GÊNERO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES CRÍTICAS A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA MOURÃO RANGEL
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121641 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 372 "inscrito_id" => 1066 "titulo" => "GÊNERO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES CRÍTICAS A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA MOURÃO RANGEL" "resumo" => "Este estudo apresenta uma análise do Projeto de Extensão Igualdade de Gênero na Escola, vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão/CCIm. O projeto tem como objetivo promover debates sobre gênero com estudantes do ensino médio Mourão Rangel, em Imperatriz – MA, observando as interações entre os aspectos biológicos e sociais do corpo. A investigação fundamenta-se em referenciais teóricos que abordam a construção social do gênero, com base nas contribuições de LOURO (2003) e HOOKS (2013). A proposta metodológica consiste na realização de dinâmicas participativas que permitem aos estudantes refletirem criticamente sobre os estereótipos de gênero e os papéis sociais impostos culturalmente. Nesta pesquisa, discute-se uma das atividades desenvolvidas no projeto que envolveu a utilização de um quadro branco, no qual foram apresentados três corpos sem características nomeados como “homem”, “mulher” e “ser humano”, seguidos do questionamento “o que é ser homem e o que é ser mulher?”. Os estudantes foram convidados a preencher os contornos com características que consideravam adequadas a cada gênero. A análise das respostas revelou que as percepções dos estudantes ainda são amplamente influenciadas por normas sociais e culturais, reforçando a necessidade de debates críticos sobre o tema na escola. Os resultados indicam que a discussão sobre gênero no ambiente escolar contribui para a formação de indivíduos mais críticos e conscientes das desigualdades. A escola, enquanto espaço formador, tem um papel fundamental na desconstrução de estereótipos, incentivando a valorização da diversidade e o respeito às diferenças. Considera-se que a abordagem interativa adotada pelo projeto possibilitou a problematização das construções de gênero e reforçou a importância de ampliar esse debate no contexto educacional, promovendo uma educação mais inclusiva e equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 06 - CORPO, GÊNERO E EDUCAÇÃO / AXIS 06 - BODY, GENDER, AND EDUCATION (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1066_TB372_27052025214037.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA EDUARDA CARMO ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LARA" "autor_email" => "lara.eduarda@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121641 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 372 "inscrito_id" => 1066 "titulo" => "GÊNERO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES CRÍTICAS A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA MOURÃO RANGEL" "resumo" => "Este estudo apresenta uma análise do Projeto de Extensão Igualdade de Gênero na Escola, vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão/CCIm. O projeto tem como objetivo promover debates sobre gênero com estudantes do ensino médio Mourão Rangel, em Imperatriz – MA, observando as interações entre os aspectos biológicos e sociais do corpo. A investigação fundamenta-se em referenciais teóricos que abordam a construção social do gênero, com base nas contribuições de LOURO (2003) e HOOKS (2013). A proposta metodológica consiste na realização de dinâmicas participativas que permitem aos estudantes refletirem criticamente sobre os estereótipos de gênero e os papéis sociais impostos culturalmente. Nesta pesquisa, discute-se uma das atividades desenvolvidas no projeto que envolveu a utilização de um quadro branco, no qual foram apresentados três corpos sem características nomeados como “homem”, “mulher” e “ser humano”, seguidos do questionamento “o que é ser homem e o que é ser mulher?”. Os estudantes foram convidados a preencher os contornos com características que consideravam adequadas a cada gênero. A análise das respostas revelou que as percepções dos estudantes ainda são amplamente influenciadas por normas sociais e culturais, reforçando a necessidade de debates críticos sobre o tema na escola. Os resultados indicam que a discussão sobre gênero no ambiente escolar contribui para a formação de indivíduos mais críticos e conscientes das desigualdades. A escola, enquanto espaço formador, tem um papel fundamental na desconstrução de estereótipos, incentivando a valorização da diversidade e o respeito às diferenças. Considera-se que a abordagem interativa adotada pelo projeto possibilitou a problematização das construções de gênero e reforçou a importância de ampliar esse debate no contexto educacional, promovendo uma educação mais inclusiva e equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 06 - CORPO, GÊNERO E EDUCAÇÃO / AXIS 06 - BODY, GENDER, AND EDUCATION (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1066_TB372_27052025214037.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA EDUARDA CARMO ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LARA" "autor_email" => "lara.eduarda@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }