Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

PENSAMENTO SOCIOLÓGICO EM ESCOLAS CÍVICO-MILITARES: UM ESTUDO NAS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 12: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS MILITARES: DE NORTE A SUL DO BRASIL
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122023
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 38
    "inscrito_id" => 395
    "titulo" => "PENSAMENTO SOCIOLÓGICO EM ESCOLAS CÍVICO-MILITARES: UM ESTUDO NAS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO"
    "resumo" => "O pensamento sociológico está presente na educação pública brasileira há mais de um século, assumindo diferentes perfis, como civilizatório, higienista, crítico ou diluído em outras disciplinas. Sua presença no currículo está ligada a contextos políticos, sociais e culturais. A militarização da educação se intensificou em 2019 com o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, instituído no governo Bolsonaro e encerrado nacionalmente em 2022, embora ainda vigente em estados alinhados à direita. O objetivo geral deste artigo é investigar como o pensamento sociológico aparece em teses e dissertações stricto sensu que tratam de escolas cívico-militares a partir de 2019. Os objetivos específicos incluem: analisar trabalhos sobre militarização escolar entre 2019 e 2025, identificar quais também abordam o pensamento sociológico e examinar como ele é discutido. A pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório, com análise documental e bibliográfica, utilizando o Portal CAPES com filtros temáticos e temporais. Foram encontrados 66 trabalhos sobre militarização escolar, agrupados em 36 temas distintos, mas apenas três relacionam-se ao pensamento sociológico. Com base em Forquin (1993) e Apple (2001), conclui-se que a militarização busca intervir no currículo em favor de interesses dominantes. A análise revela conflitos entre pensamento sociológico e projeto militar, indicando a necessidade de mais estudos sobre o tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 12: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS MILITARES: DE NORTE A SUL DO BRASIL"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID395_TB38_29052025000812.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WAGNER JOSÉ RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "WAGNER"
    "autor_email" => "wagnerjose2004@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122023
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 38
    "inscrito_id" => 395
    "titulo" => "PENSAMENTO SOCIOLÓGICO EM ESCOLAS CÍVICO-MILITARES: UM ESTUDO NAS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO"
    "resumo" => "O pensamento sociológico está presente na educação pública brasileira há mais de um século, assumindo diferentes perfis, como civilizatório, higienista, crítico ou diluído em outras disciplinas. Sua presença no currículo está ligada a contextos políticos, sociais e culturais. A militarização da educação se intensificou em 2019 com o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, instituído no governo Bolsonaro e encerrado nacionalmente em 2022, embora ainda vigente em estados alinhados à direita. O objetivo geral deste artigo é investigar como o pensamento sociológico aparece em teses e dissertações stricto sensu que tratam de escolas cívico-militares a partir de 2019. Os objetivos específicos incluem: analisar trabalhos sobre militarização escolar entre 2019 e 2025, identificar quais também abordam o pensamento sociológico e examinar como ele é discutido. A pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório, com análise documental e bibliográfica, utilizando o Portal CAPES com filtros temáticos e temporais. Foram encontrados 66 trabalhos sobre militarização escolar, agrupados em 36 temas distintos, mas apenas três relacionam-se ao pensamento sociológico. Com base em Forquin (1993) e Apple (2001), conclui-se que a militarização busca intervir no currículo em favor de interesses dominantes. A análise revela conflitos entre pensamento sociológico e projeto militar, indicando a necessidade de mais estudos sobre o tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 12: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS MILITARES: DE NORTE A SUL DO BRASIL"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID395_TB38_29052025000812.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WAGNER JOSÉ RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "WAGNER"
    "autor_email" => "wagnerjose2004@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O pensamento sociológico está presente na educação pública brasileira há mais de um século, assumindo diferentes perfis, como civilizatório, higienista, crítico ou diluído em outras disciplinas. Sua presença no currículo está ligada a contextos políticos, sociais e culturais. A militarização da educação se intensificou em 2019 com o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, instituído no governo Bolsonaro e encerrado nacionalmente em 2022, embora ainda vigente em estados alinhados à direita. O objetivo geral deste artigo é investigar como o pensamento sociológico aparece em teses e dissertações stricto sensu que tratam de escolas cívico-militares a partir de 2019. Os objetivos específicos incluem: analisar trabalhos sobre militarização escolar entre 2019 e 2025, identificar quais também abordam o pensamento sociológico e examinar como ele é discutido. A pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório, com análise documental e bibliográfica, utilizando o Portal CAPES com filtros temáticos e temporais. Foram encontrados 66 trabalhos sobre militarização escolar, agrupados em 36 temas distintos, mas apenas três relacionam-se ao pensamento sociológico. Com base em Forquin (1993) e Apple (2001), conclui-se que a militarização busca intervir no currículo em favor de interesses dominantes. A análise revela conflitos entre pensamento sociológico e projeto militar, indicando a necessidade de mais estudos sobre o tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.