O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR E DISCORRER SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO VÔLEI NO PROCESSO DE APRENDIZADO DA TURMA ALVO. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM UMA TURMA DE ACELERAMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA REGO. A TURMA A PRINCÍPIO BASTANTE DESINTERESSADA NAS AULAS E COM BAIXA PARTICIPAÇÃO. OS RESULTADOS APONTAM PARA OS BENEFÍCIOS OBTIDOS NO PROCESSO COM A METODOLOGIA E A TEMÁTICA UTILIZADA NAS AULAS, OS PROBLEMAS QUE NOS TIVEMOS DE SUPERAR, TAL QUAL, PARTICIPAÇÃO, INDISCIPLINA E DESINTERESSE. CONCLUI-SE QUE O VÔLEI, POR SER UMA MODALIDADE COM A CAPACIDADE DE ENVOLVER O ALUNO COM VALORES COOPERATIVOS, SOCIAIS E AFETIVOS, TEM A CAPACIDADE DE ATRAIR A ATENÇÃO DOS ALUNOS, MESMO OS MAIS DESMOTIVADOS QUANDO BEM TRABALHADO, E NISSO O PLANEJAMENTO SE MOSTROU FUNDAMENTAL PARA A OBTENÇÃO DESTES RESULTADOS.