Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

RACISMO SOB O ENFOQUE DA BRANQUITUDE: PENSANDO O CONTEXTO ESCOLAR

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O processo de colonização brasileira pelos europeus e, posteriormente o conceito de raça forjado pela pseudociência do século XIX, construíram uma ideia fictícia de superioridade branca e apesar dos progressos na área das ciências biológicas terem concluído que as diferenças genéticas são insuficientes para a classificação de raças, a concepção de raça continua existindo do ponto de vista social e a partir dela se reproduz o racismo. Os efeitos dessa superioridade fictícia são expressos no conceito de “branquitude” discutido por Cida Bento (2022), enquanto lugar de vantagem social do branco que se mantém nas instituições públicas e privadas da sociedade civil através de um pacto de autopreservação. Dessa forma, este trabalho buscou, a partir de uma pesquisa teórica, apresentar reflexões sobre como se operam o racismo e os critérios da branquitude em instituições e assim pensar os contextos escolares. Como metodologia, recorremos a pesquisa bibliográfica, fundamentada, principalmente, em produções de Cida Bento (2022), Lia Schucman (2012; 2024) e Kabengele Munanga (2000; 2005). Os resultados sugerem a existência de uma articulação, nem sempre explícita, entre o mito da democracia racial, a ideologia do branqueamento e a branquitude que seguem se renovando nas instituições escolares brasileiras.

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