RACISMO SOB O ENFOQUE DA BRANQUITUDE: PENSANDO O CONTEXTO ESCOLAR
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122034 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 462 "titulo" => "RACISMO SOB O ENFOQUE DA BRANQUITUDE: PENSANDO O CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O processo de colonização brasileira pelos europeus e, posteriormente o conceito de raça forjado pela pseudociência do século XIX, construíram uma ideia fictícia de superioridade branca e apesar dos progressos na área das ciências biológicas terem concluído que as diferenças genéticas são insuficientes para a classificação de raças, a concepção de raça continua existindo do ponto de vista social e a partir dela se reproduz o racismo. Os efeitos dessa superioridade fictícia são expressos no conceito de “branquitude” discutido por Cida Bento (2022), enquanto lugar de vantagem social do branco que se mantém nas instituições públicas e privadas da sociedade civil através de um pacto de autopreservação. Dessa forma, este trabalho buscou, a partir de uma pesquisa teórica, apresentar reflexões sobre como se operam o racismo e os critérios da branquitude em instituições e assim pensar os contextos escolares. Como metodologia, recorremos a pesquisa bibliográfica, fundamentada, principalmente, em produções de Cida Bento (2022), Lia Schucman (2012; 2024) e Kabengele Munanga (2000; 2005). Os resultados sugerem a existência de uma articulação, nem sempre explícita, entre o mito da democracia racial, a ideologia do branqueamento e a branquitude que seguem se renovando nas instituições escolares brasileiras." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 01: IMAGINANDO SOCIOLOGIAS ANTIRRACISTAS: BRANQUITUDE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO BÁSICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID462_TB53_15062025144356.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIARA GURGEL TAVARES" "autor_nome_curto" => "JOSIARA" "autor_email" => "josi_iara@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122034 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 462 "titulo" => "RACISMO SOB O ENFOQUE DA BRANQUITUDE: PENSANDO O CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O processo de colonização brasileira pelos europeus e, posteriormente o conceito de raça forjado pela pseudociência do século XIX, construíram uma ideia fictícia de superioridade branca e apesar dos progressos na área das ciências biológicas terem concluído que as diferenças genéticas são insuficientes para a classificação de raças, a concepção de raça continua existindo do ponto de vista social e a partir dela se reproduz o racismo. Os efeitos dessa superioridade fictícia são expressos no conceito de “branquitude” discutido por Cida Bento (2022), enquanto lugar de vantagem social do branco que se mantém nas instituições públicas e privadas da sociedade civil através de um pacto de autopreservação. Dessa forma, este trabalho buscou, a partir de uma pesquisa teórica, apresentar reflexões sobre como se operam o racismo e os critérios da branquitude em instituições e assim pensar os contextos escolares. Como metodologia, recorremos a pesquisa bibliográfica, fundamentada, principalmente, em produções de Cida Bento (2022), Lia Schucman (2012; 2024) e Kabengele Munanga (2000; 2005). Os resultados sugerem a existência de uma articulação, nem sempre explícita, entre o mito da democracia racial, a ideologia do branqueamento e a branquitude que seguem se renovando nas instituições escolares brasileiras." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 01: IMAGINANDO SOCIOLOGIAS ANTIRRACISTAS: BRANQUITUDE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO BÁSICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID462_TB53_15062025144356.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIARA GURGEL TAVARES" "autor_nome_curto" => "JOSIARA" "autor_email" => "josi_iara@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }