Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

DISCURSOS DE ÓDIO, PÂNICOS MORAIS E RESISTÊNCIA DIGITAL: ANÁLISE DO TWITTER E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 36 - RESISTÊNCIAS EDUCATIVAS NAS MÍDIAS DIGITAIS FACE AO CONSERVADORISMO: A TENSÃO ENTRE SABERES E ATIVISMOS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E O AVANÇO DOS DISCURSOS DE ÓDIO E PÂNICOS MORAIS / AXIS 36: EDUCATIONAL RESISTANCES IN DIGITAL MEDIA IN THE FACE OF CONSERVATISM: THE TENSION BETWEEN KNOWLEDGE AND ACTIVISM ON GENDER AND SEXUALITIES AND THE RISE OF HATE SPEECH AND MORAL PANICS (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121551
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 229
    "inscrito_id" => 190
    "titulo" => "DISCURSOS DE ÓDIO, PÂNICOS MORAIS E RESISTÊNCIA DIGITAL: ANÁLISE DO TWITTER E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO"
    "resumo" => "O estudo propõe analisar a proliferação de discursos de ódio, pânicos morais e fake news em redes sociais de caráter jornalístico, com foco no Twitter como corpus. O objetivo é compreender como esses fenômenos contribuem para a reafirmação de preconceitos e violências, especialmente no campo educacional, e investigar possibilidades de resistência a esses discursos. A pesquisa se ancora na perspectiva teórica da Análise do Discurso e no conceito de pânico moral (Cohen, 1972; Goode e Ben-Yehuda, 1994), articulados às discussões sobre fake news e plataformas digitais (Wardle & Derakhshan, 2017). O corpus é composto por postagens de perfis jornalísticos brasileiros no Twitter entre 2020 e 2024, que abordam temas como "doutrinação ideológica", "ideologia de gênero", perseguição e ataques a docentes e alunos LGBTQIA+ nas escolas, entre outros assuntos relacionados. A análise considera estratégias discursivas, marcadores linguísticos de polarização e os efeitos de sentido produzidos, examinando como esses discursos reverberam nas redes e fora delas, influenciando percepções sobre a educação. A pesquisa está em andamento e os resultados esperados incluem identificar como páginas jornalísticas amplificam pânicos morais e discursos de ódio, analisando a construção de narrativas que reforçam o conservadorismo e dificultam debates plurais sobre gêneros e sexualidades. Ademais, discute-se acerca das estratégias de ativistas que enfrentam esses discursos, promovendo espaços de diálogo e resistência no ambiente digital. Nesse sentido, a pesquisa busca demonstrar que perfis de ativismos no contexto das redes digitais não só respondem aos discursos conservadores, mas também configuram formas inventivas de mediação educativa, reafirmando as redes como espaços de luta simbólica e produção de saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 36 - RESISTÊNCIAS EDUCATIVAS NAS MÍDIAS DIGITAIS FACE AO CONSERVADORISMO: A TENSÃO ENTRE SABERES E ATIVISMOS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E O AVANÇO DOS DISCURSOS DE ÓDIO E PÂNICOS MORAIS / AXIS 36: EDUCATIONAL RESISTANCES IN DIGITAL MEDIA IN THE FACE OF CONSERVATISM: THE TENSION BETWEEN KNOWLEDGE AND ACTIVISM ON GENDER AND SEXUALITIES AND THE RISE OF HATE SPEECH AND MORAL PANICS (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID190_TB229_21042025190530.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL RODRIGUES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rafa.rpereira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121551
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 229
    "inscrito_id" => 190
    "titulo" => "DISCURSOS DE ÓDIO, PÂNICOS MORAIS E RESISTÊNCIA DIGITAL: ANÁLISE DO TWITTER E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO"
