Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

SOCIOLOGIA NO ENEM: ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE A AMPLIAÇÃO DE CONTEÚDOS CURRICULARES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E O DEBATE PÚBLICO NO BRASIL (2009-2015)

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa em andamento sobre a presença da Sociologia nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entre 2009 e 2015. O objetivo é compreender como o conteúdo sociológico foi incorporado nas provas e como essa presença dialoga com as transformações curriculares e com as disputas simbólicas na sociedade brasileira. A partir da análise de 315 questões dos cadernos de Ciências Humanas, identificaram-se 172 com teor sociológico e 42 com centralidade sociológica, ou seja, cuja resolução exige operações cognitivas como estranhamento e desnaturalização. O estudo baseou-se em documentos curriculares nacionais e em 19 matrizes estaduais para mapear temas e conceitos recorrentes da disciplina. Os resultados revelam que a Sociologia ganhou relevância no exame, incorporando temas como desigualdades, identidades e lutas por reconhecimento. Tal visibilidade, contudo, também provocou reações conservadoras, inserindo a disciplina no centro das chamadas guerras culturais em torno do currículo escolar.

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