Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

“JÁ VI MENINOS AGREDIR MENINAS, MAS SEMPRE EXISTE ALGUMA COISA ANTES”: PROBLEMATIZANDO VIOLÊNCIAS (DE GÊNERO) NAS ESCOLAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 50 - (BIO)DOCÊNCIAS E PEDAGOGIAS DE SEXUALIDADE, CORPO E GÊNERO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES / AXIS 50 - (BIO)SCIENCES AND PEDAGOGIES OF SEXUALITY, BODY, AND GENDER: INTERDISCIPLINARY DIALOGUES (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121702
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 494
    "inscrito_id" => 1039
    "titulo" => "“JÁ VI MENINOS AGREDIR MENINAS, MAS SEMPRE EXISTE ALGUMA COISA ANTES”: PROBLEMATIZANDO VIOLÊNCIAS (DE GÊNERO) NAS ESCOLAS"
    "resumo" => "Este trabalho é oriundo de um recorte de uma pesquisa que foi desenvolvida no Mestrado em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande. Temos como principal objetivo analisar narrativas docentes sobre violências de gênero no contexto socioeducacional. Nosso referencial teórico situa-se no campo dos Estudos Culturais e Feministas, na vertente Pós-Estruturalista, possibilitando problematizar a linguagem e as práticas discursivas acerca de machismos, misoginias e sexismos, como formas de contribuir para desnaturalizar violências de gênero no contexto socioeducacional. Como estratégia metodológica, utilizamos entrevistas narrativas, que foram realizadas com 10 professores/as da Educação Básica, da rede pública de ensino, de duas escolas municipais localizadas no Cariri cearense. Como procedimento analítico, adotamos a investigação narrativa, por considerar sua potencialidade para pensar nas questões das desigualdades e violências de gênero em distintas instâncias socioeducacionais. Os resultados evidenciaram que as violências de gênero se fazem presentes nos ambientes socioeducacionais, multiplicando-se de diversas formas: por meio de ameaças, agressões, xingamentos, assédios, relacionamentos abusivos, homofobia, transfobia, racismos, feminicídios, entre outras, marcando negativamente as vidas de muitas pessoas, sobretudo, das mulheres e das pessoas LGBTQIA+. Por outro lado, os/as participantes sinalizaram um cenário favorável, que possibilita abordar as violências de gênero e feminismos de forma inter/transdisciplinar em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 50 - (BIO)DOCÊNCIAS E PEDAGOGIAS DE SEXUALIDADE, CORPO E GÊNERO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES / AXIS 50 - (BIO)SCIENCES AND PEDAGOGIES OF SEXUALITY, BODY, AND GENDER: INTERDISCIPLINARY DIALOGUES (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV213_ID1039_TB494_27052025134530.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EUGERBIA PAULA DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "EUGERBIA"
    "autor_email" => "eugerbiarochabs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121702
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 494
    "inscrito_id" => 1039
    "titulo" => "“JÁ VI MENINOS AGREDIR MENINAS, MAS SEMPRE EXISTE ALGUMA COISA ANTES”: PROBLEMATIZANDO VIOLÊNCIAS (DE GÊNERO) NAS ESCOLAS"
    "resumo" => "Este trabalho é oriundo de um recorte de uma pesquisa que foi desenvolvida no Mestrado em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande. Temos como principal objetivo analisar narrativas docentes sobre violências de gênero no contexto socioeducacional. Nosso referencial teórico situa-se no campo dos Estudos Culturais e Feministas, na vertente Pós-Estruturalista, possibilitando problematizar a linguagem e as práticas discursivas acerca de machismos, misoginias e sexismos, como formas de contribuir para desnaturalizar violências de gênero no contexto socioeducacional. Como estratégia metodológica, utilizamos entrevistas narrativas, que foram realizadas com 10 professores/as da Educação Básica, da rede pública de ensino, de duas escolas municipais localizadas no Cariri cearense. Como procedimento analítico, adotamos a investigação narrativa, por considerar sua potencialidade para pensar nas questões das desigualdades e violências de gênero em distintas instâncias socioeducacionais. Os resultados evidenciaram que as violências de gênero se fazem presentes nos ambientes socioeducacionais, multiplicando-se de diversas formas: por meio de ameaças, agressões, xingamentos, assédios, relacionamentos abusivos, homofobia, transfobia, racismos, feminicídios, entre outras, marcando negativamente as vidas de muitas pessoas, sobretudo, das mulheres e das pessoas LGBTQIA+. Por outro lado, os/as participantes sinalizaram um cenário favorável, que possibilita abordar as violências de gênero e feminismos de forma inter/transdisciplinar em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 50 - (BIO)DOCÊNCIAS E PEDAGOGIAS DE SEXUALIDADE, CORPO E GÊNERO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES / AXIS 50 - (BIO)SCIENCES AND PEDAGOGIES OF SEXUALITY, BODY, AND GENDER: INTERDISCIPLINARY DIALOGUES (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV213_ID1039_TB494_27052025134530.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EUGERBIA PAULA DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "EUGERBIA"
    "autor_email" => "eugerbiarochabs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este trabalho é oriundo de um recorte de uma pesquisa que foi desenvolvida no Mestrado em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande. Temos como principal objetivo analisar narrativas docentes sobre violências de gênero no contexto socioeducacional. Nosso referencial teórico situa-se no campo dos Estudos Culturais e Feministas, na vertente Pós-Estruturalista, possibilitando problematizar a linguagem e as práticas discursivas acerca de machismos, misoginias e sexismos, como formas de contribuir para desnaturalizar violências de gênero no contexto socioeducacional. Como estratégia metodológica, utilizamos entrevistas narrativas, que foram realizadas com 10 professores/as da Educação Básica, da rede pública de ensino, de duas escolas municipais localizadas no Cariri cearense. Como procedimento analítico, adotamos a investigação narrativa, por considerar sua potencialidade para pensar nas questões das desigualdades e violências de gênero em distintas instâncias socioeducacionais. Os resultados evidenciaram que as violências de gênero se fazem presentes nos ambientes socioeducacionais, multiplicando-se de diversas formas: por meio de ameaças, agressões, xingamentos, assédios, relacionamentos abusivos, homofobia, transfobia, racismos, feminicídios, entre outras, marcando negativamente as vidas de muitas pessoas, sobretudo, das mulheres e das pessoas LGBTQIA+. Por outro lado, os/as participantes sinalizaram um cenário favorável, que possibilita abordar as violências de gênero e feminismos de forma inter/transdisciplinar em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.