Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

O ESPETÁCULO: "EU NÃO VOU FAZER GRETA GARBO" E A QUESTÃO LGBTQIAPN+

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 35 - RESISTÊNCIAS E SUBVERSÕES INVENTIVAS NO TEATRO, NA DANÇA E NA PERFORMANCE: INTERFACES ENTRE SEXUALIDADES E GÊNEROS NAS ARTES DA CENA / AXIS 35: INVENTIVE RESISTANCES AND SUBVERSIONS IN THEATER, DANCE, AND PERFORMANCE: INTERFACES BETWEEN SEXUALITIES AND GENDERS IN THE PERFORMING ARTS (PRESENCIAL)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121782
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 630
    "inscrito_id" => 1391
    "titulo" => "O ESPETÁCULO: "EU NÃO VOU FAZER GRETA GARBO" E A QUESTÃO LGBTQIAPN+"
    "resumo" => "O presente trabalho propõe uma análise da peça Eu Não Vou Fazer Greta Garbo, encenada pelo grupo teatral Eu te odeio, Alberto, no âmbito do projeto de pesquisa e extensão “Diversidade Sexual e Teatro no Brasil: visibilidade, minoritarismo e representação”, coordenado pelo professor Alberto Tibaji. A equipe é composta majoritariamente por pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+, motivadas pela urgência de dar visibilidade a corpos e identidades historicamente marginalizados. O espetáculo busca, por meio de recursos cênicos e dramatúrgicos, problematizar temáticas sensíveis e urgentes relacionadas às vivências LGBTQIAPN+, em consonância com os objetivos do projeto. Elementos como metateatro, iluminação, texto e figurino são utilizados de maneira estratégica para provocar reflexão e engajamento do público. Mais do que uma peça teatral, trata-se de um processo contínuo de pesquisa e experimentação, que se fortalece a partir da escuta do público em debates realizados ao final de cada apresentação. Assim, o espetáculo se reinventa continuamente, promovendo um diálogo constante entre criadores e espectadores, e mantendo viva a reflexão sobre as questões de gênero, sexualidade e representatividade. Trabalhei enquanto ator deste espetáculo e atualmente sou bolsista de iniciação científica em um projeto intitulado: “História das Artes do Espetáculo: arquivos, fontes primárias e diversidade”, financiado pela FAPEMIG. Para a pesquisa e o resultado utilizamos referenciais teóricos como: “Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá”, de Fernando Melo, “Problemas de Gênero”, de Judith Butler e “História da Sexualidade”, de Michel Foucault."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 35 - RESISTÊNCIAS E SUBVERSÕES INVENTIVAS NO TEATRO, NA DANÇA E NA PERFORMANCE: INTERFACES ENTRE SEXUALIDADES E GÊNEROS NAS ARTES DA CENA / AXIS 35: INVENTIVE RESISTANCES AND SUBVERSIONS IN THEATER, DANCE, AND PERFORMANCE: INTERFACES BETWEEN SEXUALITIES AND GENDERS IN THE PERFORMING ARTS (PRESENCIAL)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1391_TB630_23042025163004.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL AUGUSTO EGYDIO DE MELLO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rafaelaugusto1272@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121782
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 630
    "inscrito_id" => 1391
    "titulo" => "O ESPETÁCULO: "EU NÃO VOU FAZER GRETA GARBO" E A QUESTÃO LGBTQIAPN+"
    "resumo" => "O presente trabalho propõe uma análise da peça Eu Não Vou Fazer Greta Garbo, encenada pelo grupo teatral Eu te odeio, Alberto, no âmbito do projeto de pesquisa e extensão “Diversidade Sexual e Teatro no Brasil: visibilidade, minoritarismo e representação”, coordenado pelo professor Alberto Tibaji. A equipe é composta majoritariamente por pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+, motivadas pela urgência de dar visibilidade a corpos e identidades historicamente marginalizados. O espetáculo busca, por meio de recursos cênicos e dramatúrgicos, problematizar temáticas sensíveis e urgentes relacionadas às vivências LGBTQIAPN+, em consonância com os objetivos do projeto. Elementos como metateatro, iluminação, texto e figurino são utilizados de maneira estratégica para provocar reflexão e engajamento do público. Mais do que uma peça teatral, trata-se de um processo contínuo de pesquisa e experimentação, que se fortalece a partir da escuta do público em debates realizados ao final de cada apresentação. Assim, o espetáculo se reinventa continuamente, promovendo um diálogo constante entre criadores e espectadores, e mantendo viva a reflexão sobre as questões de gênero, sexualidade e representatividade. Trabalhei enquanto ator deste espetáculo e atualmente sou bolsista de iniciação científica em um projeto intitulado: “História das Artes do Espetáculo: arquivos, fontes primárias e diversidade”, financiado pela FAPEMIG. Para a pesquisa e o resultado utilizamos referenciais teóricos como: “Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá”, de Fernando Melo, “Problemas de Gênero”, de Judith Butler e “História da Sexualidade”, de Michel Foucault."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 35 - RESISTÊNCIAS E SUBVERSÕES INVENTIVAS NO TEATRO, NA DANÇA E NA PERFORMANCE: INTERFACES ENTRE SEXUALIDADES E GÊNEROS NAS ARTES DA CENA / AXIS 35: INVENTIVE RESISTANCES AND SUBVERSIONS IN THEATER, DANCE, AND PERFORMANCE: INTERFACES BETWEEN SEXUALITIES AND GENDERS IN THE PERFORMING ARTS (PRESENCIAL)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1391_TB630_23042025163004.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL AUGUSTO EGYDIO DE MELLO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rafaelaugusto1272@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise da peça Eu Não Vou Fazer Greta Garbo, encenada pelo grupo teatral Eu te odeio, Alberto, no âmbito do projeto de pesquisa e extensão “Diversidade Sexual e Teatro no Brasil: visibilidade, minoritarismo e representação”, coordenado pelo professor Alberto Tibaji. A equipe é composta majoritariamente por pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+, motivadas pela urgência de dar visibilidade a corpos e identidades historicamente marginalizados. O espetáculo busca, por meio de recursos cênicos e dramatúrgicos, problematizar temáticas sensíveis e urgentes relacionadas às vivências LGBTQIAPN+, em consonância com os objetivos do projeto. Elementos como metateatro, iluminação, texto e figurino são utilizados de maneira estratégica para provocar reflexão e engajamento do público. Mais do que uma peça teatral, trata-se de um processo contínuo de pesquisa e experimentação, que se fortalece a partir da escuta do público em debates realizados ao final de cada apresentação. Assim, o espetáculo se reinventa continuamente, promovendo um diálogo constante entre criadores e espectadores, e mantendo viva a reflexão sobre as questões de gênero, sexualidade e representatividade. Trabalhei enquanto ator deste espetáculo e atualmente sou bolsista de iniciação científica em um projeto intitulado: “História das Artes do Espetáculo: arquivos, fontes primárias e diversidade”, financiado pela FAPEMIG. Para a pesquisa e o resultado utilizamos referenciais teóricos como: “Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá”, de Fernando Melo, “Problemas de Gênero”, de Judith Butler e “História da Sexualidade”, de Michel Foucault.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.