Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

GÊNEROS E SEXUALIDADES EM REDES EXTENSIONISTAS: LINHAS DE ESTÓRIAS EM TOM MENOR NA COMPOSIÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA BOLSEIRA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 09 - CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: BRECHAS E OUTROS POSSÍVEIS CONTRA-HEGEMÔNICOS / AXIS 09 - BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING: BREACHES AND OTHER COUNTER-HEGEMONIC POSSIBILITIES (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121479
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 77
    "inscrito_id" => 117
    "titulo" => "GÊNEROS E SEXUALIDADES EM REDES EXTENSIONISTAS: LINHAS DE ESTÓRIAS EM TOM MENOR NA COMPOSIÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA BOLSEIRA"
    "resumo" => "Neste texto objetivamos, a partir da composição de um exercício reflexivo com a ‘Teoria da Bolsa da Ficção’ de Ursula K. Le Guin, revisitar, recoletar, semear e/ou recontar as estórias, de professores/as, reunidas em um curso de extensão em redes de conversações com gêneros e sexualidades na Educação em Ciências e Biologia, cartografando as estratégias e possibilidades de produções curriculares que visibilizem exercícios educacionais menores no encontro com gêneros e sexualidades. As estórias tecidas no referido projeto de extensão ajudaram a compor o que invencionamos de uma Educação em Biologia bolseira, como uma aposta de experimentar e pensar, junto às linhas de estórias em tom menor, possibilidades de habitar, multiplicar rotas e se relacionar com os territórios de maneiras diferentes dos usos da regulação, controle e normatização que capturam e figuram o heroísmo dos gêneros e das sexualidades. Na bolsa cerzida com o projeto de extensão, guardamos línguas menores, lutas políticas dissidentes e narrativas não heroicas. Com a Educação em Biologia bolseira podemos criar alargamentos imaginários que operam fora da relação do protagonismo heroico da branquitude; da cisheteronormatividade, do determinismo biológico; da semântica do dimorfismo sexual; práticas de estar nos territórios, em coletivo, a partir de outras estórias que são coletadas, contadas e conectadas umas às outras; e, ferramentas que nos ajudam a não esquecer de quais estórias queremos continuar contando ou queremos inventar, formando pequenas redes coletivas – evocando a necessidade de re-contar outras estórias com os gêneros e as sexualidades – não solitárias e reinantes como a cartografia única do herói. Consideramos que ainda há muitas sementes para serem coletadas e semeadas nos territórios e espaços para a presença de estórias na bolsa da Educação em Biologia que tonalizam a feitura do manejo de linhas menores que vivem e cavam (caminhos) para uma nova terra."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => """
      EIXO 09 - CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: BRECHAS E OUTROS POSSÍVEIS CONTRA-HEGEMÔNICOS / \r\n
      AXIS 09 - BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING: BREACHES AND OTHER COUNTER-HEGEMONIC POSSIBILITIES (ONLINE)
      """
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID117_TB77_01042025122157.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRO PRADO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SANDRO PRADO"
    "autor_email" => "sandro.santos@ufu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121479
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 77
    "inscrito_id" => 117
    "titulo" => "GÊNEROS E SEXUALIDADES EM REDES EXTENSIONISTAS: LINHAS DE ESTÓRIAS EM TOM MENOR NA COMPOSIÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA BOLSEIRA"
    "resumo" => "Neste texto objetivamos, a partir da composição de um exercício reflexivo com a ‘Teoria da Bolsa da Ficção’ de Ursula K. Le Guin, revisitar, recoletar, semear e/ou recontar as estórias, de professores/as, reunidas em um curso de extensão em redes de conversações com gêneros e sexualidades na Educação em Ciências e Biologia, cartografando as estratégias e possibilidades de produções curriculares que visibilizem exercícios educacionais menores no encontro com gêneros e sexualidades. As estórias tecidas no referido projeto de extensão ajudaram a compor o que invencionamos de uma Educação em Biologia bolseira, como uma aposta de experimentar e pensar, junto às linhas de estórias em tom menor, possibilidades de habitar, multiplicar rotas e se relacionar com os territórios de maneiras diferentes dos usos da regulação, controle e normatização que capturam e figuram o heroísmo dos gêneros e das sexualidades. Na bolsa cerzida com o projeto de extensão, guardamos línguas menores, lutas políticas dissidentes e narrativas não heroicas. Com a Educação em Biologia bolseira podemos criar alargamentos imaginários que operam fora da relação do protagonismo heroico da branquitude; da cisheteronormatividade, do determinismo biológico; da semântica do dimorfismo sexual; práticas de estar nos territórios, em coletivo, a partir de outras estórias que são coletadas, contadas e conectadas umas às outras; e, ferramentas que nos ajudam a não esquecer de quais estórias queremos continuar contando ou queremos inventar, formando pequenas redes coletivas – evocando a necessidade de re-contar outras estórias com os gêneros e as sexualidades – não solitárias e reinantes como a cartografia única do herói. Consideramos que ainda há muitas sementes para serem coletadas e semeadas nos territórios e espaços para a presença de estórias na bolsa da Educação em Biologia que tonalizam a feitura do manejo de linhas menores que vivem e cavam (caminhos) para uma nova terra."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => """
      EIXO 09 - CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: BRECHAS E OUTROS POSSÍVEIS CONTRA-HEGEMÔNICOS / \r\n
      AXIS 09 - BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING: BREACHES AND OTHER COUNTER-HEGEMONIC POSSIBILITIES (ONLINE)
      """
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID117_TB77_01042025122157.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRO PRADO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SANDRO PRADO"
    "autor_email" => "sandro.santos@ufu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Neste texto objetivamos, a partir da composição de um exercício reflexivo com a ‘Teoria da Bolsa da Ficção’ de Ursula K. Le Guin, revisitar, recoletar, semear e/ou recontar as estórias, de professores/as, reunidas em um curso de extensão em redes de conversações com gêneros e sexualidades na Educação em Ciências e Biologia, cartografando as estratégias e possibilidades de produções curriculares que visibilizem exercícios educacionais menores no encontro com gêneros e sexualidades. As estórias tecidas no referido projeto de extensão ajudaram a compor o que invencionamos de uma Educação em Biologia bolseira, como uma aposta de experimentar e pensar, junto às linhas de estórias em tom menor, possibilidades de habitar, multiplicar rotas e se relacionar com os territórios de maneiras diferentes dos usos da regulação, controle e normatização que capturam e figuram o heroísmo dos gêneros e das sexualidades. Na bolsa cerzida com o projeto de extensão, guardamos línguas menores, lutas políticas dissidentes e narrativas não heroicas. Com a Educação em Biologia bolseira podemos criar alargamentos imaginários que operam fora da relação do protagonismo heroico da branquitude; da cisheteronormatividade, do determinismo biológico; da semântica do dimorfismo sexual; práticas de estar nos territórios, em coletivo, a partir de outras estórias que são coletadas, contadas e conectadas umas às outras; e, ferramentas que nos ajudam a não esquecer de quais estórias queremos continuar contando ou queremos inventar, formando pequenas redes coletivas – evocando a necessidade de re-contar outras estórias com os gêneros e as sexualidades – não solitárias e reinantes como a cartografia única do herói. Consideramos que ainda há muitas sementes para serem coletadas e semeadas nos territórios e espaços para a presença de estórias na bolsa da Educação em Biologia que tonalizam a feitura do manejo de linhas menores que vivem e cavam (caminhos) para uma nova terra.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.