A EDUCAÇÃO SEXUAL COMO UMA POTENCIAL FERRAMENTA DE RESISTÊNCIA E INCLUSÃO DAS PESSOAS LGBTQIAPN+ NOS ESPAÇOS ESCOLARES.
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121763 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 593 "inscrito_id" => 1184 "titulo" => "A EDUCAÇÃO SEXUAL COMO UMA POTENCIAL FERRAMENTA DE RESISTÊNCIA E INCLUSÃO DAS PESSOAS LGBTQIAPN+ NOS ESPAÇOS ESCOLARES." "resumo" => "Discussões em torno da importância da inclusão e do respeito às pessoas em suas diferentes experiências com o corpo e sua sexualidade, nas escolas de educação básica, tem acontecido frequentemente, assim como a busca por metodologias de ensino que promovam qualidade no debate nas escolas. A disciplina Educação Sexual, mesmo com suas ementas médico-higienistas, pode ser trabalhada na perspectiva de promover outras formas de pensar sobre as questões suscitadas por ela. O relato de experiência proposto tem como objetivo apresentar as possibilidades encontradas, ao desenvolver uma sequência didática cujo propósito foi analisar as percepções de estudantes do 8º e 9º ano sobre pessoas LGBTQIAPN+ e suas ideias sobre “respeito” e “inclusão” em relação a essa população que é possuidora dos mesmos direitos que as demais. A ação foi realizada em uma escola Municipal da Bahia, na primeira unidade do ano letivo de 2024, com o tema Respeito e inclusão da pessoa LGBTQIAPN+ na escola. Organizamos em três momentos, o primeiro foi diagnóstico, visando entender os conceitos de respeito e inclusão trazidos pelos estudantes; no segundo ocorreu a inclusão dos conceitos já relacionados às questões de gênero e sexualidade e no terceiro houve a produção de materiais e escutas. Como recursos, fizemos uso do documentário Depois da Tempestade, textos e vídeos. Ao final de cada sequência, realizamos discussões em torno das temáticas, compartilhando percepções e escritas. Ao final, foi proposto uma redação, onde foi possível identificar trechos que remetem às nossas discussões em sala de aula durante a ação. Diante dos resultados, afirmamos que a sequência didática realizada na disciplina de Educação Sexual demonstrou-se uma ferramenta potente para qualificar o ensino do componente, superando a perspectiva conservadora que historicamente foi ofertada. Podemos, como professores, oportunizar reflexões sobre tabus, preconceitos e limitações conceituais com as quais lidamos e dialogamos com as diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 15 GÊNERO E SEXUALIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR COMO RESISTÊNCIAS INVENTIVAS: O QUE PODE O “CHÃO DA ESCOLA”? / AXIS 15 GENDER AND SEXUALITIES IN THE SCHOOL CONTEXT AS INVENTIVE RESISTANCES: WHAT CAN THE "SCHOOL GROUND" DO? (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1184_TB593_27052025232122.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERLANIA OLIVEIRA ROCHA" "autor_nome_curto" => "ERLANIA Rocha" "autor_email" => "erlania.rocha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121763 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 593 "inscrito_id" => 1184 "titulo" => "A EDUCAÇÃO SEXUAL COMO UMA POTENCIAL FERRAMENTA DE RESISTÊNCIA E INCLUSÃO DAS PESSOAS LGBTQIAPN+ NOS ESPAÇOS ESCOLARES." "resumo" => "Discussões em torno da importância da inclusão e do respeito às pessoas em suas diferentes experiências com o corpo e sua sexualidade, nas escolas de educação básica, tem acontecido frequentemente, assim como a busca por metodologias de ensino que promovam qualidade no debate nas escolas. A disciplina Educação Sexual, mesmo com suas ementas médico-higienistas, pode ser trabalhada na perspectiva de promover outras formas de pensar sobre as questões suscitadas por ela. O relato de experiência proposto tem como objetivo apresentar as possibilidades encontradas, ao desenvolver uma sequência didática cujo propósito foi analisar as percepções de estudantes do 8º e 9º ano sobre pessoas LGBTQIAPN+ e suas ideias sobre “respeito” e “inclusão” em relação a essa população que é possuidora dos mesmos direitos que as demais. A ação foi realizada em uma escola Municipal da Bahia, na primeira unidade do ano letivo de 2024, com o tema Respeito e inclusão da pessoa LGBTQIAPN+ na escola. Organizamos em três momentos, o primeiro foi diagnóstico, visando entender os conceitos de respeito e inclusão trazidos pelos estudantes; no segundo ocorreu a inclusão dos conceitos já relacionados às questões de gênero e sexualidade e no terceiro houve a produção de materiais e escutas. Como recursos, fizemos uso do documentário Depois da Tempestade, textos e vídeos. Ao final de cada sequência, realizamos discussões em torno das temáticas, compartilhando percepções e escritas. Ao final, foi proposto uma redação, onde foi possível identificar trechos que remetem às nossas discussões em sala de aula durante a ação. Diante dos resultados, afirmamos que a sequência didática realizada na disciplina de Educação Sexual demonstrou-se uma ferramenta potente para qualificar o ensino do componente, superando a perspectiva conservadora que historicamente foi ofertada. Podemos, como professores, oportunizar reflexões sobre tabus, preconceitos e limitações conceituais com as quais lidamos e dialogamos com as diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 15 GÊNERO E SEXUALIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR COMO RESISTÊNCIAS INVENTIVAS: O QUE PODE O “CHÃO DA ESCOLA”? / AXIS 15 GENDER AND SEXUALITIES IN THE SCHOOL CONTEXT AS INVENTIVE RESISTANCES: WHAT CAN THE "SCHOOL GROUND" DO? (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1184_TB593_27052025232122.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERLANIA OLIVEIRA ROCHA" "autor_nome_curto" => "ERLANIA Rocha" "autor_email" => "erlania.rocha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }