Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CARTILHA EDUCATIVA: UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE DIÁLOGO NO ENSINO INTEGRADO E SUA RELAÇÃO COM AS TEORIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO

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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO DISCUTE A ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA QUE ABORDE PRÁTICAS DE APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROPÓSITO DE SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES E DEMAIS SEGMENTOS DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA QUESTÕES RELACIONADAS ÀS SUSTENTABILIDADES AMBIENTAL, ECONÔMICA E SOCIAL, COM OBJETIVO DE CONTRIBUIR PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRADA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. PARA A CONSTRUÇÃO DESSA CARTILHA, SERÃO UTILIZADAS PROPOSTAS METODOLÓGICAS COM BASE NAS TEORIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO, SOBRETUDO, AS PEDAGOGIAS DE CONSCIENTIZAÇÃO, LIBERTAÇÃO E AS ECOSSOCIAS, UMA VEZ QUE ESSAS PEDAGOGIAS PARTEM DA PREMISSA DE QUE A EDUCAÇÃO DEVE LEVAR EM CONTA OS COMPONENTES DA CULTURA COTIDIANA E FORNECER AOS ALUNOS FERRAMENTAS PARA MODIFICAR ESSAS SITUAÇÕES. COM ESSA PERSPECTIVA, A PRESENTE INVESTIGAÇÃO VISA AMPLIAR, NOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS – CAMPUS BATALHA, REFLEXÕES REFERENTES À CULTURA DO DESPERDÍCIO E AO SISTEMA PRODUTIVO VIGENTE. NESSE SENTIDO, O ESTUDO CONCLUI QUE A EDUCAÇÃO, QUANDO DIALÓGICA, PROBLEMATIZADORA E ENRAIZADA NA VIVÊNCIA DO ALUNO, POSSIBILITA AOS EDUCANDOS O DESENVOLVIMENTO DO SEU PODER DE CAPTAÇÃO E DE COMPREENSÃO DO MUNDO QUE LHES APARECE, EM SUAS RELAÇÕES COM ELE, NÃO MAIS COMO UMA REALIDADE ESTÁTICA, MAS COMO UMA REALIDADE EM TRANSFORMAÇÃO.

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