Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

CICLO FORMATIVO EM LETRAMENTO RACIAL: AÇÕES DE EXTENSÃO PARA UMA FORMAÇÃO ANTIRRACISTA

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O Ciclo Formativo em Letramento Racial é uma ação de extensão vinculada ao Programa de Extensão “Letramento Racial nas Escolas” desenvolvida pelo Núcleo de Estudos em Relações Internacionais (NERI) da Universidade Federal do Ceará. A atividade visa promover a formação de professores e demais profissionais da educação para o enfrentamento do racismo nas escolas públicas estaduais de Fortaleza, com foco na construção de práticas pedagógicas antirracistas. O foco deste estudo é a análise da formação de professores/as e suas práticas pedagógicas no contexto do letramento racial nas escolas estaduais de Fortaleza, com base na experiência do Ciclo Formativo. Especificamente, busca-se: i) Identificar as potencialidades do Ciclo Formativo na promoção da educação para as relações étnico-raciais; ii) Refletir sobre o papel da formação docente no fortalecimento de práticas pedagógicas antirracistas. Com base em encontros formativos presenciais e online, o ciclo buscou articular teoria e prática, abordando o conceito de letramento racial como um exercício contínuo de leitura crítica da realidade racializada. A partir de metodologia qualitativa, os dados parciais indicam forte interesse dos participantes em aprofundar conhecimentos teóricos e aplicá-los em contextos educacionais e sociais. As motivações variam entre aprimoramento profissional, ativismo político e questões pessoais de identidade racial. Apesar do número expressivo de inscritos, houve queda significativa na participação ao longo dos encontros. Os relatos evidenciam vivências de racismo desde a infância, reforçando a urgência de formações que enfrentem o racismo institucional e cotidiano. O estudo destaca a relevância da formação docente contínua e do compromisso coletivo para efetivar uma educação antirracista.

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