Artigo Pedagogia em debate: inovação, inclusão e qualidade no ensino

E-books

ISBN: 978-65-5222-040-0

A INCLUSÃO DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA/IFRO – O QUE DIZEM AS PESQUISAS CIENTÍFICAS

Palavra-chaves: , , , , E-book ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos.
"2025-07-01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121816
    "edicao_id" => 389
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 640
    "titulo" => "A INCLUSÃO DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA/IFRO – O QUE DIZEM AS PESQUISAS CIENTÍFICAS"
    "resumo" => "A inclusão dos estudantes com deficiência requer a organização equitativa da acessibilidade na EPT. Este estudo visa refletir sobre as condições da inclusão do público da Educação Especial no Instituto Federal de Rondônia – IFRO. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja análise considerou as dimensões de acessibilidade propostas por Sassakki (2009). A investigação foi estruturada, para discussões sobre os resultados encontrados, da seguinte forma: a) acessibilidade física e comunicacional; b) acessibilidade pedagógica; c) acessibilidade atitudinal. Os dados foram analisados sob a perspectiva qualitativa. A pesquisa observou que, apesar de avanços, a oferta da acessibilidade ainda é precarizada, existe a percepção de carência na formação continuada de professores e identifica-se a necessidade de ações contra o capacitismo sobre as pessoas com deficiências. A pesquisa orienta para a necessidade de que sejam realizados novos estudos que considerem os investimentos do Ministério da Educação Especial no IFRO, em relação à formação de gestores, professores, comunidade escolar, bem como os referentes à acessibilidade física em pedagógica. Com isso, espera-se contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas complementares, segundo as características demandadas localmente no IFRO."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_MD5_ID640_TB20_11032025143049.pdf"
    "created_at" => "2025-07-01 10:43:40"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO"
    "autor_email" => "rallanbr@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "pedagogia-em-debate-inovacao-inclusao-e-qualidade-no-ensino"
    "edicao_nome" => "Pedagogia em debate: inovação, inclusão e qualidade no ensino"
    "edicao_evento" => "I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "ebooks/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6863d96969007_01072025094945.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-01"
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-10 11:02:11"
    "publicacao_id" => 120
    "publicacao_nome" => "E-book CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-040-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121816
    "edicao_id" => 389
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 640
    "titulo" => "A INCLUSÃO DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA/IFRO – O QUE DIZEM AS PESQUISAS CIENTÍFICAS"
    "resumo" => "A inclusão dos estudantes com deficiência requer a organização equitativa da acessibilidade na EPT. Este estudo visa refletir sobre as condições da inclusão do público da Educação Especial no Instituto Federal de Rondônia – IFRO. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja análise considerou as dimensões de acessibilidade propostas por Sassakki (2009). A investigação foi estruturada, para discussões sobre os resultados encontrados, da seguinte forma: a) acessibilidade física e comunicacional; b) acessibilidade pedagógica; c) acessibilidade atitudinal. Os dados foram analisados sob a perspectiva qualitativa. A pesquisa observou que, apesar de avanços, a oferta da acessibilidade ainda é precarizada, existe a percepção de carência na formação continuada de professores e identifica-se a necessidade de ações contra o capacitismo sobre as pessoas com deficiências. A pesquisa orienta para a necessidade de que sejam realizados novos estudos que considerem os investimentos do Ministério da Educação Especial no IFRO, em relação à formação de gestores, professores, comunidade escolar, bem como os referentes à acessibilidade física em pedagógica. Com isso, espera-se contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas complementares, segundo as características demandadas localmente no IFRO."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV221_MD5_ID640_TB20_11032025143049.pdf"
    "created_at" => "2025-07-01 10:43:40"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO"
