CONSTRUINDO UM AMBIENTE DE APOIO - A POSVENÇÃO AO SUICÍDIO NA ESCOLA.
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121998 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 4 "inscrito_id" => 242 "titulo" => "CONSTRUINDO UM AMBIENTE DE APOIO - A POSVENÇÃO AO SUICÍDIO NA ESCOLA." "resumo" => "O texto apresentado é referente ao início de um estudo sobre o impacto do suicídio em contextos escolares e como podemos adequar as intervenções para lidar com o luto na comunidade escolar. Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em Sociologia atrelado ao programa PROFSOCIO – UFC, com financiamento da CAPS. Analisamos as manifestações de luto por suicídio sob uma perspectiva sociológica, destacando dados sobre a mortalidade por suicídio no Ceará entre 2009 e 2023. A pesquisa propõe a criação de um plano de posvenção nas escolas, para apoiar os sobreviventes enlutados e prevenir novas ocorrências. Dentre as contribuições, o texto sugere a elaboração de uma cartilha educativa para orientar ações pedagógicas e promover a saúde mental no ambiente escolar. A abordagem inclui estratégias como rodas de conversa, palestras, atendimentos individuais e atividades de conscientização. A Sociologia é destacada como uma disciplina-chave para abordar o tema da morte, contextualizando o suicídio como um fato social e promovendo reflexões críticas. Além disso, a pesquisa analisa dados epidemiológicos, revelando padrões de vulnerabilidade e propondo intervenções adaptadas às particularidades locais. O estudo destaca a importância de capacitar professores e gestores para identificar sinais de risco e adotar medidas de adoção efetivas. A pesquisa sugere que a escola tenha um olhar para a saúde mental da comunidade em casos extremos como a situação de um suicídio na adolescência que é sempre tão chocante." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 16: CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID242_TB4_01062025162429.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEDILTON MOREIRA BEZERRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "HED MOREIRA" "autor_email" => "hedilton@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121998 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 4 "inscrito_id" => 242 "titulo" => "CONSTRUINDO UM AMBIENTE DE APOIO - A POSVENÇÃO AO SUICÍDIO NA ESCOLA." "resumo" => "O texto apresentado é referente ao início de um estudo sobre o impacto do suicídio em contextos escolares e como podemos adequar as intervenções para lidar com o luto na comunidade escolar. Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em Sociologia atrelado ao programa PROFSOCIO – UFC, com financiamento da CAPS. Analisamos as manifestações de luto por suicídio sob uma perspectiva sociológica, destacando dados sobre a mortalidade por suicídio no Ceará entre 2009 e 2023. A pesquisa propõe a criação de um plano de posvenção nas escolas, para apoiar os sobreviventes enlutados e prevenir novas ocorrências. Dentre as contribuições, o texto sugere a elaboração de uma cartilha educativa para orientar ações pedagógicas e promover a saúde mental no ambiente escolar. A abordagem inclui estratégias como rodas de conversa, palestras, atendimentos individuais e atividades de conscientização. A Sociologia é destacada como uma disciplina-chave para abordar o tema da morte, contextualizando o suicídio como um fato social e promovendo reflexões críticas. Além disso, a pesquisa analisa dados epidemiológicos, revelando padrões de vulnerabilidade e propondo intervenções adaptadas às particularidades locais. O estudo destaca a importância de capacitar professores e gestores para identificar sinais de risco e adotar medidas de adoção efetivas. A pesquisa sugere que a escola tenha um olhar para a saúde mental da comunidade em casos extremos como a situação de um suicídio na adolescência que é sempre tão chocante." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 16: CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID242_TB4_01062025162429.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEDILTON MOREIRA BEZERRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "HED MOREIRA" "autor_email" => "hedilton@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }