Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

“AS ROUPAS TÊM GÊNERO, GAROTINHO”, E O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA TAMBÉM: ATRAVESSAMENTOS NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR EM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 50 - (BIO)DOCÊNCIAS E PEDAGOGIAS DE SEXUALIDADE, CORPO E GÊNERO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES / AXIS 50 - (BIO)SCIENCES AND PEDAGOGIES OF SEXUALITY, BODY, AND GENDER: INTERDISCIPLINARY DIALOGUES (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121715
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 512
    "inscrito_id" => 1207
    "titulo" => "“AS ROUPAS TÊM GÊNERO, GAROTINHO”, E O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA TAMBÉM: ATRAVESSAMENTOS NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR EM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS"
    "resumo" => "As histórias de vida estão presentes ao longo dos processos formativos docentes, podendo contribuir para uma formação que esteja engajada na percepção de diferentes situações marcadas pelas dimensões de corpo, raça, gênero e sexualidade que estejam envolvidas em contextos educativos de emancipação, discriminação, respeito e violência. Nesse sentido, este trabalho resulta de uma investigação de cunho autobiográfico em que nos debruçamos em experiências e narrativas de vida do primeiro autor ao pensar na sua formação enquanto professor de ciências e biologia, tanto em seus processos de escolarização quanto no ensino superior. Para tal, nestes escritos focamos na narrativa “As roupas têm ge?nero, garotinho”, a qual percorre uma cena de aula em que, durante o fim da infância e início da adolescência, a partir de uma intervenção violenta de uma professora, que afirma que “as roupas tem gênero” – separadas entre o que meninos e meninas podem ou não usar –, trazemos para a discussão que os modos como o ensino – com foco em ciências e biologia – tem se constituído também acontece de forma a reforçar estereótipos de gênero. Com isso, percorremos nossas discussões em atravessamentos problematizadores acerca de corpo, rac?a, ge?nero e sexualidade e como a educac?a?o em cie?ncia se engaja com essas questões. Em síntese, as construções dessas noções envolvem-se nas diversas dinâmicas educacionais no bojo da educação em ciências e biologia, fundamentando-se em uma percepção emancipatória do desenvolvimento dessas noções pouco agenciadas nos espaços formativos. Por fim, essas educações, que tantas vezes não necessariamente estão explicitamente na agenda formativa, são contribuintes na formação docente em uma educação em ciências que podem cultivar maneiras de respeito à multiplicidade de seus agentes e atores no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 50 - (BIO)DOCÊNCIAS E PEDAGOGIAS DE SEXUALIDADE, CORPO E GÊNERO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES / AXIS 50 - (BIO)SCIENCES AND PEDAGOGIES OF SEXUALITY, BODY, AND GENDER: INTERDISCIPLINARY DIALOGUES (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1207_TB512_26052025235534.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WEULLER DE OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "WEULLER"
    "autor_email" => "euweullersantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121715
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 512
    "inscrito_id" => 1207
    "titulo" => "“AS ROUPAS TÊM GÊNERO, GAROTINHO”, E O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA TAMBÉM: ATRAVESSAMENTOS NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR EM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS"
    "resumo" => "As histórias de vida estão presentes ao longo dos processos formativos docentes, podendo contribuir para uma formação que esteja engajada na percepção de diferentes situações marcadas pelas dimensões de corpo, raça, gênero e sexualidade que estejam envolvidas em contextos educativos de emancipação, discriminação, respeito e violência. Nesse sentido, este trabalho resulta de uma investigação de cunho autobiográfico em que nos debruçamos em experiências e narrativas de vida do primeiro autor ao pensar na sua formação enquanto professor de ciências e biologia, tanto em seus processos de escolarização quanto no ensino superior. Para tal, nestes escritos focamos na narrativa “As roupas têm ge?nero, garotinho”, a qual percorre uma cena de aula em que, durante o fim da infância e início da adolescência, a partir de uma intervenção violenta de uma professora, que afirma que “as roupas tem gênero” – separadas entre o que meninos e meninas podem ou não usar –, trazemos para a discussão que os modos como o ensino – com foco em ciências e biologia – tem se constituído também acontece de forma a reforçar estereótipos de gênero. Com isso, percorremos nossas discussões em atravessamentos problematizadores acerca de corpo, rac?a, ge?nero e sexualidade e como a educac?a?o em cie?ncia se engaja com essas questões. Em síntese, as construções dessas noções envolvem-se nas diversas dinâmicas educacionais no bojo da educação em ciências e biologia, fundamentando-se em uma percepção emancipatória do desenvolvimento dessas noções pouco agenciadas nos espaços formativos. Por fim, essas educações, que tantas vezes não necessariamente estão explicitamente na agenda formativa, são contribuintes na formação docente em uma educação em ciências que podem cultivar maneiras de respeito à multiplicidade de seus agentes e atores no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 50 - (BIO)DOCÊNCIAS E PEDAGOGIAS DE SEXUALIDADE, CORPO E GÊNERO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES / AXIS 50 - (BIO)SCIENCES AND PEDAGOGIES OF SEXUALITY, BODY, AND GENDER: INTERDISCIPLINARY DIALOGUES (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1207_TB512_26052025235534.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WEULLER DE OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "WEULLER"
    "autor_email" => "euweullersantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

As histórias de vida estão presentes ao longo dos processos formativos docentes, podendo contribuir para uma formação que esteja engajada na percepção de diferentes situações marcadas pelas dimensões de corpo, raça, gênero e sexualidade que estejam envolvidas em contextos educativos de emancipação, discriminação, respeito e violência. Nesse sentido, este trabalho resulta de uma investigação de cunho autobiográfico em que nos debruçamos em experiências e narrativas de vida do primeiro autor ao pensar na sua formação enquanto professor de ciências e biologia, tanto em seus processos de escolarização quanto no ensino superior. Para tal, nestes escritos focamos na narrativa “As roupas têm ge?nero, garotinho”, a qual percorre uma cena de aula em que, durante o fim da infância e início da adolescência, a partir de uma intervenção violenta de uma professora, que afirma que “as roupas tem gênero” – separadas entre o que meninos e meninas podem ou não usar –, trazemos para a discussão que os modos como o ensino – com foco em ciências e biologia – tem se constituído também acontece de forma a reforçar estereótipos de gênero. Com isso, percorremos nossas discussões em atravessamentos problematizadores acerca de corpo, rac?a, ge?nero e sexualidade e como a educac?a?o em cie?ncia se engaja com essas questões. Em síntese, as construções dessas noções envolvem-se nas diversas dinâmicas educacionais no bojo da educação em ciências e biologia, fundamentando-se em uma percepção emancipatória do desenvolvimento dessas noções pouco agenciadas nos espaços formativos. Por fim, essas educações, que tantas vezes não necessariamente estão explicitamente na agenda formativa, são contribuintes na formação docente em uma educação em ciências que podem cultivar maneiras de respeito à multiplicidade de seus agentes e atores no âmbito escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.