“O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA ESCOLA?”: PERCEPÇÕES DE ALUNOS SECUNDARISTAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL.
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122079 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 121 "inscrito_id" => 468 "titulo" => "“O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA ESCOLA?”: PERCEPÇÕES DE ALUNOS SECUNDARISTAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL." "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa no âmbito do subprojeto de Ciências Sociais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O estudo objetiva compreender como os estudantes percebem sua rotina no ensino integral, identificando os aspectos que mais apreciam, uma vez que tais alunos estão encerrando a sua vivência pré-universitária. Como procedimento metodológico adotou-se a pesquisa qualitativa exploratória do tipo estudo de caso, pois objetiva "proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-la mais explícita" (GIL, 2002, p.41). Participaram da pesquisa 22 estudantes do 3º ano do ensino médio, entre 16 e 32 anos, por meio de questionário google forms. Para o trabalho em tela, foi analisada a seguinte questão: "O que você mais gosta em sua escola?" A análise, revela que metade dos estudantes destacam as aulas e os projetos como o aspecto mais apreciado na escola (50%), evidenciando o papel central das atividades pedagógicas na experiência estudantil. Em seguida, 27% dos alunos entrevistados denotam que a atenção e o acolhimento dos professores influenciam na forma como eles percebem o ambiente escolar. Logo após, foi apontado que 9% reforçam a importância da escola enquanto uma instituição de socialização que constroem relações interpessoais, outros 9% afirmam gostar dos intervalos e da alimentação. Por fim, 9% declaram gostar de "tudo" demonstrando uma visão geral positiva sobre a instituição e 5% não responderam. A pesquisa revela que as duas maiores categorias "aulas e projetos" e "professores" somam juntas 77% das respostas, evidenciando assim a importância do papel do professor enquanto mediador do conhecimento. Por fim, essa compreensão coaduna com a proposta Freireana (1996), ao conceber a escola como um espaço de aprendizagem, convivência e transformação social." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 08: POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID468_TB121_09052025141907.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONAN DO NASCIMENTO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "LEONAN" "autor_email" => "fleoprofissional@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122079 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 121 "inscrito_id" => 468 "titulo" => "“O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA ESCOLA?”: PERCEPÇÕES DE ALUNOS SECUNDARISTAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL." "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa no âmbito do subprojeto de Ciências Sociais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O estudo objetiva compreender como os estudantes percebem sua rotina no ensino integral, identificando os aspectos que mais apreciam, uma vez que tais alunos estão encerrando a sua vivência pré-universitária. Como procedimento metodológico adotou-se a pesquisa qualitativa exploratória do tipo estudo de caso, pois objetiva "proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-la mais explícita" (GIL, 2002, p.41). Participaram da pesquisa 22 estudantes do 3º ano do ensino médio, entre 16 e 32 anos, por meio de questionário google forms. Para o trabalho em tela, foi analisada a seguinte questão: "O que você mais gosta em sua escola?" A análise, revela que metade dos estudantes destacam as aulas e os projetos como o aspecto mais apreciado na escola (50%), evidenciando o papel central das atividades pedagógicas na experiência estudantil. Em seguida, 27% dos alunos entrevistados denotam que a atenção e o acolhimento dos professores influenciam na forma como eles percebem o ambiente escolar. Logo após, foi apontado que 9% reforçam a importância da escola enquanto uma instituição de socialização que constroem relações interpessoais, outros 9% afirmam gostar dos intervalos e da alimentação. Por fim, 9% declaram gostar de "tudo" demonstrando uma visão geral positiva sobre a instituição e 5% não responderam. A pesquisa revela que as duas maiores categorias "aulas e projetos" e "professores" somam juntas 77% das respostas, evidenciando assim a importância do papel do professor enquanto mediador do conhecimento. Por fim, essa compreensão coaduna com a proposta Freireana (1996), ao conceber a escola como um espaço de aprendizagem, convivência e transformação social." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 08: POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID468_TB121_09052025141907.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONAN DO NASCIMENTO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "LEONAN" "autor_email" => "fleoprofissional@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }