INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES CONTRA A MONOCULTURA DOS SABERES
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122012 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 374 "titulo" => "INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES CONTRA A MONOCULTURA DOS SABERES" "resumo" => "Com criação dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi intensificada a interiorização do ensino básico, técnico e tecnológico. Assim, muitos campi foram incorporados ou criados para compor as instituições em cidades de pequeno porte. Dessa forma, se fez comum o deslocamento de docentes de centros urbanos para cidades menores para que fosse possível suas práticas. Esse deslocamento propiciou uma troca de saberes entre educadores e educandos, principalmente quando é assumida a posição de “não-saber” por parte do docente, sendo possível pensá-la desde as práticas etnográficas. Este artigo tem por objetivo tratar de reflexões acerca deste intercâmbio de saberes a partir do relato de minha experiência como professora de Sociologia substituta em campus interiorizado do Instituto Federal Farroupilha, Rio Grande do Sul, na modalidade de Ensino Médio Integrado à Agropecuária. As reflexões são relacionadas com literaturas acerca da construção de saberes dos docentes em diálogo com os discentes, principalmente a partir de práticas etnográficas. Como indícios de considerações finais, tem-se que a adoção da postura do “não-saber” pode ser preponderante para a construção de práticas de liberdade e contra a monocultura dos saberes." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID374_TB20_16062025215356.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA DONINI DE LEMOS" "autor_nome_curto" => "Marcela Donini" "autor_email" => "sociomarceladonini@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122012 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 374 "titulo" => "INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES CONTRA A MONOCULTURA DOS SABERES" "resumo" => "Com criação dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi intensificada a interiorização do ensino básico, técnico e tecnológico. Assim, muitos campi foram incorporados ou criados para compor as instituições em cidades de pequeno porte. Dessa forma, se fez comum o deslocamento de docentes de centros urbanos para cidades menores para que fosse possível suas práticas. Esse deslocamento propiciou uma troca de saberes entre educadores e educandos, principalmente quando é assumida a posição de “não-saber” por parte do docente, sendo possível pensá-la desde as práticas etnográficas. Este artigo tem por objetivo tratar de reflexões acerca deste intercâmbio de saberes a partir do relato de minha experiência como professora de Sociologia substituta em campus interiorizado do Instituto Federal Farroupilha, Rio Grande do Sul, na modalidade de Ensino Médio Integrado à Agropecuária. As reflexões são relacionadas com literaturas acerca da construção de saberes dos docentes em diálogo com os discentes, principalmente a partir de práticas etnográficas. Como indícios de considerações finais, tem-se que a adoção da postura do “não-saber” pode ser preponderante para a construção de práticas de liberdade e contra a monocultura dos saberes." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID374_TB20_16062025215356.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA DONINI DE LEMOS" "autor_nome_curto" => "Marcela Donini" "autor_email" => "sociomarceladonini@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }