Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

PRODUÇÕES COLABORATIVAS E EDUCAÇÃO DA ATENÇÃO: DE PIBIDIANA À PROFESSORA SUPERVISORA DO PIBID SOCIOLOGIA/FILOSOFIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 08: POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122057
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 94
    "inscrito_id" => 575
    "titulo" => "PRODUÇÕES COLABORATIVAS E EDUCAÇÃO DA ATENÇÃO: DE PIBIDIANA À PROFESSORA SUPERVISORA DO PIBID SOCIOLOGIA/FILOSOFIA"
    "resumo" => "O presente trabalho pretende trazer a percepção de uma nova experiência no PIBID: de pibidiana no ano de 2010 para a experiência de 2022 a 2024 de professora supervisora do programa PIBID Sociologia/Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A partir dessa experiência tem-se o intuito de abordar a prática da educação da atenção por meio da abordagem de Tim Ingold. A discussão permite destacar a inserção do PIBID Sociologia/Filosofia na realidade escolar de uma escola estadual de Minas Gerais (MG) com o intuito de demonstrar como as relações e estudos desenvolvidos sob a ótica do olhar cuidadoso e atento têm sido importante subsídio na consolidação da presença dos pibidianos na escola e das ações e projetos propostos pela equipe. Além disso, pretende-se apresentar os resultados da presença do PIBID na escola, condensados em um portfólio digital que reúne atividades elaboradas e executadas e um curta-metragem produzido colaborativamente, reforçando a importância do PIBID como uma experiência enriquecedora e transformadora para os estudantes de licenciatura e para o campo da educação como um todo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 08: POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID575_TB94_25062025210450.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA GONÇALVES JUNQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "gabbi_gj@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122057
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 94
    "inscrito_id" => 575
    "titulo" => "PRODUÇÕES COLABORATIVAS E EDUCAÇÃO DA ATENÇÃO: DE PIBIDIANA À PROFESSORA SUPERVISORA DO PIBID SOCIOLOGIA/FILOSOFIA"
    "resumo" => "O presente trabalho pretende trazer a percepção de uma nova experiência no PIBID: de pibidiana no ano de 2010 para a experiência de 2022 a 2024 de professora supervisora do programa PIBID Sociologia/Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A partir dessa experiência tem-se o intuito de abordar a prática da educação da atenção por meio da abordagem de Tim Ingold. A discussão permite destacar a inserção do PIBID Sociologia/Filosofia na realidade escolar de uma escola estadual de Minas Gerais (MG) com o intuito de demonstrar como as relações e estudos desenvolvidos sob a ótica do olhar cuidadoso e atento têm sido importante subsídio na consolidação da presença dos pibidianos na escola e das ações e projetos propostos pela equipe. Além disso, pretende-se apresentar os resultados da presença do PIBID na escola, condensados em um portfólio digital que reúne atividades elaboradas e executadas e um curta-metragem produzido colaborativamente, reforçando a importância do PIBID como uma experiência enriquecedora e transformadora para os estudantes de licenciatura e para o campo da educação como um todo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 08: POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID575_TB94_25062025210450.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA GONÇALVES JUNQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "gabbi_gj@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O presente trabalho pretende trazer a percepção de uma nova experiência no PIBID: de pibidiana no ano de 2010 para a experiência de 2022 a 2024 de professora supervisora do programa PIBID Sociologia/Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A partir dessa experiência tem-se o intuito de abordar a prática da educação da atenção por meio da abordagem de Tim Ingold. A discussão permite destacar a inserção do PIBID Sociologia/Filosofia na realidade escolar de uma escola estadual de Minas Gerais (MG) com o intuito de demonstrar como as relações e estudos desenvolvidos sob a ótica do olhar cuidadoso e atento têm sido importante subsídio na consolidação da presença dos pibidianos na escola e das ações e projetos propostos pela equipe. Além disso, pretende-se apresentar os resultados da presença do PIBID na escola, condensados em um portfólio digital que reúne atividades elaboradas e executadas e um curta-metragem produzido colaborativamente, reforçando a importância do PIBID como uma experiência enriquecedora e transformadora para os estudantes de licenciatura e para o campo da educação como um todo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.