Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

“O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA ESCOLA?”: PERCEPÇÕES DE ALUNOS SECUNDARISTAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL.

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Trata-se de uma pesquisa no âmbito do subprojeto de Ciências Sociais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O estudo objetiva compreender como os estudantes percebem sua rotina no ensino integral, identificando os aspectos que mais apreciam, uma vez que tais alunos estão encerrando a sua vivência pré-universitária. Como procedimento metodológico adotou-se a pesquisa qualitativa exploratória do tipo estudo de caso, pois objetiva "proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-la mais explícita" (GIL, 2002, p.41). Participaram da pesquisa 22 estudantes do 3º ano do ensino médio, entre 16 e 32 anos, por meio de questionário google forms. Para o trabalho em tela, foi analisada a seguinte questão: "O que você mais gosta em sua escola?" A análise, revela que metade dos estudantes destacam as aulas e os projetos como o aspecto mais apreciado na escola (50%), evidenciando o papel central das atividades pedagógicas na experiência estudantil. Em seguida, 27% dos alunos entrevistados denotam que a atenção e o acolhimento dos professores influenciam na forma como eles percebem o ambiente escolar. Logo após, foi apontado que 9% reforçam a importância da escola enquanto uma instituição de socialização que constroem relações interpessoais, outros 9% afirmam gostar dos intervalos e da alimentação. Por fim, 9% declaram gostar de "tudo" demonstrando uma visão geral positiva sobre a instituição e 5% não responderam. A pesquisa revela que as duas maiores categorias "aulas e projetos" e "professores" somam juntas 77% das respostas, evidenciando assim a importância do papel do professor enquanto mediador do conhecimento. Por fim, essa compreensão coaduna com a proposta Freireana (1996), ao conceber a escola como um espaço de aprendizagem, convivência e transformação social.

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