Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ANALISANDO O USO DO ARGUQUEST COMO SOFTWARE PARA PROMOVER QUESTIONAMENTO E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM AMBIENTES ONLINE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 07 - Linguagens e Discursos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93053
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 604
    "inscrito_id" => 1961
    "titulo" => "ANALISANDO O USO DO ARGUQUEST COMO SOFTWARE PARA PROMOVER QUESTIONAMENTO E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM AMBIENTES ONLINE"
    "resumo" => "Na educação básica, os documentos curriculares preconizam que os estudantes devem ser formados para o desenvolvimento de diversas habilidades, entre elas, de questionamento e argumentação, consideradas como fundamentais para fortalecer o pensamento crítico e a aprendizagem ativa. Essas habilidades poderão ser aprendidas pelo engajamento em diferentes atividades e, neste trabalho, temos como objetivo identificar potencialidades do software ArguQuest para desenvolver capacidades de questionamento e argumentação, a partir da análise de estudos publicados na literatura, estruturados por uma revisão sistemática da literatura encontrada em três bases de dados. Os resultados mostram que há ainda poucos trabalhos publicados sobre o ArguQuest, a maior parte na Europa, e nas produções analisadas, são apontadas potencialidades do software para desenvolver as habilidades mencionadas a partir de fases que incluem: situações problema ou estudo de caso, levantamento de questões, interações dialógicas entre professor e colegas em aulas online, elaboração e mapeamento de argumentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 07 - Linguagens e Discursos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1961_TB604_14112022232228.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ SANTOS"
    "autor_email" => "biologistsantosandre@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93053
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 604
    "inscrito_id" => 1961
    "titulo" => "ANALISANDO O USO DO ARGUQUEST COMO SOFTWARE PARA PROMOVER QUESTIONAMENTO E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM AMBIENTES ONLINE"
    "resumo" => "Na educação básica, os documentos curriculares preconizam que os estudantes devem ser formados para o desenvolvimento de diversas habilidades, entre elas, de questionamento e argumentação, consideradas como fundamentais para fortalecer o pensamento crítico e a aprendizagem ativa. Essas habilidades poderão ser aprendidas pelo engajamento em diferentes atividades e, neste trabalho, temos como objetivo identificar potencialidades do software ArguQuest para desenvolver capacidades de questionamento e argumentação, a partir da análise de estudos publicados na literatura, estruturados por uma revisão sistemática da literatura encontrada em três bases de dados. Os resultados mostram que há ainda poucos trabalhos publicados sobre o ArguQuest, a maior parte na Europa, e nas produções analisadas, são apontadas potencialidades do software para desenvolver as habilidades mencionadas a partir de fases que incluem: situações problema ou estudo de caso, levantamento de questões, interações dialógicas entre professor e colegas em aulas online, elaboração e mapeamento de argumentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 07 - Linguagens e Discursos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1961_TB604_14112022232228.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ SANTOS"
    "autor_email" => "biologistsantosandre@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Na educação básica, os documentos curriculares preconizam que os estudantes devem ser formados para o desenvolvimento de diversas habilidades, entre elas, de questionamento e argumentação, consideradas como fundamentais para fortalecer o pensamento crítico e a aprendizagem ativa. Essas habilidades poderão ser aprendidas pelo engajamento em diferentes atividades e, neste trabalho, temos como objetivo identificar potencialidades do software ArguQuest para desenvolver capacidades de questionamento e argumentação, a partir da análise de estudos publicados na literatura, estruturados por uma revisão sistemática da literatura encontrada em três bases de dados. Os resultados mostram que há ainda poucos trabalhos publicados sobre o ArguQuest, a maior parte na Europa, e nas produções analisadas, são apontadas potencialidades do software para desenvolver as habilidades mencionadas a partir de fases que incluem: situações problema ou estudo de caso, levantamento de questões, interações dialógicas entre professor e colegas em aulas online, elaboração e mapeamento de argumentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.