    "autor_email" => "rallanbr@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "pedagogia-em-debate-inovacao-inclusao-e-qualidade-no-ensino"
    "edicao_nome" => "Pedagogia em debate: inovação, inclusão e qualidade no ensino"
    "edicao_evento" => "I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "ebooks/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6863d96969007_01072025094945.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-01"
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-10 11:02:11"
    "publicacao_id" => 120
    "publicacao_nome" => "E-book CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-040-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 389
        "publicacao_id" => 120
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "pedagogia-em-debate-inovacao-inclusao-e-qualidade-no-ensino"
        "nome" => "Pedagogia em debate: inovação, inclusão e qualidade no ensino"
        "nome_evento" => "I Congresso Amazônico de Pedagogia"
        "descricao" => "O I Congresso Amazônico de Pedagogia (CONAPE), foi um encontro transformador promovido pelo IFRO e parceiros para discutir inovação, inclusão e qualidade no ensino. Com palestras, oficinas e mesas-redondas, o evento conectou profissionais da educação, estudantes e pesquisadores em torno das últimas tendências pedagógicas. "
        "pasta" => "ebooks/conape/2025"
        "logo" => null
        "capa" => "6863d96969007_01072025094945.png"
        "timbrado" => "68483ae36b8f2_10062025110211.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2025-05-13"
        "final_evento" => "2025-05-16"
        "ano_publicacao" => 2025
        "data_publicacao" => "2025-07-01"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2025-06-10 11:02:11"
        "updated_at" => "2025-07-01 13:27:08"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 389
        "publicacao_id" => 120
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "pedagogia-em-debate-inovacao-inclusao-e-qualidade-no-ensino"
        "nome" => "Pedagogia em debate: inovação, inclusão e qualidade no ensino"
        "nome_evento" => "I Congresso Amazônico de Pedagogia"
        "descricao" => "O I Congresso Amazônico de Pedagogia (CONAPE), foi um encontro transformador promovido pelo IFRO e parceiros para discutir inovação, inclusão e qualidade no ensino. Com palestras, oficinas e mesas-redondas, o evento conectou profissionais da educação, estudantes e pesquisadores em torno das últimas tendências pedagógicas. "
        "pasta" => "ebooks/conape/2025"
        "logo" => null
        "capa" => "6863d96969007_01072025094945.png"
        "timbrado" => "68483ae36b8f2_10062025110211.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2025-05-13"
        "final_evento" => "2025-05-16"
        "ano_publicacao" => 2025
        "data_publicacao" => "2025-07-01"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2025-06-10 11:02:11"
        "updated_at" => "2025-07-01 13:27:08"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 250
                "edicao_id" => 389
                "codigo" => "978-65-5222-040-0"
                "capa" => "6863d9696f9bd_01072025094945.png"
                "titulo" => "Pedagogia em debate: inovação, inclusão e qualidade no ensino"
                "prefacio" => """
                  Pref&aacute;cio do e-book - Pedagogia em debate: inova&ccedil;&atilde;o, inclus&atilde;o e qualidade no ensino<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Prezado(a) leitor(a),<br />\r\n
                  &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que apresentamos o e-book &quot;Pedagogia em Debate: Inova&ccedil;&atilde;o,&nbsp;Inclus&atilde;o e Qualidade no Ensino&quot;, uma colet&acirc;nea de trabalhos que reflete a riqueza e a&nbsp;diversidade de pesquisas e experi&ecirc;ncias discutidas no I Congresso Amaz&ocirc;nico de<br />\r\n
                  Pedagogia (CONAPE). Organizado pelo IFRO e parceiros, o CONAPE foi um encontro&nbsp;transformador que tem como objetivo central discutir a inova&ccedil;&atilde;o, inclus&atilde;o e qualidade&nbsp;no ensino, conectando profissionais da educa&ccedil;&atilde;o, estudantes e pesquisadores em torno<br />\r\n
                  das &uacute;ltimas tend&ecirc;ncias pedag&oacute;gicas.<br />\r\n
