A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122191 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 264 "inscrito_id" => 92 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desenvolve, há anos, atividades extensionistas nas escolas públicas de educação básica de Londrina e região. Tais ações, vinculadas a projetos de extensão e a Programas de incentivo à docência, como o Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – e Residência Pedagógica, visam, sobretudo, por um lado, estimular o fortalecimento da formação inicial de professores/as de Sociologia e, por outro, a consolidação da disciplina de Sociologia no ensino médio, principalmente num contexto marcado por tantas ameaças à sua permanência neste nível de ensino. Neste sentido, destacaremos, nesta apresentação, as ações desenvolvidas pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão (LENPES) da UEL junto às escolas públicas do Núcleo Regional de Ensino-NRE-Londrina. O LENPES é uma experiência pioneira e diferenciada, realizada há alguns anos pelo curso acima mencionado, que articula diferentes instâncias, condições, parcerias e outras variáveis relativas ao ensino de Sociologia. No caso deste texto, o objetivo é explicar a estrutura do Lenpes, as ações desenvolvidas ao longo de vários anos, explicitando que tais ações extensionistas, produzem efeitos, impactos, mudanças, enfim, interferem tanto na execução do currículo do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Uel, quanto geram frutos relativos à permanência da disciplina de Sociologia no ensino médio." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 15: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS DIVERSAS MODALIDADES DE ENSINO E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID92_TB264_30042025235526.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA DE FATIMA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adriana@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122191 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 264 "inscrito_id" => 92 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desenvolve, há anos, atividades extensionistas nas escolas públicas de educação básica de Londrina e região. Tais ações, vinculadas a projetos de extensão e a Programas de incentivo à docência, como o Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – e Residência Pedagógica, visam, sobretudo, por um lado, estimular o fortalecimento da formação inicial de professores/as de Sociologia e, por outro, a consolidação da disciplina de Sociologia no ensino médio, principalmente num contexto marcado por tantas ameaças à sua permanência neste nível de ensino. Neste sentido, destacaremos, nesta apresentação, as ações desenvolvidas pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão (LENPES) da UEL junto às escolas públicas do Núcleo Regional de Ensino-NRE-Londrina. O LENPES é uma experiência pioneira e diferenciada, realizada há alguns anos pelo curso acima mencionado, que articula diferentes instâncias, condições, parcerias e outras variáveis relativas ao ensino de Sociologia. No caso deste texto, o objetivo é explicar a estrutura do Lenpes, as ações desenvolvidas ao longo de vários anos, explicitando que tais ações extensionistas, produzem efeitos, impactos, mudanças, enfim, interferem tanto na execução do currículo do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Uel, quanto geram frutos relativos à permanência da disciplina de Sociologia no ensino médio." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 15: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS DIVERSAS MODALIDADES DE ENSINO E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID92_TB264_30042025235526.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA DE FATIMA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adriana@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }