, é mister discutir sobre a sua aplicabilidade na sala de aula. Em vista disso, o presente trabalho pretende refletir acerca do ensino da literatura no Ensino Médio, discorrendo sobre a sua escolarização inadequada, bem como sobre a necessidade do incentivo à leitura literária. A partir de uma pesquisa etnográfica, observamos uma turma de 3º ano do Ensino Médio, buscando estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática. Respaldados nos documentos oficiais e em teóricos como Pinheiro (2006; 2012), Cosson (2009), Rangel (2007), Rouxel (2013), entre outros, verificamos a necessidade de estratégias metodológicas que venham diminuir as distâncias entre o aluno e o texto literário. Diante disso, encontramos no trabalho com o gênero crônica um excelente caminho para a formação de leitores literários mais críticos, construindo um diálogo pertinente com as obras, a partir de sua experiência pessoal e dos saberes literários que circulam na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03: Estudos sobre crônica: abordagem crítica e metodológica"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, LEITURA LITERÁRIA, ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_05_2014_22_57_07_idinscrito_438_bdaac65e38cb0bbf6d499f735fbdbc7f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GORETTE ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GORETTE ANDRADE"
    "autor_email" => "goretteandrade1@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Sabendo-se da relevância do ensino-aprendizagem de literatura, é mister discutir sobre a sua aplicabilidade na sala de aula. Em vista disso, o presente trabalho pretende refletir acerca do ensino da literatura no Ensino Médio, discorrendo sobre a sua escolarização inadequada, bem como sobre a necessidade do incentivo à leitura literária. A partir de uma pesquisa etnográfica, observamos uma turma de 3º ano do Ensino Médio, buscando estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática. Respaldados nos documentos oficiais e em teóricos como Pinheiro (2006; 2012), Cosson (2009), Rangel (2007), Rouxel (2013), entre outros, verificamos a necessidade de estratégias metodológicas que venham diminuir as distâncias entre o aluno e o texto literário. Diante disso, encontramos no trabalho com o gênero crônica um excelente caminho para a formação de leitores literários mais críticos, construindo um diálogo pertinente com as obras, a partir de sua experiência pessoal e dos saberes literários que circulam na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.