GÊNEROS E SEXUALIDADES EM REDES EXTENSIONISTAS: LINHAS DE ESTÓRIAS EM TOM MENOR NA COMPOSIÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA BOLSEIRA
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121479 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 77 "inscrito_id" => 117 "titulo" => "GÊNEROS E SEXUALIDADES EM REDES EXTENSIONISTAS: LINHAS DE ESTÓRIAS EM TOM MENOR NA COMPOSIÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA BOLSEIRA" "resumo" => "Neste texto objetivamos, a partir da composição de um exercício reflexivo com a ‘Teoria da Bolsa da Ficção’ de Ursula K. Le Guin, revisitar, recoletar, semear e/ou recontar as estórias, de professores/as, reunidas em um curso de extensão em redes de conversações com gêneros e sexualidades na Educação em Ciências e Biologia, cartografando as estratégias e possibilidades de produções curriculares que visibilizem exercícios educacionais menores no encontro com gêneros e sexualidades. As estórias tecidas no referido projeto de extensão ajudaram a compor o que invencionamos de uma Educação em Biologia bolseira, como uma aposta de experimentar e pensar, junto às linhas de estórias em tom menor, possibilidades de habitar, multiplicar rotas e se relacionar com os territórios de maneiras diferentes dos usos da regulação, controle e normatização que capturam e figuram o heroísmo dos gêneros e das sexualidades. Na bolsa cerzida com o projeto de extensão, guardamos línguas menores, lutas políticas dissidentes e narrativas não heroicas. Com a Educação em Biologia bolseira podemos criar alargamentos imaginários que operam fora da relação do protagonismo heroico da branquitude; da cisheteronormatividade, do determinismo biológico; da semântica do dimorfismo sexual; práticas de estar nos territórios, em coletivo, a partir de outras estórias que são coletadas, contadas e conectadas umas às outras; e, ferramentas que nos ajudam a não esquecer de quais estórias queremos continuar contando ou queremos inventar, formando pequenas redes coletivas – evocando a necessidade de re-contar outras estórias com os gêneros e as sexualidades – não solitárias e reinantes como a cartografia única do herói. Consideramos que ainda há muitas sementes para serem coletadas e semeadas nos territórios e espaços para a presença de estórias na bolsa da Educação em Biologia que tonalizam a feitura do manejo de linhas menores que vivem e cavam (caminhos) para uma nova terra." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => """ EIXO 09 - CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: BRECHAS E OUTROS POSSÍVEIS CONTRA-HEGEMÔNICOS / \r\n AXIS 09 - BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING: BREACHES AND OTHER COUNTER-HEGEMONIC POSSIBILITIES (ONLINE) """ "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID117_TB77_01042025122157.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRO PRADO SANTOS" "autor_nome_curto" => "SANDRO PRADO" "autor_email" => "sandro.santos@ufu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121479 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 77 "inscrito_id" => 117 "titulo" => "GÊNEROS E SEXUALIDADES EM REDES EXTENSIONISTAS: LINHAS DE ESTÓRIAS EM TOM MENOR NA COMPOSIÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA BOLSEIRA" "resumo" => "Neste texto objetivamos, a partir da composição de um exercício reflexivo com a ‘Teoria da Bolsa da Ficção’ de Ursula K. Le Guin, revisitar, recoletar, semear e/ou recontar as estórias, de professores/as, reunidas em um curso de extensão em redes de conversações com gêneros e sexualidades na Educação em Ciências e Biologia, cartografando as estratégias e possibilidades de produções curriculares que visibilizem exercícios educacionais menores no encontro com gêneros e sexualidades. As estórias tecidas no referido projeto de extensão ajudaram a compor o que invencionamos de uma Educação em Biologia bolseira, como uma aposta de experimentar e pensar, junto às linhas de estórias em tom menor, possibilidades de habitar, multiplicar rotas e se relacionar com os territórios de maneiras diferentes dos usos da regulação, controle e normatização que capturam e figuram o heroísmo dos gêneros e das sexualidades. Na bolsa cerzida com o projeto de extensão, guardamos línguas menores, lutas políticas dissidentes e narrativas não heroicas. Com a Educação em Biologia bolseira podemos criar alargamentos imaginários que operam fora da relação do protagonismo heroico da branquitude; da cisheteronormatividade, do determinismo biológico; da semântica do dimorfismo sexual; práticas de estar nos territórios, em coletivo, a partir de outras estórias que são coletadas, contadas e conectadas umas às outras; e, ferramentas que nos ajudam a não esquecer de quais estórias queremos continuar contando ou queremos inventar, formando pequenas redes coletivas – evocando a necessidade de re-contar outras estórias com os gêneros e as sexualidades – não solitárias e reinantes como a cartografia única do herói. Consideramos que ainda há muitas sementes para serem coletadas e semeadas nos territórios e espaços para a presença de estórias na bolsa da Educação em Biologia que tonalizam a feitura do manejo de linhas menores que vivem e cavam (caminhos) para uma nova terra." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => """ EIXO 09 - CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: BRECHAS E OUTROS POSSÍVEIS CONTRA-HEGEMÔNICOS / \r\n AXIS 09 - BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING: BREACHES AND OTHER COUNTER-HEGEMONIC POSSIBILITIES (ONLINE) """ "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID117_TB77_01042025122157.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRO PRADO SANTOS" "autor_nome_curto" => "SANDRO PRADO" "autor_email" => "sandro.santos@ufu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }