RELATO DE EXPERIÊNCIA: DEBATENDO PEDAGOGIAS DAS INFÂNCIAS, IDENTIDADES/DIFERENÇAS NA DISCIPLINA DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121708 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 504 "inscrito_id" => 1182 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: DEBATENDO PEDAGOGIAS DAS INFÂNCIAS, IDENTIDADES/DIFERENÇAS NA DISCIPLINA DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a docência voluntária na disciplina de Experiências Formativas na Educação Física da Educação Infantil no primeiro semestre de 2024, sob supervisão do professor Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, com uma carga horária total de 68 horas-aula. O trabalho foi fundamentado em uma abordagem sociológica das infâncias e das crianças, considerando a historicidade da Educação Infantil e sua transição do assistencialismo para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A prática docente envolveu a articulação entre Educação/Pedagogias das Infâncias e a Educação Física, abordando a organização do trabalho pedagógico por meio de objetivos, conteúdos, metodologias e processos avaliativos adequados a esse nível de ensino. Foram exploradas as culturas da infância, incluindo cultura de pares, identidade e diferenças (gênero, raça, etnia, gerações, religiosidades), além da pedagogia dos corpos e das especificidades das sessões com bebês, crianças bem pequenas e pequenas. A experiência possibilitou aos graduandos dos cursos de pedagogia e educação física a aplicação da pedagogia do jogo e da sociologia da infância na Educação Física, bem como a construção de práticas pedagógicas baseadas em unidades temáticas, como lutas, cultura circense, ginásticas, atividades rítmicas-expressivas e jogos. A avaliação das aprendizagens foi compreendida como um processo contínuo e integrado à prática, respeitando as características e necessidades das crianças na Educação Infantil. Os resultados indicam a importância da intencionalidade pedagógica na Educação Física para a infância e evidenciam a relevância da docência voluntária na formação inicial de professores, permitindo um aprendizado significativo sobre o ‘aprender a ensinar’." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 19 - INFÂNCIAS, GÊNERO E SEXUALIDADES: RESISTÊNCIAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE RETROCESSOS / AXIS 19 - INFANCIES, GENDER, AND SEXUALITIES: POSSIBLE RESISTANCES IN TIMES OF SETBACKS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1182_TB504_21052025165022.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA TATIANE SANTOS CARVALHO" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA" "autor_email" => "barbaratscef@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121708 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 504 "inscrito_id" => 1182 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: DEBATENDO PEDAGOGIAS DAS INFÂNCIAS, IDENTIDADES/DIFERENÇAS NA DISCIPLINA DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a docência voluntária na disciplina de Experiências Formativas na Educação Física da Educação Infantil no primeiro semestre de 2024, sob supervisão do professor Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, com uma carga horária total de 68 horas-aula. O trabalho foi fundamentado em uma abordagem sociológica das infâncias e das crianças, considerando a historicidade da Educação Infantil e sua transição do assistencialismo para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A prática docente envolveu a articulação entre Educação/Pedagogias das Infâncias e a Educação Física, abordando a organização do trabalho pedagógico por meio de objetivos, conteúdos, metodologias e processos avaliativos adequados a esse nível de ensino. Foram exploradas as culturas da infância, incluindo cultura de pares, identidade e diferenças (gênero, raça, etnia, gerações, religiosidades), além da pedagogia dos corpos e das especificidades das sessões com bebês, crianças bem pequenas e pequenas. A experiência possibilitou aos graduandos dos cursos de pedagogia e educação física a aplicação da pedagogia do jogo e da sociologia da infância na Educação Física, bem como a construção de práticas pedagógicas baseadas em unidades temáticas, como lutas, cultura circense, ginásticas, atividades rítmicas-expressivas e jogos. A avaliação das aprendizagens foi compreendida como um processo contínuo e integrado à prática, respeitando as características e necessidades das crianças na Educação Infantil. Os resultados indicam a importância da intencionalidade pedagógica na Educação Física para a infância e evidenciam a relevância da docência voluntária na formação inicial de professores, permitindo um aprendizado significativo sobre o ‘aprender a ensinar’." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 19 - INFÂNCIAS, GÊNERO E SEXUALIDADES: RESISTÊNCIAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE RETROCESSOS / AXIS 19 - INFANCIES, GENDER, AND SEXUALITIES: POSSIBLE RESISTANCES IN TIMES OF SETBACKS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1182_TB504_21052025165022.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA TATIANE SANTOS CARVALHO" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA" "autor_email" => "barbaratscef@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }