Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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ANÁLISE ACERCA DO CURRÍCULO ESCOLAR PROFISSIONALIZANTE NO CEARÁ: POR QUE PENSAR NA EDUCAÇÃO RELACIONADA AO MUNDO DO TRABALHO?

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Este trabalho analisa o influxo da educação profissional cearense a partir da aplicação do seu currículo escolar que fomenta uma formação com base neoliberal nas escolas públicas. As escolas profissionalizantes desde 2008 desenvolvem um modelo de educação a partir da TESE - Tecnologia Empresarial Socioeducacional, neste cenário, a discussão curricular entre trabalho e escola destaca a ideia da produção de jovens cada vez mais especializados e inseridos na disciplina empresarial, dentro de uma estrutura escolar que marca a mesma tendência, agora a escola torna-se uma empresa e parte da indústria 4.0. Entretanto, observa-se que em uma condição social direcionada pela meritocracia, para além dos muros da escola, a omissão de diálogos sobre o trabalho no campo escolar pode fortalecer as inseguranças coletivas, principalmente o desinteresse à política e aos direitos trabalhistas. Se a escola vai além da prática do currículo formal proposto, a sociologia no ensino médio no contexto profissionalizante, pode atuar no desenvolvimento de percepções reflexivas dos estudantes acerca da valorização dos serviços essenciais e dos direitos do trabalho, ampliando as expectativas de futuro dos jovens.

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