    "resumo" => "O estudo propõe analisar a proliferação de discursos de ódio, pânicos morais e fake news em redes sociais de caráter jornalístico, com foco no Twitter como corpus. O objetivo é compreender como esses fenômenos contribuem para a reafirmação de preconceitos e violências, especialmente no campo educacional, e investigar possibilidades de resistência a esses discursos. A pesquisa se ancora na perspectiva teórica da Análise do Discurso e no conceito de pânico moral (Cohen, 1972; Goode e Ben-Yehuda, 1994), articulados às discussões sobre fake news e plataformas digitais (Wardle & Derakhshan, 2017). O corpus é composto por postagens de perfis jornalísticos brasileiros no Twitter entre 2020 e 2024, que abordam temas como "doutrinação ideológica", "ideologia de gênero", perseguição e ataques a docentes e alunos LGBTQIA+ nas escolas, entre outros assuntos relacionados. A análise considera estratégias discursivas, marcadores linguísticos de polarização e os efeitos de sentido produzidos, examinando como esses discursos reverberam nas redes e fora delas, influenciando percepções sobre a educação. A pesquisa está em andamento e os resultados esperados incluem identificar como páginas jornalísticas amplificam pânicos morais e discursos de ódio, analisando a construção de narrativas que reforçam o conservadorismo e dificultam debates plurais sobre gêneros e sexualidades. Ademais, discute-se acerca das estratégias de ativistas que enfrentam esses discursos, promovendo espaços de diálogo e resistência no ambiente digital. Nesse sentido, a pesquisa busca demonstrar que perfis de ativismos no contexto das redes digitais não só respondem aos discursos conservadores, mas também configuram formas inventivas de mediação educativa, reafirmando as redes como espaços de luta simbólica e produção de saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 36 - RESISTÊNCIAS EDUCATIVAS NAS MÍDIAS DIGITAIS FACE AO CONSERVADORISMO: A TENSÃO ENTRE SABERES E ATIVISMOS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E O AVANÇO DOS DISCURSOS DE ÓDIO E PÂNICOS MORAIS / AXIS 36: EDUCATIONAL RESISTANCES IN DIGITAL MEDIA IN THE FACE OF CONSERVATISM: THE TENSION BETWEEN KNOWLEDGE AND ACTIVISM ON GENDER AND SEXUALITIES AND THE RISE OF HATE SPEECH AND MORAL PANICS (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID190_TB229_21042025190530.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL RODRIGUES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rafa.rpereira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

O estudo propõe analisar a proliferação de discursos de ódio, pânicos morais e fake news em redes sociais de caráter jornalístico, com foco no Twitter como corpus. O objetivo é compreender como esses fenômenos contribuem para a reafirmação de preconceitos e violências, especialmente no campo educacional, e investigar possibilidades de resistência a esses discursos. A pesquisa se ancora na perspectiva teórica da Análise do Discurso e no conceito de pânico moral (Cohen, 1972; Goode e Ben-Yehuda, 1994), articulados às discussões sobre fake news e plataformas digitais (Wardle & Derakhshan, 2017). O corpus é composto por postagens de perfis jornalísticos brasileiros no Twitter entre 2020 e 2024, que abordam temas como "doutrinação ideológica", "ideologia de gênero", perseguição e ataques a docentes e alunos LGBTQIA+ nas escolas, entre outros assuntos relacionados. A análise considera estratégias discursivas, marcadores linguísticos de polarização e os efeitos de sentido produzidos, examinando como esses discursos reverberam nas redes e fora delas, influenciando percepções sobre a educação. A pesquisa está em andamento e os resultados esperados incluem identificar como páginas jornalísticas amplificam pânicos morais e discursos de ódio, analisando a construção de narrativas que reforçam o conservadorismo e dificultam debates plurais sobre gêneros e sexualidades. Ademais, discute-se acerca das estratégias de ativistas que enfrentam esses discursos, promovendo espaços de diálogo e resistência no ambiente digital. Nesse sentido, a pesquisa busca demonstrar que perfis de ativismos no contexto das redes digitais não só respondem aos discursos conservadores, mas também configuram formas inventivas de mediação educativa, reafirmando as redes como espaços de luta simbólica e produção de saberes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.