DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NO ENFRENTAMENTO AO RACISMO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: EMERGÊNCIAS E RESISTÊNCIAS NOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS
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Entre 1990 e os anos 2000, consolidou-se uma significativa produção acadêmica, reunindo pesquisas quantitativas e qualitativas que evidenciaram a persistência das desigualdades raciais em diversos indicadores sociais, especialmente no acesso e permanência nos diferentes níveis de ensino. Esses estudos demonstraram como as disparidades raciais impactam diretamente as trajetórias educacionais de crianças e jovens, reforçando exclusões históricas. Na educação infantil, o racismo manifesta-se de forma estrutural e cotidiana, permeando as relações entre crianças, profissionais da educação e famílias. As interações escolares refletem estereótipos e práticas discriminatórias que influenciam o desenvolvimento infantil e a construção da identidade racial desde os primeiros anos de vida. Este artigo busca sistematizar a produção contemporânea sobre o tema, mapeando estudos a partir de 2003, ano da implementação do marco normativo que tornou obrigatória a educação para as relações étnico-raciais em todos os níveis de ensino, bem como o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena desde a educação infantil. A pesquisa tem como objetivo identificar os desafios contemporâneos no enfrentamento ao racismo na primeira infância, analisar o impacto desse campo normativo e destacar as emergências e resistências desenvolvidas por profissionais da educação e pelas próprias crianças nos diferentes contextos educacionais. O estudo contribui para a compreensão das formas de agenciamento e transformação no cotidiano escolar, ressaltando estratégias de enfrentamento ao racismo e promoção da equidade na educação infantil." 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