                  Este e-book busca ampliar o repert&oacute;rio e fortalecer as pr&aacute;ticas educacionais, abordando&nbsp;os pilares que fundamentaram o nosso congresso:&nbsp; Inova&ccedil;&atilde;o na Pedagogia: Os trabalhos aqui compilados demonstram o&nbsp;compromisso com a transforma&ccedil;&atilde;o do processo de ensino aprendizagem. Abordam a efic&aacute;cia das metodologias ativas de aprendizagem, como a Sala de&nbsp;Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), rota&ccedil;&atilde;o por&nbsp;esta&ccedil;&otilde;es, e o Design Thinking, que promovem o protagonismo estudantil, o&nbsp;pensamento cr&iacute;tico e a conex&atilde;o entre viv&ecirc;ncias e conte&uacute;do escolar. Destaca-se a&nbsp;integra&ccedil;&atilde;o de tecnologias digitais como o Canva, Blooket, jogos educacionais&nbsp;e Intelig&ecirc;ncia Artificial, que potencializam o engajamento e a assimila&ccedil;&atilde;o do&nbsp;conhecimento de forma din&acirc;mica e interativa, al&eacute;m de apoiar a personaliza&ccedil;&atilde;o&nbsp;do ensino. A produ&ccedil;&atilde;o de materiais did&aacute;ticos inovadores e o uso de recursos&nbsp;como v&iacute;deos publicit&aacute;rios e jogos espec&iacute;ficos tamb&eacute;m s&atilde;o explorados como&nbsp;ferramentas para uma aprendizagem significativa.&nbsp; Inclus&atilde;o na Educa&ccedil;&atilde;o: A inclus&atilde;o &eacute; um tema central, com estudos que&nbsp;problematizam as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas inclusivas no Ensino Superior, a&nbsp;forma&ccedil;&atilde;o docente inicial e continuada para atender estudantes com defici&ecirc;ncia e&nbsp;necessidades educacionais espec&iacute;ficas, e os desafios atitudinais e estruturais. S&atilde;o<br />\r\n
                  apresentadas abordagens inovadoras para a inclus&atilde;o de estudantes&nbsp;neurodivergentes, bem como a import&acirc;ncia da acessibilidade (f&iacute;sica, comunicacional, pedag&oacute;gica e atitudinal) em institui&ccedil;&otilde;es de ensino. A&nbsp;valoriza&ccedil;&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o socioemocional para o bem-estar de educadores e&nbsp;alunos tamb&eacute;m &eacute; enfatizada como crucial para um ambiente de sala de aula&nbsp;saud&aacute;vel. Al&eacute;m disso, o e-book contempla a alfabetiza&ccedil;&atilde;o de jovens e adultos,&nbsp;a supera&ccedil;&atilde;o de desafios, a promo&ccedil;&atilde;o da sa&uacute;de mental no contexto educacional,&nbsp;e a import&acirc;ncia de discutir uma forma&ccedil;&atilde;o docente mais inclusiva e antirracista,&nbsp;dando voz a p&uacute;blicos historicamente marginalizados. Projetos que incentivam a&nbsp;participa&ccedil;&atilde;o de meninas na computa&ccedil;&atilde;o por meio da rob&oacute;tica educacional&nbsp;tamb&eacute;m s&atilde;o abordados.&nbsp; Qualidade no Ensino: A busca pela qualidade &eacute; perene e intr&iacute;nseca &agrave; doc&ecirc;ncia.&nbsp;Os artigos ressaltam a import&acirc;ncia da forma&ccedil;&atilde;o docente adequada e&nbsp;continuada, que capacite os professores para uma atua&ccedil;&atilde;o equitativa, cr&iacute;tica e&nbsp;reflexiva. A gest&atilde;o escolar democr&aacute;tica e colaborativa &eacute; destacada como<br />\r\n
                  fundamental para um planejamento mais inclusivo e eficiente na educa&ccedil;&atilde;o&nbsp;infantil. Tamb&eacute;m s&atilde;o abordados os desafios que impactam a motiva&ccedil;&atilde;o docente e a necessidade de pol&iacute;ticas que valorizem a profiss&atilde;o e garantam autonomia&nbsp;pedag&oacute;gica. A reflex&atilde;o sobre a avalia&ccedil;&atilde;o da aprendizagem, propondo que se transcenda o modelo tradicional em favor de uma abordagem diversificada e processual, &eacute; outro ponto crucial para a qualidade. Por fim, a educa&ccedil;&atilde;o&nbsp;ambiental cr&iacute;tica, a integra&ccedil;&atilde;o entre educa&ccedil;&atilde;o e trabalho, e o foco no<br />\r\n
                  desenvolvimento integral e humanizador do estudante s&atilde;o elementos essenciais&nbsp;para uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade.&nbsp;Convidamos a todos para se aprofundarem nos debates e reflex&otilde;es presentes neste e-book, que s&atilde;o um convite &agrave; atualiza&ccedil;&atilde;o e &agrave; troca de experi&ecirc;ncias. Que esta leitura&nbsp;inspire novas pesquisas, pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, contribuindo para a constru&ccedil;&atilde;o de uma educa&ccedil;&atilde;o cada vez mais inovadora, inclusiva e de qualidade em nosso pa&iacute;s.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  Samuel dos Santos Junio &ndash; Presidente da Comiss&atilde;o Organizadora do I CONAPE
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Samuel dos Santos Junio<br />\r\n
