Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

AS CIÊNCIAS SOCIAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PROJETO DE VIDA

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

A Reforma do Ensino Médio, Lei n. 13.415/2017, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 trouxeram mudanças significativas para essa etapa da Educação Básica, entre as quais a sua divisão em formação geral e itinerários formativos e a organização por áreas de conhecimento. Além disso, com a reforma, um novo componente curricular passou a fazer parte do ensino escolar: Projeto de Vida. São três seus pilares: pessoal (pensar sobre si mesmo, sua identidade e aptidões), social (entender a realidade da localidade e sociedade na qual está inserido) e profissional (decidir a ocupação a que pretende se dedicar e planejar o caminho para tornar isso possível). Em muitos estados, esse componente obrigatório ocupa dois tempos semanais de aula em todas as séries do Ensino Médio. Além disso, recebeu material didático próprio advindo do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. O objetivo deste trabalho é examinar os livros didáticos de Projeto de Vida aprovados no PNLD 2021 que foram escritos por cientistas sociais. Para isso, a metodologia empregada é a análise documental, de documentos oficiais importantes para a investigação do Projeto de Vida, como a BNCC do Ensino Médio, o Edital de Convocação do PNLD 2021, o Guia Digital do PNLD 2021 e alguns dos livros didáticos aprovados. Os resultados indicaram possibilidades de ressignificação desse componente curricular e de aproximação com o arsenal temático e teórico das Ciências Sociais.

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