FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DA UFBA PARA ABORDAR TEMÁTICAS DE SEXUALIDADE E GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121706 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 499 "inscrito_id" => 1214 "titulo" => "FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DA UFBA PARA ABORDAR TEMÁTICAS DE SEXUALIDADE E GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que norteia a educação básica do ensino público e privado no Brasil, apresenta competências acerca dos direitos humanos e sobre a diversidade, que embora sejam fundamentais, frequentemente se limitam ao abordar temas relacionados à sexualidade e gênero, permeando o senso comum que atrela a sexualidade à saúde reprodutiva e o gênero a uma perspectiva heternormativa e cisgênera. Tal visão reducionista, negligencia e ignora a ampla diversidade e pluralidade de identidades presente na sociedade. Diante deste cenário, este trabalho visa refletir acerca de experiências de estudantes da Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em atividades extensionistas e de pesquisa envolvendo as temáticas de gênero e sexualidade na educação. Nesse contexto, descrevem-se os projetos que as autoras e o autor deste estão inseridos, relatando de que forma essas atividades contribuem para a formação docente e para a humanização do ensino de Ciências. Os resultados preliminares destacam como essas atividades enriquecem os currículos e permitem mudanças não só do ponto de vista educacional, mas também pessoal, demonstrando efeitos positivos das experiências vivenciadas, promovendo uma maior compreensão e sensibilidade a partir das temáticas abordadas nesses projetos, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e sociais ressaltando a importância das abordagens de gênero e sexualidade na formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => """ EIXO 09 - CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: BRECHAS E OUTROS POSSÍVEIS CONTRA-HEGEMÔNICOS / \r\n AXIS 09 - BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING: BREACHES AND OTHER COUNTER-HEGEMONIC POSSIBILITIES (ONLINE) """ "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1214_TB499_24042025120222.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA Paula" "autor_email" => "anapaulagomes2509@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121706 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 499 "inscrito_id" => 1214 "titulo" => "FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DA UFBA PARA ABORDAR TEMÁTICAS DE SEXUALIDADE E GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que norteia a educação básica do ensino público e privado no Brasil, apresenta competências acerca dos direitos humanos e sobre a diversidade, que embora sejam fundamentais, frequentemente se limitam ao abordar temas relacionados à sexualidade e gênero, permeando o senso comum que atrela a sexualidade à saúde reprodutiva e o gênero a uma perspectiva heternormativa e cisgênera. Tal visão reducionista, negligencia e ignora a ampla diversidade e pluralidade de identidades presente na sociedade. Diante deste cenário, este trabalho visa refletir acerca de experiências de estudantes da Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em atividades extensionistas e de pesquisa envolvendo as temáticas de gênero e sexualidade na educação. Nesse contexto, descrevem-se os projetos que as autoras e o autor deste estão inseridos, relatando de que forma essas atividades contribuem para a formação docente e para a humanização do ensino de Ciências. Os resultados preliminares destacam como essas atividades enriquecem os currículos e permitem mudanças não só do ponto de vista educacional, mas também pessoal, demonstrando efeitos positivos das experiências vivenciadas, promovendo uma maior compreensão e sensibilidade a partir das temáticas abordadas nesses projetos, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e sociais ressaltando a importância das abordagens de gênero e sexualidade na formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => """ EIXO 09 - CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: BRECHAS E OUTROS POSSÍVEIS CONTRA-HEGEMÔNICOS / \r\n AXIS 09 - BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING: BREACHES AND OTHER COUNTER-HEGEMONIC POSSIBILITIES (ONLINE) """ "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1214_TB499_24042025120222.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA Paula" "autor_email" => "anapaulagomes2509@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }