Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

RELATO DE EXPERIÊNCIA: IDENTIDADES E CORPOS SILENCIADOS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 09 - CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: BRECHAS E OUTROS POSSÍVEIS CONTRA-HEGEMÔNICOS / AXIS 09 - BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING: BREACHES AND OTHER COUNTER-HEGEMONIC POSSIBILITIES (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121457
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 48
    "inscrito_id" => 223
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: IDENTIDADES E CORPOS SILENCIADOS NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Este estudo apresenta um relato de experiência sobre uma oficina, vinculada a um projeto de mestrado e pós-doutorado, que explorou as vivências escolares de pessoas LGBTQIA+. A atividade foi estruturada em torno de um roteiro que utilizava elementos variados, como imagens e objetos, para estimular os participantes a compartilharem suas identidades. O processo incluiu a análise crítica de materiais didáticos, investigando como os temas de gênero, corpo e sexualidade eram tratados, e culminou na produção de cartas utilizando a técnica de cartas-filme, uma metodologia que combina escrita e elementos audiovisuais para promover reflexões profundas sobre identidades de gênero e sexualidade. A oficina, conduzida de forma colaborativa, possibilitou aos participantes revisitarem memórias escolares, destacando como experiências de exclusão, silenciamento e resistência moldaram suas trajetórias pessoais e sociais. Também proporcionou aos envolvidos um papel ativo na análise crítica dos materiais didáticos. Os relatos evidenciaram um paradoxo: embora o espaço escolar devesse ser um ambiente inclusivo, ele frequentemente reforça estigmas e exclusões, especialmente em disciplinas como Biologia, que tendem a negligenciar abordagens críticas sobre gênero e sexualidade. No entanto, as narrativas destacaram a força de resistência dos participantes, mostrando que, apesar de terem sido submetidos a uma educação cisheteronormativa, conseguiram construir suas identidades a partir de perspectivas não-hegemônicas. A técnica de cartas-filme demonstrou eficácia tanto como recurso pedagógico quanto como ferramenta de pesquisa, incentivando a autoexpressão e o compartilhamento de experiências. Os resultados apontam para a necessidade urgente de reformular políticas públicas, currículos escolares e programas de formação docente, promovendo uma educação sensível às diversidades. Práticas educativas interseccionais e inclusivas são fundamentais para a construção de uma sociedade equitativa, onde as identidades de gênero e sexualidade sejam respeitadas e valorizadas. Metodologias criativas, como as cartas-filme, devem ser ampliadas para fomentar diálogo e transformação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => """
      EIXO 09 - CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: BRECHAS E OUTROS POSSÍVEIS CONTRA-HEGEMÔNICOS / \r\n
      AXIS 09 - BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING: BREACHES AND OTHER COUNTER-HEGEMONIC POSSIBILITIES (ONLINE)
      """
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID223_TB48_24042025171953.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEBER SOUZA MENESES"
    "autor_nome_curto" => "CLEBER MENESES"
    "autor_email" => "cleber.cultura@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121457
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 48
    "inscrito_id" => 223
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: IDENTIDADES E CORPOS SILENCIADOS NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Este estudo apresenta um relato de experiência sobre uma oficina, vinculada a um projeto de mestrado e pós-doutorado, que explorou as vivências escolares de pessoas LGBTQIA+. A atividade foi estruturada em torno de um roteiro que utilizava elementos variados, como imagens e objetos, para estimular os participantes a compartilharem suas identidades. O processo incluiu a análise crítica de materiais didáticos, investigando como os temas de gênero, corpo e sexualidade eram tratados, e culminou na produção de cartas utilizando a técnica de cartas-filme, uma metodologia que combina escrita e elementos audiovisuais para promover reflexões profundas sobre identidades de gênero e sexualidade. A oficina, conduzida de forma colaborativa, possibilitou aos participantes revisitarem memórias escolares, destacando como experiências de exclusão, silenciamento e resistência moldaram suas trajetórias pessoais e sociais. Também proporcionou aos envolvidos um papel ativo na análise crítica dos materiais didáticos. Os relatos evidenciaram um paradoxo: embora o espaço escolar devesse ser um ambiente inclusivo, ele frequentemente reforça estigmas e exclusões, especialmente em disciplinas como Biologia, que tendem a negligenciar abordagens críticas sobre gênero e sexualidade. No entanto, as narrativas destacaram a força de resistência dos participantes, mostrando que, apesar de terem sido submetidos a uma educação cisheteronormativa, conseguiram construir suas identidades a partir de perspectivas não-hegemônicas. A técnica de cartas-filme demonstrou eficácia tanto como recurso pedagógico quanto como ferramenta de pesquisa, incentivando a autoexpressão e o compartilhamento de experiências. Os resultados apontam para a necessidade urgente de reformular políticas públicas, currículos escolares e programas de formação docente, promovendo uma educação sensível às diversidades. Práticas educativas interseccionais e inclusivas são fundamentais para a construção de uma sociedade equitativa, onde as identidades de gênero e sexualidade sejam respeitadas e valorizadas. Metodologias criativas, como as cartas-filme, devem ser ampliadas para fomentar diálogo e transformação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => """
      EIXO 09 - CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: BRECHAS E OUTROS POSSÍVEIS CONTRA-HEGEMÔNICOS / \r\n
      AXIS 09 - BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING: BREACHES AND OTHER COUNTER-HEGEMONIC POSSIBILITIES (ONLINE)
      """
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID223_TB48_24042025171953.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEBER SOUZA MENESES"
    "autor_nome_curto" => "CLEBER MENESES"
    "autor_email" => "cleber.cultura@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este estudo apresenta um relato de experiência sobre uma oficina, vinculada a um projeto de mestrado e pós-doutorado, que explorou as vivências escolares de pessoas LGBTQIA+. A atividade foi estruturada em torno de um roteiro que utilizava elementos variados, como imagens e objetos, para estimular os participantes a compartilharem suas identidades. O processo incluiu a análise crítica de materiais didáticos, investigando como os temas de gênero, corpo e sexualidade eram tratados, e culminou na produção de cartas utilizando a técnica de cartas-filme, uma metodologia que combina escrita e elementos audiovisuais para promover reflexões profundas sobre identidades de gênero e sexualidade. A oficina, conduzida de forma colaborativa, possibilitou aos participantes revisitarem memórias escolares, destacando como experiências de exclusão, silenciamento e resistência moldaram suas trajetórias pessoais e sociais. Também proporcionou aos envolvidos um papel ativo na análise crítica dos materiais didáticos. Os relatos evidenciaram um paradoxo: embora o espaço escolar devesse ser um ambiente inclusivo, ele frequentemente reforça estigmas e exclusões, especialmente em disciplinas como Biologia, que tendem a negligenciar abordagens críticas sobre gênero e sexualidade. No entanto, as narrativas destacaram a força de resistência dos participantes, mostrando que, apesar de terem sido submetidos a uma educação cisheteronormativa, conseguiram construir suas identidades a partir de perspectivas não-hegemônicas. A técnica de cartas-filme demonstrou eficácia tanto como recurso pedagógico quanto como ferramenta de pesquisa, incentivando a autoexpressão e o compartilhamento de experiências. Os resultados apontam para a necessidade urgente de reformular políticas públicas, currículos escolares e programas de formação docente, promovendo uma educação sensível às diversidades. Práticas educativas interseccionais e inclusivas são fundamentais para a construção de uma sociedade equitativa, onde as identidades de gênero e sexualidade sejam respeitadas e valorizadas. Metodologias criativas, como as cartas-filme, devem ser ampliadas para fomentar diálogo e transformação social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.