                  Marcia Mendes de Lima &nbsp;<br />\r\n
                  Anabela Aparecida Silva Barbosa<br />\r\n
                  Marilandia Martins de Almeida Machado<br />\r\n
                  Maranei Rohers Penha<br />\r\n
                  Ana Claudia Dias Ribeiro<br />\r\n
                  M&aacute;rcia de F&aacute;tima Morais Barbosa<br />\r\n
                  Elisangela Ferreira Menezes<br />\r\n
                  Francirley Costa de Araujo<br />\r\n
                  Flavio Campos<br />\r\n
                  Andreia dos Santos Oliveira&nbsp;<br />\r\n
                  Valdeson Amaro Lima<br />\r\n
                  Rosa Martins Costa Pereira<br />\r\n
                  Vanessa Araujo de Oliveira<br />\r\n
                  Carlos Alessandre do Carmo Pereira<br />\r\n
                  Adriana Pacheco Faria<br />\r\n
                  Francelena Santos Arruda<br />\r\n
                  Shirlene de Oliveira Souza<br />\r\n
                  Ilma Rodrigues de Souza Fausto<br />\r\n
                  Icaro Alexsander Costa<br />\r\n
                  Tania de Oliveira Amaral Guarnieri<br />\r\n
                  Neire Abreu Mota Porfiro<br />\r\n
                  Edna Maria Cordeiro
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA CL&Aacute;UDIA DIAS RIBEIRO (IFRO)<br />\r\n
                  ANABELA APARECIDA SILVA BARBOSA&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  ANDREIA DOS SANTOS OLIVEIRA&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  DI&Oacute;GENES GEWEHR (IFRO)<br />\r\n
                  EBER JOS&Eacute; DOS SANTOS&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  ELISANGELA FERREIRA MENEZES&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  JOSINEIDE MACENA DA SILVA (UNIR)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA DE F&Aacute;TIMA MORAIS BARBOSA&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA MENDES DE LIMA&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  MARIALVA DE SOUZA SILVA&nbsp;(IFRO)&nbsp;<br />\r\n
                  MARILANDIA MARTINS DE ALMEIDA MACHADO&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  NEIRE ABREU MOTA PORFIRO&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  NEUSA TERESINHA ROCHA DOS SANTOS&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  ROSA MARTINS COSTA PEREIRA&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  SAMUEL DOS SANTOS JUNIO&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  SANDRA MONTEIRO GOMES&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  VANESSA ARA&Uacute;JO DE OLIVEIRA&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  VANESSA LARDINI (UNIVATES)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6863d8c34c45c_01072025094659.pdf"
                "arquivo" => "01072025094533-PEDAGOGIA-EM-DEBATE--INOVACAO--INCLUSAO-E-QUALIDAD.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2025
                "created_at" => "2025-06-10 11:02:11"
                "updated_at" => "2025-07-01 13:27:08"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 250
                "edicao_id" => 389
                "codigo" => "978-65-5222-040-0"
                "capa" => "6863d9696f9bd_01072025094945.png"
                "titulo" => "Pedagogia em debate: inovação, inclusão e qualidade no ensino"
                "prefacio" => """
                  Pref&aacute;cio do e-book - Pedagogia em debate: inova&ccedil;&atilde;o, inclus&atilde;o e qualidade no ensino<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Prezado(a) leitor(a),<br />\r\n
                  &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que apresentamos o e-book &quot;Pedagogia em Debate: Inova&ccedil;&atilde;o,&nbsp;Inclus&atilde;o e Qualidade no Ensino&quot;, uma colet&acirc;nea de trabalhos que reflete a riqueza e a&nbsp;diversidade de pesquisas e experi&ecirc;ncias discutidas no I Congresso Amaz&ocirc;nico de<br />\r\n
                  Pedagogia (CONAPE). Organizado pelo IFRO e parceiros, o CONAPE foi um encontro&nbsp;transformador que tem como objetivo central discutir a inova&ccedil;&atilde;o, inclus&atilde;o e qualidade&nbsp;no ensino, conectando profissionais da educa&ccedil;&atilde;o, estudantes e pesquisadores em torno<br />\r\n
                  das &uacute;ltimas tend&ecirc;ncias pedag&oacute;gicas.<br />\r\n
