INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: POTENCIALIDADES, LIMITES E MEDIAÇÃO
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122024 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 40 "inscrito_id" => 292 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: POTENCIALIDADES, LIMITES E MEDIAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho discute as potencialidades e limites do uso da inteligência artificial (IA) no ensino de Sociologia, a partir de uma abordagem teórico-reflexiva e qualitativa. Em um cenário educacional marcado pelo avanço das tecnologias digitais, o uso de ferramentas como o ChatGPT tem se ampliado nas práticas pedagógicas, exigindo atenção crítica aos seus impactos. O estudo parte da experiência do autor no Ensino Médio, em que atividades didáticas foram aprimoradas com o apoio da IA. A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica e análise documental, articulando quatro eixos principais: a inserção das tecnologias no ensino de Sociologia; os riscos associados aos vieses algorítmicos e à despolitização do conhecimento; os desafios da disciplina no currículo escolar; e a importância da mediação docente. O trabalho contou com o uso do ChatGPT como interlocutor crítico e revisor textual, permitindo vivenciar os limites e as potências da IA na produção acadêmica. Conclui-se que a inteligência artificial pode ser um recurso relevante no ensino de Sociologia, desde que seu uso seja orientado por uma mediação ética, pedagógica e politicamente comprometida com a formação crítica dos estudantes. Além de recurso, a IA deve também ser tratada como objeto de análise em sala de aula, contribuindo para a desnaturalização de comportamentos, discursos e estruturas sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 19: METODOLOGIAS DE ENSINO EM SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS E O UNIVERSO DIGITAL: USO DE TICS E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID292_TB40_28032025211133.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDER SOARES MAGALHAES" "autor_nome_curto" => "ALEXANDER" "autor_email" => "alexander.magalhaes@cefet-rj.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122024 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 40 "inscrito_id" => 292 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: POTENCIALIDADES, LIMITES E MEDIAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho discute as potencialidades e limites do uso da inteligência artificial (IA) no ensino de Sociologia, a partir de uma abordagem teórico-reflexiva e qualitativa. Em um cenário educacional marcado pelo avanço das tecnologias digitais, o uso de ferramentas como o ChatGPT tem se ampliado nas práticas pedagógicas, exigindo atenção crítica aos seus impactos. O estudo parte da experiência do autor no Ensino Médio, em que atividades didáticas foram aprimoradas com o apoio da IA. A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica e análise documental, articulando quatro eixos principais: a inserção das tecnologias no ensino de Sociologia; os riscos associados aos vieses algorítmicos e à despolitização do conhecimento; os desafios da disciplina no currículo escolar; e a importância da mediação docente. O trabalho contou com o uso do ChatGPT como interlocutor crítico e revisor textual, permitindo vivenciar os limites e as potências da IA na produção acadêmica. Conclui-se que a inteligência artificial pode ser um recurso relevante no ensino de Sociologia, desde que seu uso seja orientado por uma mediação ética, pedagógica e politicamente comprometida com a formação crítica dos estudantes. Além de recurso, a IA deve também ser tratada como objeto de análise em sala de aula, contribuindo para a desnaturalização de comportamentos, discursos e estruturas sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 19: METODOLOGIAS DE ENSINO EM SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS E O UNIVERSO DIGITAL: USO DE TICS E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID292_TB40_28032025211133.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDER SOARES MAGALHAES" "autor_nome_curto" => "ALEXANDER" "autor_email" => "alexander.magalhaes@cefet-rj.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }