Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CRIANÇA COM TDAH EM SALA DE AULA COMUM: TECENDO SABERES PARA UM DESENVOLVIMENTO GLOBAL

Palavra-chaves: INCLUSÃO, SOCIOINTERAÇÃO, TDAH, INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, DIVERSIDADE Artigo Completo AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72410
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 374
    "inscrito_id" => 958
    "titulo" => "CRIANÇA COM TDAH EM SALA DE AULA COMUM: TECENDO SABERES PARA UM DESENVOLVIMENTO GLOBAL"
    "resumo" => "A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO TEM DEMONSTRADO A PRIORIZAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS LINGUÍSTICA E A LÓGICO-MATEMÁTICA, EM DETRIMENTO DAS DEMAIS DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, COMPROMETENDO A INCLUSÃO DE ALUNOS QUE POSSUEM ALGUM GRAU DE COMPROMETIMENTO COGNITIVO. TODAVIA, BUSCAMOS ANALISAR AÇÕES DIDÁTICAS IMPLEMENTADAS EM UMA TURMA DE 2º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL, EM 2019, NA QUAL HAVIA UMA ALUNA COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE – TDAH. AS REFERIDAS AÇÕES CONDIZEM COM A INCLUSÃO DA DIVERSIDADE, CUJO OLHAR EMPÁTICO E EPISTEMOLÓGICO ACERCA DO ENSINO-APRENDIZAGEM ENCONTRA-SE CENTRADO NA EXPLORAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. PARA TANTO, A ANÁLISE DA PRÁXIS FOI GUIADA À LUZ DE TEÓRICOS COMO JANNUZZI (2012), VIGOTSKY (1991), RELVAS (2015), COSENZA (2011), ROJO (2012), ENTRE OUTROS. PODEMOS OBSERVAR A RESSIGNIFICAÇÃO NECESSÁRIA DE UM FAZER DOCENTE QUE PERCORRE UM ITINERÁRIO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E ESTRATÉGIAS DE ATIVIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS, EM UM AMBIENTE SOCIOINTERATIVO QUE PERPASSA AS RODAS DE LEITURA DIÁRIAS, A MUSICALIZAÇÃO, A MEDITAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS INTERATIVOS COMO A SALA DE RECURSOS MULTIMÍDIA, CONFIGURANDO UM ENSINO CUJA DIDÁTICA BENEFICIA SIMULTANEAMENTE A CRIANÇA COM LIMITAÇÕES NEUROLÓGICAS, BEM COMO AS CRIANÇAS QUE SE SOCIALIZAM E COM ELA APRENDEM, DE FORMA COLABORATIVA. DESTA MANEIRA, CONSIDERAMOS RELEVANTE O REDIMENSIONAMENTO DO PAPEL DA ESCOLA NA ATENÇÃO ÀS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS, DE MODO QUE OBTENHAM O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SER HUMANO, A PARTIR DE UM OLHAR INVESTIGATIVO E CRÍTICO NO ATENDIMENTO ÀS SINGULARIDADES."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, SOCIOINTERAÇÃO, TDAH, INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, DIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA14_ID958_31102020163631.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINALVA PEREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MARINALVA"
    "autor_email" => "marinalvaojuara84@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72410
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 374
    "inscrito_id" => 958
    "titulo" => "CRIANÇA COM TDAH EM SALA DE AULA COMUM: TECENDO SABERES PARA UM DESENVOLVIMENTO GLOBAL"
    "resumo" => "A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO TEM DEMONSTRADO A PRIORIZAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS LINGUÍSTICA E A LÓGICO-MATEMÁTICA, EM DETRIMENTO DAS DEMAIS DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, COMPROMETENDO A INCLUSÃO DE ALUNOS QUE POSSUEM ALGUM GRAU DE COMPROMETIMENTO COGNITIVO. TODAVIA, BUSCAMOS ANALISAR AÇÕES DIDÁTICAS IMPLEMENTADAS EM UMA TURMA DE 2º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL, EM 2019, NA QUAL HAVIA UMA ALUNA COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE – TDAH. AS REFERIDAS AÇÕES CONDIZEM COM A INCLUSÃO DA DIVERSIDADE, CUJO OLHAR