Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM OBRAS DIDÁTICAS DE SOCIOLOGIA ADOTADAS POR ESCOLAS PRIVADAS

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Apesar dos avanços nas pesquisas sobre o ensino de Sociologia, a avaliação das aprendizagens nesse contexto disciplinar ainda é pouco explorada, especialmente na educação privada. Visando suprir essa lacuna, este artigo buscou compreender como essa avaliação se estrutura em materiais didáticos utilizados em escolas privadas, especificamente nas obras impressas de Sociologia que compõem os Sistemas de Soluções Educacionais (SSEs) adotados por essas instituições. A pesquisa analisou cinco SSEs: Anglo, Positivo, Pitágoras, SAS e Sistema Marista. A abordagem teórica fundamenta-se na perspectiva bourdieusiana sobre a reprodução das desigualdades sociais. Metodologicamente, adota-se um conceito de avaliação que a compreende na sua interrelação com objetivos educacionais, conteúdo programático e metodologia de ensino. Por isso, essas dimensões foram também consideradas, juntamente com as propostas avaliativas e os instrumentos de verificação da aprendizagem, na análise de conteúdo das obras focalizadas. Os resultados indicam que: 1) os materiais didáticos das escolas privadas estão alinhados fortemente aos processos seletivos do ensino superior, estruturando atividades avaliativas no formato de vestibulares e Enem; 2) como essas provas priorizam a verificação de competências, a avaliação em Sociologia enfatiza a imaginação sociológica (compreensão de situações concretas) em detrimento da alfabetização sociológica (memorização de conceitos e teorias).

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