Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

A EDUCAÇÃO SEXUAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS COM OS PPCS DE PEDAGOGIA DA UEMG

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 14 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL / AXIS 14 - GENDER AND SEXUALITY IN TEACHER EDUCATION IN BRAZIL (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121524
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 179
    "inscrito_id" => 569
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO SEXUAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS COM OS PPCS DE PEDAGOGIA DA UEMG"
    "resumo" => "É possível a professora ministrar conteúdos de educação sexual e diversidade de gênero sem ter a formação adequada, sem ter tido contato com tais assuntos no período de graduação? Essa questão foi o ponto de partida para a elaboração desta pesquisa já concluída. A pesquisa, de caráter qualitativa de abordagem documental e bibliográfica teve como objetivo analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), buscando entender de que maneira a presença ou a ausência de disciplinas e suas respectivas ementas voltadas à educação sexual, diversidade sexual e estudos de gênero podem influenciar o domínio desses conteúdos na prática docente. O estudo baseou-se em dados obtidos por meio de revisão bibliográfica e análise documental de 11 PPCs, utilizando palavras-chave para mapear e facilitar a comparação entre os PPCs. A revisão bibliográfica teve como referência principal o trabalho de Louro (2008), que contribuiu para a análise dos estudos de gênero e sexualidade, além de Furlani (2011), que fundamentou a compreensão sobre a importância da educação sexual. O objetivo central da pesquisa foi ressaltar a relevância de incluir no currículo acadêmico disciplinas que abordem a diversidade de gênero e a educação sexual, de modo a melhorar a formação das futuras professoras e prepará-las para tratar desses temas em sala de aula. A pesquisa chegou à conclusão preliminar de que há uma escassez de disciplinas e ementas específicas sobre o tema, tal panorama tem relação com as relações de poder que envolvem resistências e estratégias para a criação de novas disciplinas, consolidação das poucas existentes e negociações para avanços nos PPCs da UEMG. Esse processo diz muito sobre formação docente, sobre as disciplinas necessárias no currículo e aquelas que ainda buscam espaço nas propostas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 14 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL / AXIS 14 - GENDER AND SEXUALITY IN TEACHER EDUCATION IN BRAZIL (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID569_TB179_14042025191545.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONARA CRISTINA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MONARA"
    "autor_email" => "monara.0791525@discente.uemg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121524
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 179
    "inscrito_id" => 569
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO SEXUAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS COM OS PPCS DE PEDAGOGIA DA UEMG"
    "resumo" => "É possível a professora ministrar conteúdos de educação sexual e diversidade de gênero sem ter a formação adequada, sem ter tido contato com tais assuntos no período de graduação? Essa questão foi o ponto de partida para a elaboração desta pesquisa já concluída. A pesquisa, de caráter qualitativa de abordagem documental e bibliográfica teve como objetivo analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), buscando entender de que maneira a presença ou a ausência de disciplinas e suas respectivas ementas voltadas à educação sexual, diversidade sexual e estudos de gênero podem influenciar o domínio desses conteúdos na prática docente. O estudo baseou-se em dados obtidos por meio de revisão bibliográfica e análise documental de 11 PPCs, utilizando palavras-chave para mapear e facilitar a comparação entre os PPCs. A revisão bibliográfica teve como referência principal o trabalho de Louro (2008), que contribuiu para a análise dos estudos de gênero e sexualidade, além de Furlani (2011), que fundamentou a compreensão sobre a importância da educação sexual. O objetivo central da pesquisa foi ressaltar a relevância de incluir no currículo acadêmico disciplinas que abordem a diversidade de gênero e a educação sexual, de modo a melhorar a formação das futuras professoras e prepará-las para tratar desses temas em sala de aula. A pesquisa chegou à conclusão preliminar de que há uma escassez de disciplinas e ementas específicas sobre o tema, tal panorama tem relação com as relações de poder que envolvem resistências e estratégias para a criação de novas disciplinas, consolidação das poucas existentes e negociações para avanços nos PPCs da UEMG. Esse processo diz muito sobre formação docente, sobre as disciplinas necessárias no currículo e aquelas que ainda buscam espaço nas propostas pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 14 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL / AXIS 14 - GENDER AND SEXUALITY IN TEACHER EDUCATION IN BRAZIL (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID569_TB179_14042025191545.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONARA CRISTINA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MONARA"
    "autor_email" => "monara.0791525@discente.uemg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

É possível a professora ministrar conteúdos de educação sexual e diversidade de gênero sem ter a formação adequada, sem ter tido contato com tais assuntos no período de graduação? Essa questão foi o ponto de partida para a elaboração desta pesquisa já concluída. A pesquisa, de caráter qualitativa de abordagem documental e bibliográfica teve como objetivo analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), buscando entender de que maneira a presença ou a ausência de disciplinas e suas respectivas ementas voltadas à educação sexual, diversidade sexual e estudos de gênero podem influenciar o domínio desses conteúdos na prática docente. O estudo baseou-se em dados obtidos por meio de revisão bibliográfica e análise documental de 11 PPCs, utilizando palavras-chave para mapear e facilitar a comparação entre os PPCs. A revisão bibliográfica teve como referência principal o trabalho de Louro (2008), que contribuiu para a análise dos estudos de gênero e sexualidade, além de Furlani (2011), que fundamentou a compreensão sobre a importância da educação sexual. O objetivo central da pesquisa foi ressaltar a relevância de incluir no currículo acadêmico disciplinas que abordem a diversidade de gênero e a educação sexual, de modo a melhorar a formação das futuras professoras e prepará-las para tratar desses temas em sala de aula. A pesquisa chegou à conclusão preliminar de que há uma escassez de disciplinas e ementas específicas sobre o tema, tal panorama tem relação com as relações de poder que envolvem resistências e estratégias para a criação de novas disciplinas, consolidação das poucas existentes e negociações para avanços nos PPCs da UEMG. Esse processo diz muito sobre formação docente, sobre as disciplinas necessárias no currículo e aquelas que ainda buscam espaço nas propostas pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.