O SIGNIFICADO DE EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA NA VISÃO DE PROFESSORES E GESTORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122144 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 198 "inscrito_id" => 317 "titulo" => "O SIGNIFICADO DE EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA NA VISÃO DE PROFESSORES E GESTORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ" "resumo" => "Em face ao atual contexto sociopolítico brasileiro, marcado pelo crescimento de práticas neoliberais e neoconservadoras de enfraquecimento dos valores democráticos, o presente trabalho realizou uma breve análise sobre o significado de educação democrática na visão dos educadores (professores e gestores) de uma escola estadual de educação profissional localizada em Fortaleza, devido ao seu histórico de execução de projetos que trabalham a educação democrática através de temáticas que estimulam a construção de uma cultura escolar fundamentada nos princípios universais dos direitos humanos. O embasamento teórico está concentrado em uma perspectiva de educação democrática que se opõe ao neoliberalismo, desencadeada por autores como Michael Apple e Christian Laval. A coleta de dados foi realizada por meio de visitas realizadas à escola durante a jornada pedagógica de planejamento das ações para o ano letivo de 2025; e por meio da aplicação 15 questionários com os membros do núcleo gestor e os professores da base comum e da base técnica. Para fins “conclusivos”, os resultados da pesquisa apontam que há uma tentativa coletiva dos sujeitos de abrir espaços internos para o florescimento de práticas e políticas criticamente democráticas na escola, mesmo com a presença de forças administrativas que priorizem uma educação voltada para o mercado e as necessidades econômicas." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 04: A EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO SOB O NEOLIBERALISMO: CENÁRIOS, IMPACTOS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID317_TB198_16062025183227.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ROSÂNIA FERREIRA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ROSÂNIA" "autor_email" => "zanalmeida86@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122144 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 198 "inscrito_id" => 317 "titulo" => "O SIGNIFICADO DE EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA NA VISÃO DE PROFESSORES E GESTORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ" "resumo" => "Em face ao atual contexto sociopolítico brasileiro, marcado pelo crescimento de práticas neoliberais e neoconservadoras de enfraquecimento dos valores democráticos, o presente trabalho realizou uma breve análise sobre o significado de educação democrática na visão dos educadores (professores e gestores) de uma escola estadual de educação profissional localizada em Fortaleza, devido ao seu histórico de execução de projetos que trabalham a educação democrática através de temáticas que estimulam a construção de uma cultura escolar fundamentada nos princípios universais dos direitos humanos. O embasamento teórico está concentrado em uma perspectiva de educação democrática que se opõe ao neoliberalismo, desencadeada por autores como Michael Apple e Christian Laval. A coleta de dados foi realizada por meio de visitas realizadas à escola durante a jornada pedagógica de planejamento das ações para o ano letivo de 2025; e por meio da aplicação 15 questionários com os membros do núcleo gestor e os professores da base comum e da base técnica. Para fins “conclusivos”, os resultados da pesquisa apontam que há uma tentativa coletiva dos sujeitos de abrir espaços internos para o florescimento de práticas e políticas criticamente democráticas na escola, mesmo com a presença de forças administrativas que priorizem uma educação voltada para o mercado e as necessidades econômicas." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 04: A EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO SOB O NEOLIBERALISMO: CENÁRIOS, IMPACTOS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID317_TB198_16062025183227.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ROSÂNIA FERREIRA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ROSÂNIA" "autor_email" => "zanalmeida86@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }