Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133651
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6351
    "inscrito_id" => 13734
    "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS"
    "resumo" => "Este estudo investiga o uso de histórias em quadrinhos (HQs) como uma ferramenta didática para o ensino de matemática, com o objetivo de promover a integração de conceitos matemáticos ao desenvolvimento de habilidades de análise, criticidade e raciocínio lógico. A pesquisa foi realizada com duas turmas da 7ª série do Colégio Jean Piaget, utilizando HQs de autoria própria, abordando conteúdos do bimestre em questão e focando nos tópicos que apresentavam maior dificuldade, conforme relatado pela professora responsável. Os alunos também foram incentivados a produzir suas próprias HQs, aplicando as relações matemáticas discutidas. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, com a aplicação de uma proposta didática baseada na criação e análise de HQs. O presente estudo fundamenta-se nas contribuições Vasconcelos e Cunha (2021) , bem como Vergueiro (2018) e Benedicto (2016) aborda o uso de tiras cômicas como um recurso pedagógico eficaz no ensino de ciências. A coleta de dados incluiu observações, entrevistas e a análise das produções dos estudantes, visando compreender a receptividade dos alunos à abordagem e seus efeitos no aprendizado da matemática. Os resultados indicaram que o uso de histórias em quadrinhos (HQs) contribuiu significativamente para aumentar a motivação dos alunos, facilitando a compreensão de conceitos matemáticos complexos e promovendo um vínculo mais positivo com a disciplina. Além disso, observou-se um aprimoramento no raciocínio lógico dos estudantes, bem como no desenvolvimento de sua criticidade ao resolver problemas matemáticos. Conclui-se que a utilização de HQs no ensino de matemática é uma estratégia pedagógica eficaz, pois estimula a criatividade, fortalece a aprendizagem ativa e favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais, como análise crítica e resolução de problemas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13734_TB6351_08042025205220.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA ALVES FERREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luana.alvesferreira@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133651
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6351
    "inscrito_id" => 13734
    "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS"
    "resumo" => "Este estudo investiga o uso de histórias em quadrinhos (HQs) como uma ferramenta didática para o ensino de matemática, com o objetivo de promover a integração de conceitos matemáticos ao desenvolvimento de habilidades de análise, criticidade e raciocínio lógico. A pesquisa foi realizada com duas turmas da 7ª série do Colégio Jean Piaget, utilizando HQs de autoria própria, abordando conteúdos do bimestre em questão e focando nos tópicos que apresentavam maior dificuldade, conforme relatado pela professora responsável. Os alunos também foram incentivados a produzir suas próprias HQs, aplicando as relações matemáticas discutidas. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, com a aplicação de uma proposta didática baseada na criação e análise de HQs. O presente estudo fundamenta-se nas contribuições Vasconcelos e Cunha (2021) , bem como Vergueiro (2018) e Benedicto (2016) aborda o uso de tiras cômicas como um recurso pedagógico eficaz no ensino de ciências. A coleta de dados incluiu observações, entrevistas e a análise das produções dos estudantes, visando compreender a receptividade dos alunos à abordagem e seus efeitos no aprendizado da matemática. Os resultados indicaram que o uso de histórias em quadrinhos (HQs) contribuiu significativamente para aumentar a motivação dos alunos, facilitando a compreensão de conceitos matemáticos complexos e promovendo um vínculo mais positivo com a disciplina. Além disso, observou-se um aprimoramento no raciocínio lógico dos estudantes, bem como no desenvolvimento de sua criticidade ao resolver problemas matemáticos. Conclui-se que a utilização de HQs no ensino de matemática é uma estratégia pedagógica eficaz, pois estimula a criatividade, fortalece a aprendizagem ativa e favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais, como análise crítica e resolução de problemas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13734_TB6351_08042025205220.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA ALVES FERREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luana.alvesferreira@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investiga o uso de histórias em quadrinhos (HQs) como uma ferramenta didática para o ensino de matemática, com o objetivo de promover a integração de conceitos matemáticos ao desenvolvimento de habilidades de análise, criticidade e raciocínio lógico. A pesquisa foi realizada com duas turmas da 7ª série do Colégio Jean Piaget, utilizando HQs de autoria própria, abordando conteúdos do bimestre em questão e focando nos tópicos que apresentavam maior dificuldade, conforme relatado pela professora responsável. Os alunos também foram incentivados a produzir suas próprias HQs, aplicando as relações matemáticas discutidas. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, com a aplicação de uma proposta didática baseada na criação e análise de HQs. O presente estudo fundamenta-se nas contribuições Vasconcelos e Cunha (2021) , bem como Vergueiro (2018) e Benedicto (2016) aborda o uso de tiras cômicas como um recurso pedagógico eficaz no ensino de ciências. A coleta de dados incluiu observações, entrevistas e a análise das produções dos estudantes, visando compreender a receptividade dos alunos à abordagem e seus efeitos no aprendizado da matemática. Os resultados indicaram que o uso de histórias em quadrinhos (HQs) contribuiu significativamente para aumentar a motivação dos alunos, facilitando a compreensão de conceitos matemáticos complexos e promovendo um vínculo mais positivo com a disciplina. Além disso, observou-se um aprimoramento no raciocínio lógico dos estudantes, bem como no desenvolvimento de sua criticidade ao resolver problemas matemáticos. Conclui-se que a utilização de HQs no ensino de matemática é uma estratégia pedagógica eficaz, pois estimula a criatividade, fortalece a aprendizagem ativa e favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais, como análise crítica e resolução de problemas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.