                  Este e-book busca ampliar o repert&oacute;rio e fortalecer as pr&aacute;ticas educacionais, abordando&nbsp;os pilares que fundamentaram o nosso congresso:&nbsp; Inova&ccedil;&atilde;o na Pedagogia: Os trabalhos aqui compilados demonstram o&nbsp;compromisso com a transforma&ccedil;&atilde;o do processo de ensino aprendizagem. Abordam a efic&aacute;cia das metodologias ativas de aprendizagem, como a Sala de&nbsp;Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), rota&ccedil;&atilde;o por&nbsp;esta&ccedil;&otilde;es, e o Design Thinking, que promovem o protagonismo estudantil, o&nbsp;pensamento cr&iacute;tico e a conex&atilde;o entre viv&ecirc;ncias e conte&uacute;do escolar. Destaca-se a&nbsp;integra&ccedil;&atilde;o de tecnologias digitais como o Canva, Blooket, jogos educacionais&nbsp;e Intelig&ecirc;ncia Artificial, que potencializam o engajamento e a assimila&ccedil;&atilde;o do&nbsp;conhecimento de forma din&acirc;mica e interativa, al&eacute;m de apoiar a personaliza&ccedil;&atilde;o&nbsp;do ensino. A produ&ccedil;&atilde;o de materiais did&aacute;ticos inovadores e o uso de recursos&nbsp;como v&iacute;deos publicit&aacute;rios e jogos espec&iacute;ficos tamb&eacute;m s&atilde;o explorados como&nbsp;ferramentas para uma aprendizagem significativa.&nbsp; Inclus&atilde;o na Educa&ccedil;&atilde;o: A inclus&atilde;o &eacute; um tema central, com estudos que&nbsp;problematizam as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas inclusivas no Ensino Superior, a&nbsp;forma&ccedil;&atilde;o docente inicial e continuada para atender estudantes com defici&ecirc;ncia e&nbsp;necessidades educacionais espec&iacute;ficas, e os desafios atitudinais e estruturais. S&atilde;o<br />\r\n
                  apresentadas abordagens inovadoras para a inclus&atilde;o de estudantes&nbsp;neurodivergentes, bem como a import&acirc;ncia da acessibilidade (f&iacute;sica, comunicacional, pedag&oacute;gica e atitudinal) em institui&ccedil;&otilde;es de ensino. A&nbsp;valoriza&ccedil;&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o socioemocional para o bem-estar de educadores e&nbsp;alunos tamb&eacute;m &eacute; enfatizada como crucial para um ambiente de sala de aula&nbsp;saud&aacute;vel. Al&eacute;m disso, o e-book contempla a alfabetiza&ccedil;&atilde;o de jovens e adultos,&nbsp;a supera&ccedil;&atilde;o de desafios, a promo&ccedil;&atilde;o da sa&uacute;de mental no contexto educacional,&nbsp;e a import&acirc;ncia de discutir uma forma&ccedil;&atilde;o docente mais inclusiva e antirracista,&nbsp;dando voz a p&uacute;blicos historicamente marginalizados. Projetos que incentivam a&nbsp;participa&ccedil;&atilde;o de meninas na computa&ccedil;&atilde;o por meio da rob&oacute;tica educacional&nbsp;tamb&eacute;m s&atilde;o abordados.&nbsp; Qualidade no Ensino: A busca pela qualidade &eacute; perene e intr&iacute;nseca &agrave; doc&ecirc;ncia.&nbsp;Os artigos ressaltam a import&acirc;ncia da forma&ccedil;&atilde;o docente adequada e&nbsp;continuada, que capacite os professores para uma atua&ccedil;&atilde;o equitativa, cr&iacute;tica e&nbsp;reflexiva. A gest&atilde;o escolar democr&aacute;tica e colaborativa &eacute; destacada como<br />\r\n
                  fundamental para um planejamento mais inclusivo e eficiente na educa&ccedil;&atilde;o&nbsp;infantil. Tamb&eacute;m s&atilde;o abordados os desafios que impactam a motiva&ccedil;&atilde;o docente e a necessidade de pol&iacute;ticas que valorizem a profiss&atilde;o e garantam autonomia&nbsp;pedag&oacute;gica. A reflex&atilde;o sobre a avalia&ccedil;&atilde;o da aprendizagem, propondo que se transcenda o modelo tradicional em favor de uma abordagem diversificada e processual, &eacute; outro ponto crucial para a qualidade. Por fim, a educa&ccedil;&atilde;o&nbsp;ambiental cr&iacute;tica, a integra&ccedil;&atilde;o entre educa&ccedil;&atilde;o e trabalho, e o foco no<br />\r\n
                  desenvolvimento integral e humanizador do estudante s&atilde;o elementos essenciais&nbsp;para uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade.&nbsp;Convidamos a todos para se aprofundarem nos debates e reflex&otilde;es presentes neste e-book, que s&atilde;o um convite &agrave; atualiza&ccedil;&atilde;o e &agrave; troca de experi&ecirc;ncias. Que esta leitura&nbsp;inspire novas pesquisas, pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, contribuindo para a constru&ccedil;&atilde;o de uma educa&ccedil;&atilde;o cada vez mais inovadora, inclusiva e de qualidade em nosso pa&iacute;s.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  Samuel dos Santos Junio &ndash; Presidente da Comiss&atilde;o Organizadora do I CONAPE
