A PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO PARANÁ E O ENSINO DE SOCIOLOGIA
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Sobre o conceito de plataformização Poell, Nieborg e Dijck (2020) preconizam que pode ser definida como “a penetração de infraestruturas, processos econômicos e estruturas governamentais das plataformas digitais em diferentes setores econômicos e esferas da vida.” Esta tendência de plataformização vem se impondo nos últimos anos ao espaço educacional e sendo associada ao modelo neoliberal de gestão da educação, modelo este debatido por muitos intelectuais. Conforme LAVAL (2019) “o novo modelo escolar e educacional que tende a se impor se baseia, em primeiro lugar, em uma sujeição mais direta da escola à razão econômica” (LAVAL, 2019, p. 29). As mudanças no campo educacional ocorridas nos últimos anos, a partir de reformas realizadas em vários países, vêm movimentando diferentes perspectivas analíticas sobre os rumos da educação e apresentam aos professores tanto uma ameaça quanto um desafio. (Giroux, 1997, p.1) Gradativamente as tecnologias digitais de comunicação e informação (TDICs) foram sendo introduzidas e adaptadas para o ambiente educacional, até que a pandemia de Covid19 com a necessidade de isolamento social acelerou o processo que convencionou-se chamar de plataformização da educação. Algumas pesquisas destacam que este momento adverso da pandemia “deixou claro o quanto as tecnologias, representadas por seus múltiplos dispositivos e pelas redes de conexão, são fundamentais para as relações que estabelecemos uns com os outros e com o mundo” (LINS, PARREIRAS e FREITAS,2020). Pesquisas abordam o potencial das TDICs para a educação, no entanto também apontam problemáticas: como o controle social, a produção e manipulação de dados (Bolgenhagen e Martins, 2024); a padronização de materiais didáticos e engessamento da dinâmica das aulas (Pasini e Silva 2024); a falta de formação para professores e desigualdades digitais (Parreiras e Mourão, 2020). A pesquisa aqui apresentada está em fase inicial, por isso a participação no Eneseb 2025 representa uma oportunidade para apresentar os objetivos da pesquisa, compartilhar ideias, receber apontamentos e aprimorar o processo investigativo. A seguir a previsão de ações a serem desenvolvidas durante a pesquisa para elaboração de dissertação: primeiramente planeja-se apresentar um breve histórico da inserção das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDICs) nas escolas do Paraná, em seguida pretende-se fazer um panorama das políticas de plataformização implementadas no estado, na sequência refletir a partir de referencial teórico sobre as implicações da plataformização para o trabalho pedagógico, por fim planeja-se uma investigação qualitativa com professores de sociologia em uma escola de São José dos Pinhais, cidade da região metropolitana de Curitiba, com intuito de relacionar as reflexões teóricas aos relatos dos profissionais. REFERÊNCIAS: BARBOSA, R. ALVES, N. A Reforma do Ensino Médio e a Plataformização da Educação: expansão da privatização e padronização dos processos pedagógicos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 21, p. 1-26, 2023. BOLGENHAGEN, Vanderlisse Ribeiro Alves; MARTINS, Suely Aparecida. A PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ. IV SENPE. 23, 24 e 25/09 de 2024. Disponível em: A PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ | SENPE - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação (ISSN 2675-8970) GIROUX, H. A. (1997). “Professores como Intelectuais Transformadores”. In: Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 157-164. LAVAL, C. (2004). “Novo capitalismo e educação”. In: A escola não é uma empresa. Londrina: Ed. Planta. LINS, PARREIRAS, FREITAS. Estratégias para pensar o digital. Revista Cadernos de Campo. USP 2020. V. 29 N. 2. Especial. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v29i2pe181821 PARREIRAS, C.; MACEDO, R M. Desigualdades digitais e educação: breves inquietações pandêmicas. Disponível em: https://respeitarepreciso.org.br/wp-content/uploads/2021/11/Desigualdades-digitais-e-educac%CC%A7a%CC%83o-breves-inquietac%CC%A7o%CC%83es-pande%CC%82micas.pdf SILVA, Paula Alves Pereira. EdTech e a plataformização da educação. 2022.114 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022." 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