Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

ELAS SABEM O QUE FAZEM: REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 20: ENSINO DE SOCIOLOGIA EM REGIÕES INTERIORIZADAS: RECONTEXTUALIZAÇÕES CURRICULARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122103
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 147
    "inscrito_id" => 65
    "titulo" => "ELAS SABEM O QUE FAZEM: REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES"
    "resumo" => "Esta comunicação apresenta uma compreensão sociológica acerca de práticas docentes de professoras de Sociologia no âmbito do Ensino Médio no contexto da Escola pública, no estado do Ceará, especificamente no município de Sobral/CE. Na pesquisa destaca-se as experiências de professoras da Rede de Ensino da Região Norte do Ceará. Busca-se elucidar acerca de experiências, práticas e de modos operandi de profissionais da área de sociologia, no processo de construção das práticas dialógicas entre discentes e docentes, nas aulas de sociologia. Destacando o fazer docente e seus viés sociológico/pedagógicos na produção do conhecimento através de método/didático de ensino/aprendizagem na disciplina de Sociologia. Trata-se de uma pesquisa em curso, que investiga processos de formações e de práticas docentes de mulheres nordestinas, no campo do ensino de sociologia no Brasil, com objetivo de analisar e visibilizar trajetórias de atuação de professoras em interface as dificuldades e dilemas da docência em ensino de sociologia, na jornada cotidiana de trabalho em sala de aula e nos demais espaços. A compreensão da tarefa de ensinar sociologia no ensino médio, na perspectiva da experiência da educação omnilateral, se configura com as manifestações de práticas docentes voltadas para sujeitos em construção. Nesse sentido, o nosso compromisso docente está direcionado para construção da formação ética e política desses agentes"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 20: ENSINO DE SOCIOLOGIA EM REGIÕES INTERIORIZADAS: RECONTEXTUALIZAÇÕES CURRICULARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID65_TB147_29042025113345.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVALDINETE DE ARAÚJO DELMIRO GÉMES"
    "autor_nome_curto" => "Valzinha Gémes"
    "autor_email" => "ivaldinetedelmiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122103
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 147
    "inscrito_id" => 65
    "titulo" => "ELAS SABEM O QUE FAZEM: REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES"
    "resumo" => "Esta comunicação apresenta uma compreensão sociológica acerca de práticas docentes de professoras de Sociologia no âmbito do Ensino Médio no contexto da Escola pública, no estado do Ceará, especificamente no município de Sobral/CE. Na pesquisa destaca-se as experiências de professoras da Rede de Ensino da Região Norte do Ceará. Busca-se elucidar acerca de experiências, práticas e de modos operandi de profissionais da área de sociologia, no processo de construção das práticas dialógicas entre discentes e docentes, nas aulas de sociologia. Destacando o fazer docente e seus viés sociológico/pedagógicos na produção do conhecimento através de método/didático de ensino/aprendizagem na disciplina de Sociologia. Trata-se de uma pesquisa em curso, que investiga processos de formações e de práticas docentes de mulheres nordestinas, no campo do ensino de sociologia no Brasil, com objetivo de analisar e visibilizar trajetórias de atuação de professoras em interface as dificuldades e dilemas da docência em ensino de sociologia, na jornada cotidiana de trabalho em sala de aula e nos demais espaços. A compreensão da tarefa de ensinar sociologia no ensino médio, na perspectiva da experiência da educação omnilateral, se configura com as manifestações de práticas docentes voltadas para sujeitos em construção. Nesse sentido, o nosso compromisso docente está direcionado para construção da formação ética e política desses agentes"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 20: ENSINO DE SOCIOLOGIA EM REGIÕES INTERIORIZADAS: RECONTEXTUALIZAÇÕES CURRICULARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID65_TB147_29042025113345.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVALDINETE DE ARAÚJO DELMIRO GÉMES"
    "autor_nome_curto" => "Valzinha Gémes"
    "autor_email" => "ivaldinetedelmiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Esta comunicação apresenta uma compreensão sociológica acerca de práticas docentes de professoras de Sociologia no âmbito do Ensino Médio no contexto da Escola pública, no estado do Ceará, especificamente no município de Sobral/CE. Na pesquisa destaca-se as experiências de professoras da Rede de Ensino da Região Norte do Ceará. Busca-se elucidar acerca de experiências, práticas e de modos operandi de profissionais da área de sociologia, no processo de construção das práticas dialógicas entre discentes e docentes, nas aulas de sociologia. Destacando o fazer docente e seus viés sociológico/pedagógicos na produção do conhecimento através de método/didático de ensino/aprendizagem na disciplina de Sociologia. Trata-se de uma pesquisa em curso, que investiga processos de formações e de práticas docentes de mulheres nordestinas, no campo do ensino de sociologia no Brasil, com objetivo de analisar e visibilizar trajetórias de atuação de professoras em interface as dificuldades e dilemas da docência em ensino de sociologia, na jornada cotidiana de trabalho em sala de aula e nos demais espaços. A compreensão da tarefa de ensinar sociologia no ensino médio, na perspectiva da experiência da educação omnilateral, se configura com as manifestações de práticas docentes voltadas para sujeitos em construção. Nesse sentido, o nosso compromisso docente está direcionado para construção da formação ética e política desses agentes

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.