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Samuel dos Santos Junio<br />\r\n
                  Marcia Mendes de Lima &nbsp;<br />\r\n
                  Anabela Aparecida Silva Barbosa<br />\r\n
                  Marilandia Martins de Almeida Machado<br />\r\n
                  Maranei Rohers Penha<br />\r\n
                  Ana Claudia Dias Ribeiro<br />\r\n
                  M&aacute;rcia de F&aacute;tima Morais Barbosa<br />\r\n
                  Elisangela Ferreira Menezes<br />\r\n
                  Francirley Costa de Araujo<br />\r\n
                  Flavio Campos<br />\r\n
                  Andreia dos Santos Oliveira&nbsp;<br />\r\n
                  Valdeson Amaro Lima<br />\r\n
                  Rosa Martins Costa Pereira<br />\r\n
                  Vanessa Araujo de Oliveira<br />\r\n
                  Carlos Alessandre do Carmo Pereira<br />\r\n
                  Adriana Pacheco Faria<br />\r\n
                  Francelena Santos Arruda<br />\r\n
                  Shirlene de Oliveira Souza<br />\r\n
                  Ilma Rodrigues de Souza Fausto<br />\r\n
                  Icaro Alexsander Costa<br />\r\n
                  Tania de Oliveira Amaral Guarnieri<br />\r\n
                  Neire Abreu Mota Porfiro<br />\r\n
                  Edna Maria Cordeiro
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA CL&Aacute;UDIA DIAS RIBEIRO (IFRO)<br />\r\n
                  ANABELA APARECIDA SILVA BARBOSA&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  ANDREIA DOS SANTOS OLIVEIRA&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  DI&Oacute;GENES GEWEHR (IFRO)<br />\r\n
                  EBER JOS&Eacute; DOS SANTOS&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  ELISANGELA FERREIRA MENEZES&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  JOSINEIDE MACENA DA SILVA (UNIR)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA DE F&Aacute;TIMA MORAIS BARBOSA&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA MENDES DE LIMA&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  MARIALVA DE SOUZA SILVA&nbsp;(IFRO)&nbsp;<br />\r\n
                  MARILANDIA MARTINS DE ALMEIDA MACHADO&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  NEIRE ABREU MOTA PORFIRO&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  NEUSA TERESINHA ROCHA DOS SANTOS&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  ROSA MARTINS COSTA PEREIRA&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  SAMUEL DOS SANTOS JUNIO&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  SANDRA MONTEIRO GOMES&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  VANESSA ARA&Uacute;JO DE OLIVEIRA&nbsp;(IFRO)<br />\r\n
                  VANESSA LARDINI (UNIVATES)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6863d8c34c45c_01072025094659.pdf"
                "arquivo" => "01072025094533-PEDAGOGIA-EM-DEBATE--INOVACAO--INCLUSAO-E-QUALIDAD.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2025
                "created_at" => "2025-06-10 11:02:11"
                "updated_at" => "2025-07-01 13:27:08"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de julho de 2025

Resumo

A inclusão dos estudantes com deficiência requer a organização equitativa da acessibilidade na EPT. Este estudo visa refletir sobre as condições da inclusão do público da Educação Especial no Instituto Federal de Rondônia – IFRO. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja análise considerou as dimensões de acessibilidade propostas por Sassakki (2009). A investigação foi estruturada, para discussões sobre os resultados encontrados, da seguinte forma: a) acessibilidade física e comunicacional; b) acessibilidade pedagógica; c) acessibilidade atitudinal. Os dados foram analisados sob a perspectiva qualitativa. A pesquisa observou que, apesar de avanços, a oferta da acessibilidade ainda é precarizada, existe a percepção de carência na formação continuada de professores e identifica-se a necessidade de ações contra o capacitismo sobre as pessoas com deficiências. A pesquisa orienta para a necessidade de que sejam realizados novos estudos que considerem os investimentos do Ministério da Educação Especial no IFRO, em relação à formação de gestores, professores, comunidade escolar, bem como os referentes à acessibilidade física em pedagógica. Com isso, espera-se contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas complementares, segundo as características demandadas localmente no IFRO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.