Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

A EDUCAÇÃO SEXUAL COMO UMA POTENCIAL FERRAMENTA DE RESISTÊNCIA E INCLUSÃO DAS PESSOAS LGBTQIAPN+ NOS ESPAÇOS ESCOLARES.

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Discussões em torno da importância da inclusão e do respeito às pessoas em suas diferentes experiências com o corpo e sua sexualidade, nas escolas de educação básica, tem acontecido frequentemente, assim como a busca por metodologias de ensino que promovam qualidade no debate nas escolas. A disciplina Educação Sexual, mesmo com suas ementas médico-higienistas, pode ser trabalhada na perspectiva de promover outras formas de pensar sobre as questões suscitadas por ela. O relato de experiência proposto tem como objetivo apresentar as possibilidades encontradas, ao desenvolver uma sequência didática cujo propósito foi analisar as percepções de estudantes do 8º e 9º ano sobre pessoas LGBTQIAPN+ e suas ideias sobre “respeito” e “inclusão” em relação a essa população que é possuidora dos mesmos direitos que as demais. A ação foi realizada em uma escola Municipal da Bahia, na primeira unidade do ano letivo de 2024, com o tema Respeito e inclusão da pessoa LGBTQIAPN+ na escola. Organizamos em três momentos, o primeiro foi diagnóstico, visando entender os conceitos de respeito e inclusão trazidos pelos estudantes; no segundo ocorreu a inclusão dos conceitos já relacionados às questões de gênero e sexualidade e no terceiro houve a produção de materiais e escutas. Como recursos, fizemos uso do documentário Depois da Tempestade, textos e vídeos. Ao final de cada sequência, realizamos discussões em torno das temáticas, compartilhando percepções e escritas. Ao final, foi proposto uma redação, onde foi possível identificar trechos que remetem às nossas discussões em sala de aula durante a ação. Diante dos resultados, afirmamos que a sequência didática realizada na disciplina de Educação Sexual demonstrou-se uma ferramenta potente para qualificar o ensino do componente, superando a perspectiva conservadora que historicamente foi ofertada. Podemos, como professores, oportunizar reflexões sobre tabus, preconceitos e limitações conceituais com as quais lidamos e dialogamos com as diferenças.

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