O QUE OS LIVROS DIDÁTICOS NOS DIZEM SOBRE A ANTROPOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA? UMA ANÁLISE DO PNLD 2018
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122013 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 21 "inscrito_id" => 281 "titulo" => "O QUE OS LIVROS DIDÁTICOS NOS DIZEM SOBRE A ANTROPOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA? UMA ANÁLISE DO PNLD 2018" "resumo" => "Esta comunicação é parte da minha pesquisa de doutorado, concluída em 2019, sobre a Antropologia na Educação Básica, a partir da análise de livros didáticos de Sociologia. A pesquisa aborda dois contextos históricos da disciplina nos currículos escolares, focando nos cinco livros aprovados no PNLD 2018, o último antes da Reforma do Ensino Médio. Na análise do contexto atual, o objeto de estudo foram os cinco livros aprovados no PNLD 2018, o último organizado por disciplina antes da Reforma do Ensino Médio, para conferir uma atualização das pesquisas sobre livros didáticos no contexto dessa política pública. Para enriquecer a pesquisa, foram realizadas entrevistas com os autores juntamente a uma perspectiva etnográfica da análise de manuais. O último capítulo da tese analisa o lugar da Antropologia no ensino de Sociologia para ampliar a reflexão sobre os limites e possibilidades da inserção das Ciências Sociais na Educação Básica, já que a legislação estabelece a Antropologia e a Ciência Política como componentes da disciplina escolar. A análise revela que a Antropologia é tratada de forma acessória à Sociologia em quatro dos cinco manuais, com o conceito de “cultura” como foco e diferentes estratégias de abordagem, desde mais “práticas” a “teóricas”. Por fim, os entrevistados destacam a importância da Antropologia estar na escola, pelo reconhecimento da alteridade e no combate às discriminações, embora reconheçam o distanciamento da academia em relação ao ensino básico." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 13: LIVROS E TEXTOS DIDÁTICOS: ESTUDOS SOBRE PROCESSOS DE NORMALIZAÇÃO E AS DISPUTAS DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID281_TB21_24032025124328.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARBARA DE SOUZA FONTES" "autor_nome_curto" => "BARBARA" "autor_email" => "barbarafontes@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122013 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 21 "inscrito_id" => 281 "titulo" => "O QUE OS LIVROS DIDÁTICOS NOS DIZEM SOBRE A ANTROPOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA? UMA ANÁLISE DO PNLD 2018" "resumo" => "Esta comunicação é parte da minha pesquisa de doutorado, concluída em 2019, sobre a Antropologia na Educação Básica, a partir da análise de livros didáticos de Sociologia. A pesquisa aborda dois contextos históricos da disciplina nos currículos escolares, focando nos cinco livros aprovados no PNLD 2018, o último antes da Reforma do Ensino Médio. Na análise do contexto atual, o objeto de estudo foram os cinco livros aprovados no PNLD 2018, o último organizado por disciplina antes da Reforma do Ensino Médio, para conferir uma atualização das pesquisas sobre livros didáticos no contexto dessa política pública. Para enriquecer a pesquisa, foram realizadas entrevistas com os autores juntamente a uma perspectiva etnográfica da análise de manuais. O último capítulo da tese analisa o lugar da Antropologia no ensino de Sociologia para ampliar a reflexão sobre os limites e possibilidades da inserção das Ciências Sociais na Educação Básica, já que a legislação estabelece a Antropologia e a Ciência Política como componentes da disciplina escolar. A análise revela que a Antropologia é tratada de forma acessória à Sociologia em quatro dos cinco manuais, com o conceito de “cultura” como foco e diferentes estratégias de abordagem, desde mais “práticas” a “teóricas”. Por fim, os entrevistados destacam a importância da Antropologia estar na escola, pelo reconhecimento da alteridade e no combate às discriminações, embora reconheçam o distanciamento da academia em relação ao ensino básico." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 13: LIVROS E TEXTOS DIDÁTICOS: ESTUDOS SOBRE PROCESSOS DE NORMALIZAÇÃO E AS DISPUTAS DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID281_TB21_24032025124328.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARBARA DE SOUZA FONTES" "autor_nome_curto" => "BARBARA" "autor_email" => "barbarafontes@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }