Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

RACIONALIDADE NEOLIBERAL E CIÊNCIAS HUMANAS NO NOVO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA ESTADUAL DE PORTO ALEGRE (RS)

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar as percepções de docentes de Ciências Humanas de uma escola estadual de Porto Alegre (RS) sobre o Novo Ensino Médio e suas relações com uma perspectiva crítica e cidadã. A pesquisa foi construída a partir do Programa de Residência Pedagógica, que me inseriu nessa escola. Em 2022, foi iniciada a implementação do Novo Ensino Médio (NEM), reforma que postulou uma série de alterações na LDBEN, como a retirada da obrigatoriedade das disciplinas de Ciências Humanas do currículo, que são fundamentais para a formação de uma sociedade democrática. Para compreender o NEM, parto de uma perspectiva crítica da racionalidade neoliberal, que passou a organizar a vida social e impregnar o campo escolar com a cultura empresarial, substituindo a formação cidadã pela formação de sujeitos que se comportam como empresas. A pesquisa tem caráter qualitativo, dando-se através da observação participante e de entrevistas com os docentes de Ciências Humanas da escola, além de um levantamento bibliográfico sobre as reformas do Ensino Médio. Percebe-se que o NEM se liga à lógica normativa da racionalidade neoliberal, sendo um dispositivo de eficácia que age sobre docentes e discentes, levando à fabricação de neo sujeitos, além de nos conduzir a uma era pós-democrática. Leva também a um processo de pedagogização dos professores, a uma pedagogia contra o outro entre os estudantes e à perpetuação do dualismo educacional sob a égide da divisão social do trabalho.

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