Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

A CENTRALIDADE DO CONTEXTO ESCOLAR DIANTE DAS POLÍTICAS CURRICULARES E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 20: ENSINO DE SOCIOLOGIA EM REGIÕES INTERIORIZADAS: RECONTEXTUALIZAÇÕES CURRICULARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122069
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 98
    "titulo" => "A CENTRALIDADE DO CONTEXTO ESCOLAR DIANTE DAS POLÍTICAS CURRICULARES E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "Ao analisarmos a história da educação no Brasil identificamos a existência de variadas políticas curriculares direcionadas às escolas, cuja intenção é promover mudanças nos processos escolares. Nesse sentido, o Estado reconfigura as finalidades educacionais a serem buscadas e também promove alterações na natureza e na forma dos conteúdos destinados à aprendizagem. Via de regra esse processo ocorre de modo vertical, tendo em vista, por exemplo, a desconsideração sobre as diversas realidades educacionais existentes. Diante disso, objetivamos conhecer a importância de atribuir centralidade aos contextos escolares diante das análises investigativas que tomam como objeto as políticas curriculares e o ensino de sociologia. Para tanto, ancoramos o presente estudo na abordagem qualitativa (Günther, 2006) e recorremos a pesquisa bibliográfica. Nos reportarmos a textos que tratam sobre o recurso teórico-metodológico da Teoria da Atuação (Ball, Maguire, Braun, 2016), considerando que nos oportunizam elementos para analisar as políticas curriculares de modo processual e como algo também criado e recontextualizado pelas escolas. É indispensável que as particularidades relativas a cada contexto escolar sejam consideradas diante do que é desenvolvido nesses espaços, algo que possibilita o entendimento sobre os movimentos autênticos desempenhados pelas instituições, assim como a identificação de micropolíticas constituídas nesses espaços."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 20: ENSINO DE SOCIOLOGIA EM REGIÕES INTERIORIZADAS: RECONTEXTUALIZAÇÕES CURRICULARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID98_TB108_16062025141113.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENA KÉCIA ANDRADE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRENA ANDRADE"
    "autor_email" => "brenakeciaa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122069
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 98
    "titulo" => "A CENTRALIDADE DO CONTEXTO ESCOLAR DIANTE DAS POLÍTICAS CURRICULARES E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "Ao analisarmos a história da educação no Brasil identificamos a existência de variadas políticas curriculares direcionadas às escolas, cuja intenção é promover mudanças nos processos escolares. Nesse sentido, o Estado reconfigura as finalidades educacionais a serem buscadas e também promove alterações na natureza e na forma dos conteúdos destinados à aprendizagem. Via de regra esse processo ocorre de modo vertical, tendo em vista, por exemplo, a desconsideração sobre as diversas realidades educacionais existentes. Diante disso, objetivamos conhecer a importância de atribuir centralidade aos contextos escolares diante das análises investigativas que tomam como objeto as políticas curriculares e o ensino de sociologia. Para tanto, ancoramos o presente estudo na abordagem qualitativa (Günther, 2006) e recorremos a pesquisa bibliográfica. Nos reportarmos a textos que tratam sobre o recurso teórico-metodológico da Teoria da Atuação (Ball, Maguire, Braun, 2016), considerando que nos oportunizam elementos para analisar as políticas curriculares de modo processual e como algo também criado e recontextualizado pelas escolas. É indispensável que as particularidades relativas a cada contexto escolar sejam consideradas diante do que é desenvolvido nesses espaços, algo que possibilita o entendimento sobre os movimentos autênticos desempenhados pelas instituições, assim como a identificação de micropolíticas constituídas nesses espaços."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 20: ENSINO DE SOCIOLOGIA EM REGIÕES INTERIORIZADAS: RECONTEXTUALIZAÇÕES CURRICULARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID98_TB108_16062025141113.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENA KÉCIA ANDRADE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRENA ANDRADE"
    "autor_email" => "brenakeciaa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Ao analisarmos a história da educação no Brasil identificamos a existência de variadas políticas curriculares direcionadas às escolas, cuja intenção é promover mudanças nos processos escolares. Nesse sentido, o Estado reconfigura as finalidades educacionais a serem buscadas e também promove alterações na natureza e na forma dos conteúdos destinados à aprendizagem. Via de regra esse processo ocorre de modo vertical, tendo em vista, por exemplo, a desconsideração sobre as diversas realidades educacionais existentes. Diante disso, objetivamos conhecer a importância de atribuir centralidade aos contextos escolares diante das análises investigativas que tomam como objeto as políticas curriculares e o ensino de sociologia. Para tanto, ancoramos o presente estudo na abordagem qualitativa (Günther, 2006) e recorremos a pesquisa bibliográfica. Nos reportarmos a textos que tratam sobre o recurso teórico-metodológico da Teoria da Atuação (Ball, Maguire, Braun, 2016), considerando que nos oportunizam elementos para analisar as políticas curriculares de modo processual e como algo também criado e recontextualizado pelas escolas. É indispensável que as particularidades relativas a cada contexto escolar sejam consideradas diante do que é desenvolvido nesses espaços, algo que possibilita o entendimento sobre os movimentos autênticos desempenhados pelas instituições, assim como a identificação de micropolíticas constituídas nesses espaços.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.