BORDANDO SABERES ANTIRRACISTAS
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122002 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 142 "titulo" => "BORDANDO SABERES ANTIRRACISTAS" "resumo" => "Esta ação de ensino teve por objetivo fomentar a reflexão e o debate sobre a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no IFSC Câmpus São Carlos, com foco na educação antirracista. Além disso, esta atividade buscou dar andamento e ampliar as iniciativas que já ocorrem no Câmpus, para além das datas comemorativas como o Dia da Consciência Negra, de modo que estes temas sejam abordados de forma contínua ao longo do ano. Foi possível impactar a educação das relações étnico-raciais por meio do estudo sistemático de conceitos de forma interdisciplinar. Os objetivos específicos foram: 1) Despertar o interesse dos(as) jovens estudantes para o tema da educação das relações étnico-raciais; 2) Estimular a prática da leitura crítica como uma ferramenta de compreensão da realidade social; 3) Refletir sobre a importância de ser antirracista; 4) Pensar sobre o racismo e situações relacionadas à ele de forma interseccional. Por meio da metodologia Histórico crítica estabeleceremos debates em forma de roda de conversa a partir de leitura prévias de textos, exibição de filmes, audições de música, etc. Também serão realizadas oficinas de decoupagé e bordados a partir de uma técnica aplicada sobre figuras e fotografias de personalidades negras para exposição no campus e fora dele. Este projeto vai ao encontro das ações do Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena (NEABI) recém instaurado no campus de São Carlos - SC e são pertinentes pertinente por atender tanto as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 01: IMAGINANDO SOCIOLOGIAS ANTIRRACISTAS: BRANQUITUDE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO BÁSICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID142_TB9_04062025160546.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLUSE CASTRO MACIEL" "autor_nome_curto" => "MARLUSE" "autor_email" => "marluse.maciel@ifsc.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122002 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 142 "titulo" => "BORDANDO SABERES ANTIRRACISTAS" "resumo" => "Esta ação de ensino teve por objetivo fomentar a reflexão e o debate sobre a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no IFSC Câmpus São Carlos, com foco na educação antirracista. Além disso, esta atividade buscou dar andamento e ampliar as iniciativas que já ocorrem no Câmpus, para além das datas comemorativas como o Dia da Consciência Negra, de modo que estes temas sejam abordados de forma contínua ao longo do ano. Foi possível impactar a educação das relações étnico-raciais por meio do estudo sistemático de conceitos de forma interdisciplinar. Os objetivos específicos foram: 1) Despertar o interesse dos(as) jovens estudantes para o tema da educação das relações étnico-raciais; 2) Estimular a prática da leitura crítica como uma ferramenta de compreensão da realidade social; 3) Refletir sobre a importância de ser antirracista; 4) Pensar sobre o racismo e situações relacionadas à ele de forma interseccional. Por meio da metodologia Histórico crítica estabeleceremos debates em forma de roda de conversa a partir de leitura prévias de textos, exibição de filmes, audições de música, etc. Também serão realizadas oficinas de decoupagé e bordados a partir de uma técnica aplicada sobre figuras e fotografias de personalidades negras para exposição no campus e fora dele. Este projeto vai ao encontro das ações do Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena (NEABI) recém instaurado no campus de São Carlos - SC e são pertinentes pertinente por atender tanto as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 01: IMAGINANDO SOCIOLOGIAS ANTIRRACISTAS: BRANQUITUDE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO BÁSICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID142_TB9_04062025160546.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLUSE CASTRO MACIEL" "autor_nome_curto" => "MARLUSE" "autor_email" => "marluse.maciel@ifsc.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }