JUVENTUDE E DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM SOCIOLOGIA NA SALA DE AULA
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121997 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 2 "inscrito_id" => 236 "titulo" => "JUVENTUDE E DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM SOCIOLOGIA NA SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido a partir da experiência de estágio supervisionado na docência de licenciatura em ciências sociais em um colégio particular (colégio A) e colégio público (colégio B) de ensino básico, na qual foram acompanhadas as disciplinas de sociologia e estudos socioemocionais. Dito isso, a metodologia possui abordagem qualitativa, a partir da observação participante, em paralelo a revisão de literatura voltada à temática da educação emancipadora e juventudes. Outrossim, é apontada a relação docente/discente e a leitura da realidade feita a partir da minha experiência enquanto professor e jovem, um pouco mais velho que os (as) estudantes, em média 3 anos, e como isso se manifestou através dos diálogos e comportamentos no ambiente escolar, analisar os desafios e possibilidades em sala de aula. Por fim, é partindo do conceito de “confluências” onde mundo diferentes se chocam e confluem como rios alimentando uma experiência enriquecedora (BISPO, 2023) que é possível enxergar a dinâmica em sala de aula como um espaço para confluências, onde diferentes pessoas, de diversos contextos sociais, atravessadas por marcadores sociais de gênero, raça, classe, sexualidade e identidade de gênero podem contribuir para o aprendizado. Se faz necessário, pensar os discentes enquanto sujeitos ativos e cidadãos que possam questionar o sistema e serem autônomos, pois a domesticação dos corpos e alienação das mentes deve ser superada, assim como a educação bancária." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 22: O ESTÁGIO DOCENTE COMO ESPAÇO FORMATIVO: PARA ALÉM DA FORMALIDADE, A ESCOLA COMO UNIVERSO COMPLEXO E INTERSECCIONAL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID236_TB2_17052025111627.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL DA CUNHA MELO" "autor_nome_curto" => "Gabriel Melo" "autor_email" => "gabrielcmelo1312@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121997 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 2 "inscrito_id" => 236 "titulo" => "JUVENTUDE E DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM SOCIOLOGIA NA SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido a partir da experiência de estágio supervisionado na docência de licenciatura em ciências sociais em um colégio particular (colégio A) e colégio público (colégio B) de ensino básico, na qual foram acompanhadas as disciplinas de sociologia e estudos socioemocionais. Dito isso, a metodologia possui abordagem qualitativa, a partir da observação participante, em paralelo a revisão de literatura voltada à temática da educação emancipadora e juventudes. Outrossim, é apontada a relação docente/discente e a leitura da realidade feita a partir da minha experiência enquanto professor e jovem, um pouco mais velho que os (as) estudantes, em média 3 anos, e como isso se manifestou através dos diálogos e comportamentos no ambiente escolar, analisar os desafios e possibilidades em sala de aula. Por fim, é partindo do conceito de “confluências” onde mundo diferentes se chocam e confluem como rios alimentando uma experiência enriquecedora (BISPO, 2023) que é possível enxergar a dinâmica em sala de aula como um espaço para confluências, onde diferentes pessoas, de diversos contextos sociais, atravessadas por marcadores sociais de gênero, raça, classe, sexualidade e identidade de gênero podem contribuir para o aprendizado. Se faz necessário, pensar os discentes enquanto sujeitos ativos e cidadãos que possam questionar o sistema e serem autônomos, pois a domesticação dos corpos e alienação das mentes deve ser superada, assim como a educação bancária." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 22: O ESTÁGIO DOCENTE COMO ESPAÇO FORMATIVO: PARA ALÉM DA FORMALIDADE, A ESCOLA COMO UNIVERSO COMPLEXO E INTERSECCIONAL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID236_TB2_17052025111627.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL DA CUNHA MELO" "autor_nome_curto" => "Gabriel Melo" "autor_email" => "gabrielcmelo1312@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }