Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

“EI PROFESSOR, TU É?”: PERCEPÇÕES QUE CIRCUNDAM UM PROFESSOR DISSIDENTE DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 50 - (BIO)DOCÊNCIAS E PEDAGOGIAS DE SEXUALIDADE, CORPO E GÊNERO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES / AXIS 50 - (BIO)SCIENCES AND PEDAGOGIES OF SEXUALITY, BODY, AND GENDER: INTERDISCIPLINARY DIALOGUES (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121717
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 514
    "inscrito_id" => 1207
    "titulo" => "“EI PROFESSOR, TU É?”: PERCEPÇÕES QUE CIRCUNDAM UM PROFESSOR DISSIDENTE DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Estar presente no chão da sala de aula durante os processos formativos torna-se uma construção alicerçada em experiências, conhecimentos e situações não ensinadas dentro das paredes da universidade e, dentre elas, estão as percepções referentes à sexualidade do professor pelos estudantes. Nesse ínterim, questionamos como as expertises aprendidas e construídas durante os nossos processos de aprendizagem nos preparam ou não para as indagações que nos atravessam, principalmente, aquelas que permeiam outros campos da vida docente, a exemplo, o nosso corpo, o nosso gênero e a nossa sexualidade. Este trabalho visa, a partir de uma pesquisa autobiográfica, pensar nas vivências do primeiro autor – um (futuro) professor dissidente de ciências e biologia que também se identifica enquanto homem cisgênero negro e gay – por meio das questões experimentadas durante os estágios obrigatórios no curso de licenciatura em Ciências Biológicas, envolvidas nas dinâmicas sociais acerca da sexualidade. O trabalho consiste no relato das experiências em estágios supervisionados em escolas públicas do sertão baiano, discussão e reflexão sobre as percepções dos estudantes sobre as sexualidades e como se dão as construções dos questionamentos da sexualidade docente. Nesse sentido, as perguntas envolvem sentenças como: “ah, o professor tem um jeitinho”, “percebi pela voz”, “o professor é?” entre outras. Isso nos mostra que a sexualidade, assim como outras dimensões constitutivas de nossas subjetividades, está inserida, falada e vivenciada dentro do âmbito escolar e que estas reflexões podem contribuir para um debate plural para o respeito às diversidades nas instituições e fora delas. Em síntese, as vivências do/a professor/a não conseguem se desvencilhar de características tidas como pessoais, podendo ser questionadas, expostas, reprimidas, discriminadas, mas também respeitadas, acolhidas e admiradas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 50 - (BIO)DOCÊNCIAS E PEDAGOGIAS DE SEXUALIDADE, CORPO E GÊNERO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES / AXIS 50 - (BIO)SCIENCES AND PEDAGOGIES OF SEXUALITY, BODY, AND GENDER: INTERDISCIPLINARY DIALOGUES (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1207_TB514_26052025235432.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WEULLER DE OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "WEULLER"
    "autor_email" => "euweullersantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121717
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 514
    "inscrito_id" => 1207
    "titulo" => "“EI PROFESSOR, TU É?”: PERCEPÇÕES QUE CIRCUNDAM UM PROFESSOR DISSIDENTE DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Estar presente no chão da sala de aula durante os processos formativos torna-se uma construção alicerçada em experiências, conhecimentos e situações não ensinadas dentro das paredes da universidade e, dentre elas, estão as percepções referentes à sexualidade do professor pelos estudantes. Nesse ínterim, questionamos como as expertises aprendidas e construídas durante os nossos processos de aprendizagem nos preparam ou não para as indagações que nos atravessam, principalmente, aquelas que permeiam outros campos da vida docente, a exemplo, o nosso corpo, o nosso gênero e a nossa sexualidade. Este trabalho visa, a partir de uma pesquisa autobiográfica, pensar nas vivências do primeiro autor – um (futuro) professor dissidente de ciências e biologia que também se identifica enquanto homem cisgênero negro e gay – por meio das questões experimentadas durante os estágios obrigatórios no curso de licenciatura em Ciências Biológicas, envolvidas nas dinâmicas sociais acerca da sexualidade. O trabalho consiste no relato das experiências em estágios supervisionados em escolas públicas do sertão baiano, discussão e reflexão sobre as percepções dos estudantes sobre as sexualidades e como se dão as construções dos questionamentos da sexualidade docente. Nesse sentido, as perguntas envolvem sentenças como: “ah, o professor tem um jeitinho”, “percebi pela voz”, “o professor é?” entre outras. Isso nos mostra que a sexualidade, assim como outras dimensões constitutivas de nossas subjetividades, está inserida, falada e vivenciada dentro do âmbito escolar e que estas reflexões podem contribuir para um debate plural para o respeito às diversidades nas instituições e fora delas. Em síntese, as vivências do/a professor/a não conseguem se desvencilhar de características tidas como pessoais, podendo ser questionadas, expostas, reprimidas, discriminadas, mas também respeitadas, acolhidas e admiradas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 50 - (BIO)DOCÊNCIAS E PEDAGOGIAS DE SEXUALIDADE, CORPO E GÊNERO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES / AXIS 50 - (BIO)SCIENCES AND PEDAGOGIES OF SEXUALITY, BODY, AND GENDER: INTERDISCIPLINARY DIALOGUES (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1207_TB514_26052025235432.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WEULLER DE OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "WEULLER"
    "autor_email" => "euweullersantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Estar presente no chão da sala de aula durante os processos formativos torna-se uma construção alicerçada em experiências, conhecimentos e situações não ensinadas dentro das paredes da universidade e, dentre elas, estão as percepções referentes à sexualidade do professor pelos estudantes. Nesse ínterim, questionamos como as expertises aprendidas e construídas durante os nossos processos de aprendizagem nos preparam ou não para as indagações que nos atravessam, principalmente, aquelas que permeiam outros campos da vida docente, a exemplo, o nosso corpo, o nosso gênero e a nossa sexualidade. Este trabalho visa, a partir de uma pesquisa autobiográfica, pensar nas vivências do primeiro autor – um (futuro) professor dissidente de ciências e biologia que também se identifica enquanto homem cisgênero negro e gay – por meio das questões experimentadas durante os estágios obrigatórios no curso de licenciatura em Ciências Biológicas, envolvidas nas dinâmicas sociais acerca da sexualidade. O trabalho consiste no relato das experiências em estágios supervisionados em escolas públicas do sertão baiano, discussão e reflexão sobre as percepções dos estudantes sobre as sexualidades e como se dão as construções dos questionamentos da sexualidade docente. Nesse sentido, as perguntas envolvem sentenças como: “ah, o professor tem um jeitinho”, “percebi pela voz”, “o professor é?” entre outras. Isso nos mostra que a sexualidade, assim como outras dimensões constitutivas de nossas subjetividades, está inserida, falada e vivenciada dentro do âmbito escolar e que estas reflexões podem contribuir para um debate plural para o respeito às diversidades nas instituições e fora delas. Em síntese, as vivências do/a professor/a não conseguem se desvencilhar de características tidas como pessoais, podendo ser questionadas, expostas, reprimidas, discriminadas, mas também respeitadas, acolhidas e admiradas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.