EMPÁTICO E EPISTEMOLÓGICO ACERCA DO ENSINO-APRENDIZAGEM ENCONTRA-SE CENTRADO NA EXPLORAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. PARA TANTO, A ANÁLISE DA PRÁXIS FOI GUIADA À LUZ DE TEÓRICOS COMO JANNUZZI (2012), VIGOTSKY (1991), RELVAS (2015), COSENZA (2011), ROJO (2012), ENTRE OUTROS. PODEMOS OBSERVAR A RESSIGNIFICAÇÃO NECESSÁRIA DE UM FAZER DOCENTE QUE PERCORRE UM ITINERÁRIO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E ESTRATÉGIAS DE ATIVIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS, EM UM AMBIENTE SOCIOINTERATIVO QUE PERPASSA AS RODAS DE LEITURA DIÁRIAS, A MUSICALIZAÇÃO, A MEDITAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS INTERATIVOS COMO A SALA DE RECURSOS MULTIMÍDIA, CONFIGURANDO UM ENSINO CUJA DIDÁTICA BENEFICIA SIMULTANEAMENTE A CRIANÇA COM LIMITAÇÕES NEUROLÓGICAS, BEM COMO AS CRIANÇAS QUE SE SOCIALIZAM E COM ELA APRENDEM, DE FORMA COLABORATIVA. DESTA MANEIRA, CONSIDERAMOS RELEVANTE O REDIMENSIONAMENTO DO PAPEL DA ESCOLA NA ATENÇÃO ÀS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS, DE MODO QUE OBTENHAM O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SER HUMANO, A PARTIR DE UM OLHAR INVESTIGATIVO E CRÍTICO NO ATENDIMENTO ÀS SINGULARIDADES."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, SOCIOINTERAÇÃO, TDAH, INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, DIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA14_ID958_31102020163631.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINALVA PEREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MARINALVA"
    "autor_email" => "marinalvaojuara84@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO TEM DEMONSTRADO A PRIORIZAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS LINGUÍSTICA E A LÓGICO-MATEMÁTICA, EM DETRIMENTO DAS DEMAIS DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, COMPROMETENDO A INCLUSÃO DE ALUNOS QUE POSSUEM ALGUM GRAU DE COMPROMETIMENTO COGNITIVO. TODAVIA, BUSCAMOS ANALISAR AÇÕES DIDÁTICAS IMPLEMENTADAS EM UMA TURMA DE 2º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL, EM 2019, NA QUAL HAVIA UMA ALUNA COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE – TDAH. AS REFERIDAS AÇÕES CONDIZEM COM A INCLUSÃO DA DIVERSIDADE, CUJO OLHAR EMPÁTICO E EPISTEMOLÓGICO ACERCA DO ENSINO-APRENDIZAGEM ENCONTRA-SE CENTRADO NA EXPLORAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. PARA TANTO, A ANÁLISE DA PRÁXIS FOI GUIADA À LUZ DE TEÓRICOS COMO JANNUZZI (2012), VIGOTSKY (1991), RELVAS (2015), COSENZA (2011), ROJO (2012), ENTRE OUTROS. PODEMOS OBSERVAR A RESSIGNIFICAÇÃO NECESSÁRIA DE UM FAZER DOCENTE QUE PERCORRE UM ITINERÁRIO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E ESTRATÉGIAS DE ATIVIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS, EM UM AMBIENTE SOCIOINTERATIVO QUE PERPASSA AS RODAS DE LEITURA DIÁRIAS, A MUSICALIZAÇÃO, A MEDITAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS INTERATIVOS COMO A SALA DE RECURSOS MULTIMÍDIA, CONFIGURANDO UM ENSINO CUJA DIDÁTICA BENEFICIA SIMULTANEAMENTE A CRIANÇA COM LIMITAÇÕES NEUROLÓGICAS, BEM COMO AS CRIANÇAS QUE SE SOCIALIZAM E COM ELA APRENDEM, DE FORMA COLABORATIVA. DESTA MANEIRA, CONSIDERAMOS RELEVANTE O REDIMENSIONAMENTO DO PAPEL DA ESCOLA NA ATENÇÃO ÀS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS, DE MODO QUE OBTENHAM O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SER HUMANO, A PARTIR DE UM OLHAR INVESTIGATIVO E CRÍTICO NO ATENDIMENTO ÀS SINGULARIDADES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • ana rosa dos santos

    Sou pro do AAEE e essas atividades esta sendo muito útil pra me

    08/03/2023 13:57:54

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.