RELATO DE EXPERIÊNCIA: IDENTIDADES E CORPOS SILENCIADOS NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121457 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 48 "inscrito_id" => 223 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: IDENTIDADES E CORPOS SILENCIADOS NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "Este estudo apresenta um relato de experiência sobre uma oficina, vinculada a um projeto de mestrado e pós-doutorado, que explorou as vivências escolares de pessoas LGBTQIA+. A atividade foi estruturada em torno de um roteiro que utilizava elementos variados, como imagens e objetos, para estimular os participantes a compartilharem suas identidades. O processo incluiu a análise crítica de materiais didáticos, investigando como os temas de gênero, corpo e sexualidade eram tratados, e culminou na produção de cartas utilizando a técnica de cartas-filme, uma metodologia que combina escrita e elementos audiovisuais para promover reflexões profundas sobre identidades de gênero e sexualidade. A oficina, conduzida de forma colaborativa, possibilitou aos participantes revisitarem memórias escolares, destacando como experiências de exclusão, silenciamento e resistência moldaram suas trajetórias pessoais e sociais. Também proporcionou aos envolvidos um papel ativo na análise crítica dos materiais didáticos. Os relatos evidenciaram um paradoxo: embora o espaço escolar devesse ser um ambiente inclusivo, ele frequentemente reforça estigmas e exclusões, especialmente em disciplinas como Biologia, que tendem a negligenciar abordagens críticas sobre gênero e sexualidade. No entanto, as narrativas destacaram a força de resistência dos participantes, mostrando que, apesar de terem sido submetidos a uma educação cisheteronormativa, conseguiram construir suas identidades a partir de perspectivas não-hegemônicas. A técnica de cartas-filme demonstrou eficácia tanto como recurso pedagógico quanto como ferramenta de pesquisa, incentivando a autoexpressão e o compartilhamento de experiências. Os resultados apontam para a necessidade urgente de reformular políticas públicas, currículos escolares e programas de formação docente, promovendo uma educação sensível às diversidades. Práticas educativas interseccionais e inclusivas são fundamentais para a construção de uma sociedade equitativa, onde as identidades de gênero e sexualidade sejam respeitadas e valorizadas. Metodologias criativas, como as cartas-filme, devem ser ampliadas para fomentar diálogo e transformação social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => """ EIXO 09 - CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: BRECHAS E OUTROS POSSÍVEIS CONTRA-HEGEMÔNICOS / \r\n AXIS 09 - BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING: BREACHES AND OTHER COUNTER-HEGEMONIC POSSIBILITIES (ONLINE) """ "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID223_TB48_24042025171953.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEBER SOUZA MENESES" "autor_nome_curto" => "CLEBER MENESES" "autor_email" => "cleber.cultura@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121457 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 48 "inscrito_id" => 223 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: IDENTIDADES E CORPOS SILENCIADOS NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "Este estudo apresenta um relato de experiência sobre uma oficina, vinculada a um projeto de mestrado e pós-doutorado, que explorou as vivências escolares de pessoas LGBTQIA+. A atividade foi estruturada em torno de um roteiro que utilizava elementos variados, como imagens e objetos, para estimular os participantes a compartilharem suas identidades. O processo incluiu a análise crítica de materiais didáticos, investigando como os temas de gênero, corpo e sexualidade eram tratados, e culminou na produção de cartas utilizando a técnica de cartas-filme, uma metodologia que combina escrita e elementos audiovisuais para promover reflexões profundas sobre identidades de gênero e sexualidade. A oficina, conduzida de forma colaborativa, possibilitou aos participantes revisitarem memórias escolares, destacando como experiências de exclusão, silenciamento e resistência moldaram suas trajetórias pessoais e sociais. Também proporcionou aos envolvidos um papel ativo na análise crítica dos materiais didáticos. Os relatos evidenciaram um paradoxo: embora o espaço escolar devesse ser um ambiente inclusivo, ele frequentemente reforça estigmas e exclusões, especialmente em disciplinas como Biologia, que tendem a negligenciar abordagens críticas sobre gênero e sexualidade. No entanto, as narrativas destacaram a força de resistência dos participantes, mostrando que, apesar de terem sido submetidos a uma educação cisheteronormativa, conseguiram construir suas identidades a partir de perspectivas não-hegemônicas. A técnica de cartas-filme demonstrou eficácia tanto como recurso pedagógico quanto como ferramenta de pesquisa, incentivando a autoexpressão e o compartilhamento de experiências. Os resultados apontam para a necessidade urgente de reformular políticas públicas, currículos escolares e programas de formação docente, promovendo uma educação sensível às diversidades. Práticas educativas interseccionais e inclusivas são fundamentais para a construção de uma sociedade equitativa, onde as identidades de gênero e sexualidade sejam respeitadas e valorizadas. Metodologias criativas, como as cartas-filme, devem ser ampliadas para fomentar diálogo e transformação social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => """ EIXO 09 - CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: BRECHAS E OUTROS POSSÍVEIS CONTRA-HEGEMÔNICOS / \r\n AXIS 09 - BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING: BREACHES AND OTHER COUNTER-HEGEMONIC POSSIBILITIES (ONLINE) """ "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID223_TB48_24042025171953.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEBER SOUZA MENESES" "autor_nome_curto" => "CLEBER MENESES" "autor_email" => "cleber.cultura@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }