Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desenvolve, há anos, atividades extensionistas nas escolas públicas de educação básica de Londrina e região. Tais ações, vinculadas a projetos de extensão e a Programas de incentivo à docência, como o Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – e Residência Pedagógica, visam, sobretudo, por um lado, estimular o fortalecimento da formação inicial de professores/as de Sociologia e, por outro, a consolidação da disciplina de Sociologia no ensino médio, principalmente num contexto marcado por tantas ameaças à sua permanência neste nível de ensino. Neste sentido, destacaremos, nesta apresentação, as ações desenvolvidas pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão (LENPES) da UEL junto às escolas públicas do Núcleo Regional de Ensino-NRE-Londrina. O LENPES é uma experiência pioneira e diferenciada, realizada há alguns anos pelo curso acima mencionado, que articula diferentes instâncias, condições, parcerias e outras variáveis relativas ao ensino de Sociologia. No caso deste texto, o objetivo é explicar a estrutura do Lenpes, as ações desenvolvidas ao longo de vários anos, explicitando que tais ações extensionistas, produzem efeitos, impactos, mudanças, enfim, interferem tanto na execução do currículo do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Uel, quanto geram frutos relativos à permanência da disciplina de Sociologia no ensino médio.

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