Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ANÁLISE DA PERMANÊNCIA DOS ALUNOS ADVINDOS DAS COTAS DE DIVERSIDADE VISANDO A INCLUSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFRN - CAMPUS SANTA CRUZ

Palavra-chaves: INCLUSÃO E DIVERSIDADE, PERMANÊNCIA, EDUCAÇÃO SUPERIOR Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O propósito deste trabalho é realizar uma análise sobre a permanência dos alunos que tiveram acesso a Educação Superior através do processo de Inclusão, dada Lei nº 12.711/12, que trata das cotas de diversidade no Curso de Licenciatura em Física no Campus Santa Cruz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN. Esta política pública direcionada aos autodeclararam “pretos, pardos e indígenas”, e oriundos do Ensino Médio em Escolas Públicas, vai ao encontro do posicionamento dos autores: Ribeiro(2003), Munanga(2003), Santos(2005) e Carvalho(2004). A finalidade deste estudo é verificarmos a permanência dos alunos que tiveram acesso ao Curso pelas cotas, fazendo uma análise em termos comparativos entre a seleção geral e a cota de inclusão. A metodologia está inserida no campo dos estudos qualitativos/quantitativos, recorrendo-se a documentos oficiais e realizando apreciações destes em relação à forma de ingresso e permanência no referido Curso. A lei foi contemplada nos processos seletivos de 2013 e 2014, das 40 vagas, tem-se 20 vagas ofertadas para candidatos procedentes das Escolas Públicas, das quais 12 vagas foram destinadas aos autodeclarados, no momento, em outubro de 2014, da turma de 2013, tem-se 16 alunos matriculados, 56,25% são provenientes do citado processo, a turma de 2014nao será verificada, pois esta começou as atividades a menos de um mês, não há desistentes. Frisamos que a instituição possui programas e projetos que envolvem estes discentes, observa-se que não basta assegurarmos a diversidade no acesso, temos que disponibilizar meios para garantir a permanência e a conclusão com sucesso.

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