Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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NOVO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS DISCENTES SOBRE A LEI 13.415/2017, EM JUIZ DE FORA-MG

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta resultados da pesquisa “Reforma do Ensino Médio: o ensino de Sociologia e os Itinerários Formativos em Ciências Humanas em Juiz de Fora- MG”, ocorrida na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, no âmbito do Grupo de Pesquisa, Extensão e Ensino de Sociologia (Grupees). Segundo enunciações que enalteciam a Reforma do Novo Ensino Médio (NEM), estabelecido na Lei N° 13.415/2017, seriam os estudantes contemplados com um modelo mais preocupado com os jovens. Assim, o estudo objetiva analisar o primeiro e único ciclo da sua implementação, voltando-se aos impactos no ensino de Sociologia e ao desenvolvimento dos Itinerários Formativos em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a partir das respostas de concluintes do ensino médio de 1 escola da rede federal, 2 da estadual e 1 da rede privada. A pesquisa realizou a aplicação de um questionário, que utilizou a metodologia Survey e contou com 142 respondentes. O trabalho concluiu, dentre outras coisas, que os estudantes não se sentem mais esperançosos e preparados para adentrar no ensino superior e no mercado de trabalho. Além disso, a maioria dos numerosos discentes gostariam de mais aulas das disciplinas da Formação Geral Básica, ao passo que em relação aos Itinerários Formativos o resultado foi o oposto. A reforma de 2017 frisou a preocupação com os estudantes, mas os dados apontam para a ausência de efetivo engajamento com os jovens, o que corroborou para desesperanças deste grupo.

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