“EI PROFESSOR, TU É?”: PERCEPÇÕES QUE CIRCUNDAM UM PROFESSOR DISSIDENTE DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121717 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 514 "inscrito_id" => 1207 "titulo" => "“EI PROFESSOR, TU É?”: PERCEPÇÕES QUE CIRCUNDAM UM PROFESSOR DISSIDENTE DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Estar presente no chão da sala de aula durante os processos formativos torna-se uma construção alicerçada em experiências, conhecimentos e situações não ensinadas dentro das paredes da universidade e, dentre elas, estão as percepções referentes à sexualidade do professor pelos estudantes. Nesse ínterim, questionamos como as expertises aprendidas e construídas durante os nossos processos de aprendizagem nos preparam ou não para as indagações que nos atravessam, principalmente, aquelas que permeiam outros campos da vida docente, a exemplo, o nosso corpo, o nosso gênero e a nossa sexualidade. Este trabalho visa, a partir de uma pesquisa autobiográfica, pensar nas vivências do primeiro autor – um (futuro) professor dissidente de ciências e biologia que também se identifica enquanto homem cisgênero negro e gay – por meio das questões experimentadas durante os estágios obrigatórios no curso de licenciatura em Ciências Biológicas, envolvidas nas dinâmicas sociais acerca da sexualidade. O trabalho consiste no relato das experiências em estágios supervisionados em escolas públicas do sertão baiano, discussão e reflexão sobre as percepções dos estudantes sobre as sexualidades e como se dão as construções dos questionamentos da sexualidade docente. Nesse sentido, as perguntas envolvem sentenças como: “ah, o professor tem um jeitinho”, “percebi pela voz”, “o professor é?” entre outras. Isso nos mostra que a sexualidade, assim como outras dimensões constitutivas de nossas subjetividades, está inserida, falada e vivenciada dentro do âmbito escolar e que estas reflexões podem contribuir para um debate plural para o respeito às diversidades nas instituições e fora delas. Em síntese, as vivências do/a professor/a não conseguem se desvencilhar de características tidas como pessoais, podendo ser questionadas, expostas, reprimidas, discriminadas, mas também respeitadas, acolhidas e admiradas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 50 - (BIO)DOCÊNCIAS E PEDAGOGIAS DE SEXUALIDADE, CORPO E GÊNERO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES / AXIS 50 - (BIO)SCIENCES AND PEDAGOGIES OF SEXUALITY, BODY, AND GENDER: INTERDISCIPLINARY DIALOGUES (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1207_TB514_26052025235432.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WEULLER DE OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "WEULLER" "autor_email" => "euweullersantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121717 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 514 "inscrito_id" => 1207 "titulo" => "“EI PROFESSOR, TU É?”: PERCEPÇÕES QUE CIRCUNDAM UM PROFESSOR DISSIDENTE DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Estar presente no chão da sala de aula durante os processos formativos torna-se uma construção alicerçada em experiências, conhecimentos e situações não ensinadas dentro das paredes da universidade e, dentre elas, estão as percepções referentes à sexualidade do professor pelos estudantes. Nesse ínterim, questionamos como as expertises aprendidas e construídas durante os nossos processos de aprendizagem nos preparam ou não para as indagações que nos atravessam, principalmente, aquelas que permeiam outros campos da vida docente, a exemplo, o nosso corpo, o nosso gênero e a nossa sexualidade. Este trabalho visa, a partir de uma pesquisa autobiográfica, pensar nas vivências do primeiro autor – um (futuro) professor dissidente de ciências e biologia que também se identifica enquanto homem cisgênero negro e gay – por meio das questões experimentadas durante os estágios obrigatórios no curso de licenciatura em Ciências Biológicas, envolvidas nas dinâmicas sociais acerca da sexualidade. O trabalho consiste no relato das experiências em estágios supervisionados em escolas públicas do sertão baiano, discussão e reflexão sobre as percepções dos estudantes sobre as sexualidades e como se dão as construções dos questionamentos da sexualidade docente. Nesse sentido, as perguntas envolvem sentenças como: “ah, o professor tem um jeitinho”, “percebi pela voz”, “o professor é?” entre outras. Isso nos mostra que a sexualidade, assim como outras dimensões constitutivas de nossas subjetividades, está inserida, falada e vivenciada dentro do âmbito escolar e que estas reflexões podem contribuir para um debate plural para o respeito às diversidades nas instituições e fora delas. Em síntese, as vivências do/a professor/a não conseguem se desvencilhar de características tidas como pessoais, podendo ser questionadas, expostas, reprimidas, discriminadas, mas também respeitadas, acolhidas e admiradas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 50 - (BIO)DOCÊNCIAS E PEDAGOGIAS DE SEXUALIDADE, CORPO E GÊNERO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES / AXIS 50 - (BIO)SCIENCES AND PEDAGOGIES OF SEXUALITY, BODY, AND GENDER: INTERDISCIPLINARY DIALOGUES (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1207_TB514_26052025235432.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WEULLER DE OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "WEULLER" "autor_email" => "euweullersantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }